Membros ativos manifestem-se! Banco de sementes abandonado

Avisos, informações, dúvidas tudo pertinente somente ao fórum
Responder
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 159 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Sobre a idéia taxa inicial, serve pra resolver os seguintes problemas:

Passamos por um momento de pandêmia, onde muitas cidades passam por lockdown, o que pode dificultando mais ainda o acesso à ziplocks e envelopes. Tendo em vista que numa situação de bandeira laranja/vermelha, só se abrem os comércios considerados vitais e nesse momento, a maioria das pessoas é instruída a não sair de casa. Além de que, até o membro iniciante comprar, enviar e eu receber já decorreria algum tempo.

Alguém que tenha sementes para enviar e em resposta receber doação, com a carta selada faria sentido. Pois tem um envio e recebimento.
No outro caso (quando é somente um recebimento) não faz sentido o membro ter que me enviar gastando tempo, envelope, selo, dinheiro e sair de casa a toa, quando poderia apenas receber no conforto do seu lar.
Também tendo em vista que sabemos que iniciantes de primeira viagem não possuem sementes para doar.
Quando for pra doar / continuar no banco daí a pessoa pode enviar as sementes com a carta selada de resposta dentro.

Se o membro puder receber a carta diretamente do banco, com saídas terças e sextas, evitaríamos saídas a toa de casa, facilitaríamos o acesso a ziplock e envelopes e as primeiras sementes do membro. Acelerando, assim, prazos e aperfeiçoando o processo, o que também é vital ao projeto. Assim, o membro poderia enviar a taxa inicial de $10 por Pix de seu celular e receber as primeiras sementes no conforto do seu lar.

O excendente, dos ziplocks e envelopes dos iniciantes, será para comprar plantas: adultas, raras e de espécies diferentes (a escolha de qual e onde comprar sendo votadas por nós). Estas, serão sorteadas entre os membros ativos e participativos mais pontuados, para que assim que derem haste floral e consequentemente sementes, sejam enviadas ao banco, sendo tornadas por nós cada vez mais comuns e acessíveis a todos do fórum.

Jamais desejaria ganhar em cima do processo isto deixo bem claro. Pois para monitoramento e organização, haverá um tópico de prestação de contas dísponível para todos acompanharem.

Como foi permitido a criação de mais bancos, peço que me permitam aplicar e aperfeiçoar o sistema (pelo menos inicialmente neste banco).
Verão que teremos muito sucesso e resultados promissores.

Além de acelerar o processo, o banco estará cada vez com espécies mais raras e diversificadas de carnívoras.

: preved :


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Sugiro opções ao membros, não apenas o deposito. e ja fique ciente q sendo por meio de deposito o seu trabalho será dobrado. pelo que disse você terá esse tempo disponivel, espero que mantenha-o pois será muito util.

aconselho que aguarde o parecer de algum dos diretores gerais, pois será importante tb caso aprovado por eles que você tenho poderes de adm para edições no respectivo topico, pois ao contrario não poderá fazer edições.

aconselho ir devagar para ver como é, sei que de inicio queremo abraçar o mundo, mais e um campo bem complexo, quanto mais damos mais eles querem, como exemplo antes não tinhamos limitação quantia de especies cheguei a fazer envios de 12 especies para uma pessoa so, alem da quantidade de solicitações q aumenta a cada dia. com o tempo no processo verá q cada regra criada foi apenas adaptada para o melhor desenvolvimento, como exemplo tb a exigencia de no minimo 10 postagens e para evitar que pessoas se registrem no forum so para pedir, sendo que o forum e tão rico de informações.

uma ideia tb e o exedente de valores caso seja cobrado seja repassado como ajuda de custo para manutenção do forum que quase ninguem sabe mais ele e custeado a anos pelo adm geral pelo q lembro com dinheiro proprio do mesmo, com exeção de poucas doações que sei.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 159 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Opa, aí sim!! smart2: como toca seu banco já a um tempo, agradeço imensamente pois de grande valia são as suas dicas!

Agradeço e digo que sempre que tiver como e desejar somar, seja você ou qualquer pessoa, estou totalmente aberto para ouvir, para assim todos aperfeiçoarmos esse processo que só vem para beneficiar todos nós.
Claro que temos que seguir intuindo para ir adaptando mas também, experiências passadas são o que fortalecem essa intuição.

Sei que é complicado implementar esses sistemas todos de uma vez, pois assim como o crescimento de nossas plantinhas, sei que muitas coisas levam tempo. É um experimento, como em um laboratório.. por isso tem que ir fazendo, testando e ajustando para aí sim dar próximos passos seguros.

Sobre os valores custeados pelo Adm desde sempre, podemos bolar um projeto coletivo para aí sim pra custear totalmente o site : joia :
Importante também poder recorrer dos ativos disponíveis para tocar esses projetos. Assim, dividindo algumas funções, evita sobrecarga e possível desmotivação de um! Não deixando ser pesado para ninguém.

Estamos aqui pra nos ajudar e fazer acontecer pois aqui, nós somos um, não é mesmo??


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Com relação à taxa inicial, no momento acho que seria um pouco precoce, primeiro podemos começar com a doação típica de sementes e ver o andamento, após essa primeira experiência se tudo correr bem pode-se avaliar outras opções, esse é o meu parecer.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Concordo com o que o aquis disse. Neste momento inicial é melhor proceder da forma clássica e ver como as coisas andam.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Odulebac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 14 Fev 2019, 09:05
Localização: Vera Cruz - RS
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por Odulebac »

Opa povo
Nem iria responder o post por ver que o assunto já esta em vias de se finalizar e também só consegui sentar agora pra entrar no fórum pelo PC.
Reitero todas as mensagens de agradecimento e apoio ao Smart e espero que ele consiga voltar ao ritmo normal quando ele tiver sucesso nessa empreitada. Também concordo com a posição da maioria de que mais de um banco de sementes é uma ótima ideia, ainda mais nesse momento de sobrecarga do Smart, mas também acho que devemos ir com calma em mudanças muito bruscas na metodologia de como funciona, pq vinha funcionando muito bem até o momento. Acho que a busca por outras plantas e gêneros é importante e até pode ser feito coletivamente entre nós, mas creio que deva ser uma organização diferente da do banco, de maneira que também me alinho com os amigos em manter a forma clássica, que foi construída ao longo desse tempo pelo Smart e conforme for vamos aprimorando em conjunto.
Mas o que me trouxe pra responder as mensagens aqui é o ponto do curso do Fórum. Esse Fórum foi determinante pra mim tocar o meu cultivo e mesmo tendo as redes sociais e os grupos de zap zap, prefiro muito mais buscar o material aqui que ele não é perdido, por isso acho importante também esse movimento de movimentar, dessa forma acho que poderíamos fazer um financiamento coletivo para a manutenção do fórum ( e talvez dai pensar em outras ações a partir do financiamento coletivo) e desafogar esse custo ao admin. Também não sei se o sistema de pontuação é a melhor coisa, visto que por exemplo já há alguns mecanismos de restrição ao acesso a sementes mais raras (com por exemplo, exemplares que aparecem a primeira vez no banco só podem ser destinados a doadores por que já sabemos que essa pessoa tem a capacidade de reproduzir sementes de maneira satisfatória) não vejo por que criarmos mais divisões de acesso ao banco nesse sentido.


lucasprevedello
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 27 Out 2020, 08:45
Localização: Santa Maria - RS
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por lucasprevedello »

De minha parte, posso participar. Tenho sementes por enquanto apenas de droseras tokaiensis. Estou cultivando capensis alba, capensis típica, burmani red e capilaris long arm, alem da biblys liniflora. Essas ultimas ainda estão desenvolvendo. Vou acompanhando o tópico e caso sigam em frente, contem comigo para contribuir.


Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 159 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Pensei em criarmos um novo tópico sobre essa questão do custo do site para admin, para juntos pensarmos em maneiras/projetos para dividir/ajudar a custear o Fórum.. E assim, em outro tópico, não misturar os assuntos :)


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 159 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Primeiras cartas seladas saindo!! Imagem

Enviado de meu motorola one fusion usando o Tapatalk



Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 159 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Já estou a alguns dias quebrando a cabeça e me esfoçando para além de administrar este segundo banco, que ele possa ser constantemente aperfeiçoado.

Para o tal, como essa tarefa estará em minhas mãos, preciso ter liberdade de seguir algumas intuições já que estarei na linha de frente deste projeto até porque não tenho intuito algum de mudar o processo, só de aperfeiçoa-lo.

Primeiramente, sobre a taxa para aderir ao banco que comentei:

Doadores no fórum podem escolher se vão fazer a doação por meio de carta selada ou recebendo depósito para efetuar envio, porque não poderia eu recebe-los por Pix para então eu já enviar as sementes diretamente e assim, ganhar um super tempo no processo?

Um dos Administradores já comentou sobre essa possibilidade:
Edson Poscai escreveu: 19 Mar 2021, 18:19

se continuar assim, que penso ser a tendência, somente se ele se dispor a aceitar depósitos ref. as despesas de envios

Além de que me comprometi a prestar todas as contas perante todos em um post público:
briancarnieri escreveu: 29 Mar 2021, 22:23

Para monitoramento e organização, haverá um tópico de prestação de contas dísponível para todos acompanharem.

Havendo excendente na compra de Envelopes, Selos, Etiquetas e Ziplocks, votaremos em conjunto para comprar novas plantas e sementes, que serão disponibilizadas ou sorteados aos mais pontuados e ativos. Assim logo teremos maior variedade no banco. E tornaremos diferentes espécies/gêneros mais acessíveis a todos.

Como veem, o projeto somente beneficiaria a todos.

Namastê


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem