Membros ativos manifestem-se! Banco de sementes abandonado

Avisos, informações, dúvidas tudo pertinente somente ao fórum
Responder
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 160 vezes
Contato:

Membros ativos manifestem-se! Banco de sementes abandonado

Mensagem por briancarnieri »

Olá galera boa tarde!!

Já participei do blog a um tempo atrás com outra conta.. e era suuper ativo.. Porém hoje em dia está meio mortinho, vocês não acham?
Sei que a maioria das perguntas e questões já foram respondidas.. isto torna o fórum uma rica fonte de informação para nós, amantes das Carnívoras! até porque pesquisando sobre as plantinhas no Google, a maioria das vezes somos redirecionados para cá.

Além de que, se perguntarmos algo, sempre tem algum membro ainda ativo que estará lá para responder!! E podendo postar foto das plantinhas, acaba sendo uma resposta direcionada, um acompanhamento.

Porém o que me preocupa mesmo é o banco de sementes.
Já faz tempo que gostaria de participar e agora que fiz minha apresentação e me tornei apto, percebi que o responsável realmente não está dando conta

Quando falei com o Smart2 ele me disse o seguinte:
Imagem

Porém quando o Kevin oliveira enviou a mensagem,
Imagem
(vejam a data, 17 FEV)

Mesmo com o smart2 tendo acessado o Blog dia 20 de Março
Imagem
(1 Mês e 3 dias após a mensagem do Kevin)

Não obteve resposta
Imagem

Aí com o tempo as sementes acabam ficando inviabilizadas, morrendo todas suas célular ou diminuindo em muito as possibilidades de germinação.

Sem contar várias pessoas que pediram novas doações e algumas que tinham sementes a oferecer também não obtiveram respostas!
Imagem
Dia 13 de Janeiro o Usuário Yuri_Gpi fez uma requisilção e ofereceu em troca sementes da U. Pussilla para o banco (a mesma nunca se tornou disponível nas doações..)

É uma pena e um descaso tantas sementes se tornando inviabilizadas e tantas pessoas interessadas não respondidas.. De devagar, quase parando, infelizmente o banco parou.

Também, as fichas de cultivo, uma das regras do banco de sementes e deveria ser feita com afinco, não está sendo seguida, aí não tem como ver as plantinhas crescendo, gerando desconexão entre membros: a pessoa pega, planta e não compartilha!

Além de que o mesmo atualmente se situa em Rondônia, acredito que bem longe da maioria de nós certo? o que torna grande o prazo de envio e recebimento além de mais tempo nos correios, o que também acaba inviabilizando as sementes por amassa-las (principalmente Dios).

Eu me candidato a começar um banco de sementes novo, aqui em Curitiba-PR. Já começando com muitas semente de D. Intermedia rsrs
Seguindo, claro, todas as regras do fórum. Tendo em vista que o responsável não prosseguiu mais com o projeto. Também sou muito metódico, cuidadoso e sistemático em tudo que faço. Por isto podem ter certeza que o Banco estará em boas mãos. Quando algo é centralizado, tem que ser bem feito, senão todos acabam perdendo! Pois poderiam estar fazendo trocas entre si, acabam recorrendo ao banco e não são respondidas.


Gostaria de saber o que os membros e moderadores ativos acham sobre este novo banco que me proponho, com muito interesse e comprometimento, de levar pra frente!

Abraços, Brian Cristian


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 160 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Membros sem resposta: everthon10, joao_peedroo, Andre_Luiz, Yuri_Gpi, Viniciuscarnivora, Marcos Alexandre, Kevin_oliveira e Eu (8 membros)
- Ultima resposta dia 10 de Dezembro (3 meses e 17 dias)

Nesse tempo, teria sementes que teriam germinado, se tornado plantas maiores e quem sabe até sementes frescas em retorno ao Banco!

Somos instruídos a fazer tudo que precisa para se tornar "aptos", fazemos tudo que precisa, empolgados. Quando chega a hora, sem respostas.
Todos temos aqui deveres e direitos (ou pelo menos deveríamos ter)
Fazem campanha "Doe para o banco" mas as sementes estão se tornando inviabilizadas na mão de doadores e no próprio banco..

A parte mais importante do nosso site, que é o banco e acompanhamento estão abandonadas :/


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
Kevin oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 98
Registrado em: 05 Mar 2013, 21:14
Localização: São paulo sp
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 46 vezes
Contato:

Mensagem por Kevin oliveira »

Eu apoio sua iniciativa !!
Em 2013 me cadastrei aqui e por alguns anos fui um membro bem ativo, participava dos concursos, das trocas e doações, sempre estava postando coisas que podiam ajudar outros usuários, depois de um tempo afastado do mundo das PCs voltei pro fórum e me entristece ver como as coisas mudaram por aqui, estou disposto a fazer oq estiver ao meu alcance para ajudar a dar um UP por aqui para que os novos membros possam sentir o acolhimento que eu senti quando entrei aqui a quase dez anos atrás.
Abraços


Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 160 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Galera, entrei em contato com os Doadores da página para solicitar que me enviem sementes, para somadas com as da D. Intermedia que tenho, compor o novo banco.

Os 18 doadores são os seguintes usuários:

smart2, VicenteLuiz, Ritamiari, Rmhamata, Paulo Santos, humbertomelo, André Bueno, aquis, lucataneo, Rafael Wolf, LEANDROO, binho2100, erickre2, AntonioC, Rafael Koertz, Dux, Marcos Alexandre, Marcelo Augusto, Andre Bueno

8 deles estiveram ativos em 2020, mas a maioria (5) quase 2021
outros 10 ativos este ano, nos meses de fevereiro/março.. o que indica que temos vários ativos..
até porque desses 10, 6 foram em março. Desses, 5 na ultima semana.

Acredito que logo teremos respostas e começaremos um novo banco, ativo!

Alías, um fato que não citei é que minha mãe tem contrato com os correios, eles vem buscar toda semana, terças e quintas. Assim, eu não precisarei ir aos correios, facilitando e acelerando ainda mais o processo! Envios todas terças e quintas :)

Aguardo aprovação dos Moderadores para que eu possa criar uma página do novo Banco na aba Doações de mudas/sementes.


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Você tem meu apoio, se os administradores aprovarem te envio algumas sementes e você se torna responsável pelo banco de doações, boa sorte


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Apoio a tua causa, no aguardo da oficialização para te enviar várias sementes também!
Obrigado pelo esforço!


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Amanda Lutz
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 16 Mai 2020, 10:10
Localização: Corbélia/PR
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Amanda Lutz »

aquis escreveu: 27 Mar 2021, 18:56 Você tem meu apoio, se os administradores aprovarem te envio algumas sementes e você se torna responsável pelo banco de doações, boa sorte


Eu também!


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Parabéns pela tomada de decisão à frente do assunto sobre as doações.
Vamos aguardar a resposta da administração agora.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

Olá, tudo bem?

Sobre o fórum estar parado: sim... Infelizmente o fluxo de posts caiu bastante por aqui, entretanto isso não é tão ruim quando se pensa nos dois fatores aos quais se deve essa questão. O primeiro é que, como você mesmo disse, a maioria e as principais perguntas ja foram respondidas nesses vários anos de fórum; e o segundo é o ciclo natural das coisas no mundo tecnológico. Com o surgimento, popularização e facilidade ao acesso às redes sociais as pessoas foram migrando pra lá e conforme mais e mais jovens entravam no cultivo maiores iam ficando essas comunidades pq eles já conheciam o cultivo através delas e muitos nem sabem da existência do fórum. E os poucos que ficarem sabendo muito provavelmente não vão se interessar pela ideia (infelizmente :cry: ) pelo simples fato de que em poucos minutos eles são respondidos por várias pessoas quando perguntam algo no Facebook ou no Whatsapp, enquanto se perguntarem aqui vão precisar esperar pelo menos algumas horas para obter algumas respostas. E se fossem procurar pelos tópicos já existentes tb demorariam mais do q se simplesmente fizessem a perguntaem algum desses lugares citados. (Hj em dia as pessoas estão ficando cada vez mais acostumadas com a instantaneidade das coisas, sendo inclusive frequente vermos alguns pergutarem algo e reclamando quando ninguem os responde em menos de 30 minutos, e outros ficam repostando a mesma dúvida em curtos intervalos de tempo. Já vi pessoas repetirem mais de 10 vezes a mesma dúvida em períodos menores que 1 hora. Então infelizmente é improvável que o foco das conversas sobre PCs no Brasil volte a ser aqui)

Sobre o banco de sementes: A iniciativa po si só é muito boa, porém a forma como alguns pontos foram colocados não foi muito amigavel...

1° ponto: mais de 90% das sementes no banco são de produção própria do smart2. Ele administra o banco há varios anos e se eu não estiver enganado foi ele que o fundou. Portanto insinuar que ele não está arcando com as responsabilidades de uma iniciativa que ele mesmo criou e mantem é um pouco complicado. Do mesmo modo imputar a ele a culpa por estar "inviabilizando" as sementes ao não envia-las também é um tanto quanto incoerente levando em consideração que, como já citado, quase todas foram produzidas, separadas, guardadas e embaladas por ele mesmo.

2° ponto: sobre viabilidade de sementes: as sementes que normalmente temos esse tipo de preocupação são sementes de Dios, Sarras e Neps, plantas que muito raramente temos no banco e quando temos rapidamente elas se esgotam. O foco principal desse banco está há muito tempo nas droseras, pela facilidade de cultivo e alta produtividade de sementes; e delas já sabemos que ainda podem germinar com mais de 1/2/3 anos de colhidas.

3° ponto: talvez tenha faltado um pouco mais de diálogo com ele antes de vir a público, pois quem o conhece sabe q ele preza, e muito, por essa questão da viabilidade. Mesmo sabendo do fato citado no 2° ponto ele evita ao máximo o envelhecimento das sementes que, reforço, ele mesmo produziu. Ele semeia as antigas e vai mantendo as mais novas a disposição. Enquanto isso essas antigas vão germinando para em breve gerarem plantas que colaborarão com mais sementes para o banco.

4° ponto: acusa-lo de descaso chega a parecer maldoso(sei que não foi a intençao, apenas estou comentando) já que pode-se dizer que esse banco só está em pé por causa da boa vontade dele. Normalmente quando ele tem algum problema o banco é fechado temporariamente pq ngm quer assumir o BO q é carregar esse trabalhão nas costas (e bota trabalhão nisso). Só acompanhei um momento em que o banco ficou nas mãos de outra pessoa enquanto o Smart2 estava indisponível, e assim que ele ficou disponível o banco voltou pra administração dele, pois como já disse não é facil e poucos estão realmente dispostos a perder horas e muitas vezes dias, como o Smart2 perdia e perde, para fazer um trabalho sem ganhar nada e sem nenhuma obrigação, apenas para ajudar os novatos no hobby.

5° ponto: dessa vez, mesmo estando extremamente ocupado e resolvendo questões pessoais ele optou por deixar o banco aberto para que conforme fosse possível ele respondesse as solicitações e fizesse os envios. Ele podia muito bem ter trancado o tópico até que resolvesse tudo o que tem para resolver e voltar quando tudo se normalizasse. Mas não, deixou aberto para que, mesmo com alguma demora, as solicitações pudessem ser atendidas e os iniciante e/ou outros solicitantes pudessem ter acesso às sementes desejadas.

6° ponto: sobre os acessos dele. É muito complicado falar sobre isso, pois da forma que foi colocado dá a entender que ele está entrando aqui e ignorando as msgs. Porém não é possivel afirmar se foi isso mesmo. Pode ser que ele tenha entrado sem querer ou até mesmo tenha clicado em uma notificação pra ver rapidamente algo. Vou exemplificar usando a minha situação: infelizmente há muito tempo não venho conseguindo acessar o fórum seja por falta de disponibilidade ou por outros fatores, entretanto tenho o aplicativo baixado no meu celular e vez ou outra aparece alguma notificação que eu acabo abrindo. Abro só pra conferir aquilo mesmo (as vezes nem abro propositalmente, apenas clico sem querer), e o forum vai marcar que esse foi meu último acesso, entretanto quem ver essa data não vai saber que eu só entrei rapidamente e pode imaginar que eu estive ativo recentemente, sendo que essa não é a realidade. Hoje mesmo está acontecendo isso, eu só estou aqui por causa de uma notificação que apareceu pra mim avisando que eu havia recebido uma MP.


Por fim muito cuidado com as palavras... Dizer que o banco está abandonado, quando na verdade o único responsável pelo sua existência e manutenção está extremamente ocupado e resolvendo questos pessoais, é muito pesado e quem sabe até doloroso para ele e qualquer um que o conheça ler...

O banco poderia(talvez até deveria) estar trancado, mas mesmo estando extremamente ocupado ele está tentando mante-lo em pé, como sempre o fez.

Saibam que ele tem o trabalho de semear plantas, cultiva-las, coletar as sementes, separa-las, e no caso das Byblis até de polinizar as flores. Quase sempre ele faz essas coisas pensando única e exclusivamente nesse banco. Se fosse só por ele nem teria pq ter tanto trabalho assim, já que muitas dessas espécies se propagam sozinhas e se se mantem presentes no cultivo com o cultivador precisando fazer pouco ou nenhum esforço (em algumas ocasiões inclusive se tornam pragas brotando aos montes em vaso onde nem sequer foram semeadas e muitos menos são desejadas). Além disso ele é tão dedicado a esse banco que em alguns casos, quando vê que as sementes de alguma espécie estão se esgotando, tem o zelo de montar um vaso, e as vezes até mais de um, apenas para tentar ajudar no estoque. Sim, ele gasta o tempo(que muitas vezes ele nem tem direito) e o espaço dele para manter esse banco vivo e continuar ajudando as pessoas e tudo isso sem ganhar absolutamente nada em troca. Ele faz isso há anos por amor, amor ao cultivo, amor pela expansão desse hobby!

Me desculpe se pareci grosseiro ou algo do tipo, não era o objetivo. Sei que ao escrever isso você tinha a melhor das intenções e provavelmente por não saber muito a respeito do Smart2 acabou fazendo esses comentários desafortunados, portanto o que escrevi não foi nada contra você, ok? Hahahha Meu objetivo com esse texto foi apenas exclarecer alguns pontos para que não ocorram mal-entendidos.

Um abraço a todos! :D : joia :


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 287
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 160 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Todos entendemos que é natural o Fórum estar mais desacelerado, vide quantidade de informações indexadas. Nesse momento vemos como o banco configura uma parte vital para mantê-lo com seu coração pulsando. Recebi diversos relatos de membros que estavam animados quando tinha mais atualizações e hoje já desanimaram um tanto em seus cultivos..

Honramos o smart2 por te-lo criado e continuado cuidando até então..

Porém é evidente que o admnistrador atual não está dando conta, deixando 8 membros em 3 meses e alguns dias sem resposta. Como disse: os membros são direcionados a seguirem as regras, são impedidos de trocarem entre si, mas na hora de ter acesso ao seu maior direito aqui, não obtém resposta.

"ngm quer assumir o BO e o trabalhão que isso dá" porém eu estou disposto a investir (não perder) horas, dias. Também entendo a imensa quantidade de trabalho pois só de estar esquematizando as idéias já investi bastante do meu tempo. pois tenho verdadeiro prazer nisto. Além de que, me comprometo a executar o projeto com maestria e perfeccionismo.

Porque não poderia começar um novo banco, sendo que já obtive de + de 15 membros apoio / propostas de doações para compor este novo banco? Além de que, aproveitando contrato da minha mãe nos correios, teriam coletas (saídas) todas terças e quintas.

JP, você mesmo falou sobre passar para outro administrador que esteja disponível. O que é bem melhor que "fechar temporariamente" o banco, visto que tem vários interessados para o manter atuando. Mesmo o atual admin quando responde, são em intervalos de meses, o que acaba desanimando muitos! Não entendo sua postura de preferir ele fechado do que funcionando, sabendo que há pessoas interessadas. Agradecemos, sim por todo seu esforço, mas chegou a hora de dar um UP!

Infelizmente, muitos veem ser direto como algo "não amigável" ou até "maldoso" como citado. A idéia nunca foi ir contra nada e sim fazer acontecer o que se sente ser certo, para trazer o fórum e cultivadores pra cima :)

Abraços!!!
Editado pela última vez por briancarnieri em 29 Mar 2021, 04:48, em um total de 1 vez.


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem