Vaso aerado para Cephalotus (em teste)

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito legal Daniel, pelo visto a experiência deu muito certo...
Ta lindão o Cepha.

Bruno, teu caso é bem estranho, voce nem da sol direto a ele né?
Como pode queimar os ascidios :/ eles murcham ou secam? talvez falta umidade, mas mesmo assim é estranho.

Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Que bom que esta dando certo pois adorei este projeto achei realmente genial : joia :
Agora será que daria certo testar em alguma Darlingtonia?!?
Pois elas vivem geralmente perto de água corrente com uma boa aeração nas raízes... alguma opinião?


Fabio Castro.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Bruno Millan escreveu:Que legal, Daniel!!
Aqui o meu ceph não vai pra frente... Quando o jarro tá terminando de se formar queima... Agora tá só com uma folhinha... não sei o que pode ser... =/
Vou tentar trocar o substrato e ver no que dá =P
Tomara que o seu continue bem assim!
Abraço
Oi bruno, é uma experiencia importante pois existe carencia de tecnicas de cultivo eficazes de Cephalotus, e isso não é so no Brasil.
Esse problema que voce enfrenta com seu Cephalotus é um problema comum em cultivo, pelo que sei isso é decorrente de problemas nas raizes da planta e não de umidade.
Felipe_Steinthaler escreveu:Muito legal Daniel, pelo visto a experiência deu muito certo...
Ta lindão o Cepha.
Bruno, teu caso é bem estranho, voce nem da sol direto a ele né?
Como pode queimar os ascidios :/ eles murcham ou secam? talvez falta umidade, mas mesmo assim é estranho.
Abraço
Pois é, a experiencia está indo bem :)
so me aquieto quando descobrir uma forma melhor de cultivar essa plantinha temperamental :roll:
fabiocastro05 escreveu:Que bom que esta dando certo pois adorei este projeto achei realmente genial : joia :
Agora será que daria certo testar em alguma Darlingtonia?!?
Pois elas vivem geralmente perto de água corrente com uma boa aeração nas raízes... alguma opinião?
Fabio Castro.
Que bom que tenhas curtido a ideia Fabio :)
É, acho que seria uma boa opçao pra Darligtonia sim, se nao me engano elas precisam de agua fresca e baixa temperatura nas raizes nao é isso?
Oque vemos é essa planta sendo cultivada em solo com agua empoçada que com certeza deixa a desejar quanto a oxigenaçao nas raizes, entao se ela é cultivada nessas condiçoes precarias fica dificil elas se desenvolverem como poderiam .... :|
Eu faria o teste se tivesse essa planta em cultivo, mas como nao tenho vou ficar so na ideia mesmo, daqui a algum tempo vou comprar uma muda e pode ter certeza que vou testar.
tah faltando iniciativa de quem tem a planta, pois nao quer arriscar perde-la e nao testa, ao invez de realizar os testes e fazer a cultura dela progredir aqui no Brasil.

Abraço pessoal
T+


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Daniel, valeu... Vou trocar então o substrato dele! Assim já coloco um bem melhor...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Eh! Daniel!
É verdade dei uma pesquisada e precisam dessas condições só que eu não vou me arriscar a perder uma espécie por falta de preparos ou condições, mas concerteza é um dos meus alvos.
Vou estudar e ver como sera o melhor momento para adiquirir uma e ver como faço para se adaptar a aqui, é como voçê disse essa espécie precisa progredir o seu cultivo no Brasil seria bem legal!
Abraço e sorte com o Cephalotus : joia :


Fabio Castro.
Editado pela última vez por fabiocastro05 em 06 Mai 2011, 19:00, em um total de 1 vez.


Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Acredito que dê para cultivar a D. glanduligera, pois ela tb precisa de oxigenação nas raizes..


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

que bom q o cepha curtiu...agora comprovadissimo com as belas fotos!!
valeu!


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

fabiocastro05 escreveu:Vou estudar e ver como sera o melhor momento para adiquirir uma e ver como faço para se adaptar a aqui, é como voçê disse essa espécie precisa progredir o seu cultivo no Brasil seria bem legal!
É isso ai Fabio, manda bala 8-)
Nildo Rodrigues escreveu:Acredito que dê para cultivar a D. glanduligera, pois ela tb precisa de oxigenação nas raizes..
Seria bom fazer o teste neh, so falta o exemplar :mrgreen:
Roberta Duval escreveu:que bom q o cepha curtiu...agora comprovadissimo com as belas fotos!!
valeu!
Valeu Roberta, a experiencia continua, o Cephalotus está fazendo uma armadilha nova, mas ainda nao ficou vermelhinho mesmo com a grande exposição ao sol direto, vamos ver mais pra frente :)


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Boa Daniel...
Valeu por dar continuidade ao teste...
É muito importante sua iniciativa..

Como vejo em quase todas as fotos de Cephalotus em habitat natural elas sempre estão em campo aberto com condições de ter sol direto o dia inteiro, então creio que sol direto o dia todo não seja problema.

Problema mesmo é temperatura, temperatura do substrato, o substrato em si, fundura do pote que tem fotos de cephalotus com raizes de mais de 10cm que quase passa um pote nº2.

Outra coisa que me deixa com duvida... Cephalotus passa por baixar temperaturas onde ele passa a criar mais folhas não carnívoras, será que esse período não seria obrigatório, talvez como uma dormência?

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Opah,
desculpa a ausencia , é que to passando por uma turbulencia aqui e ando sem pique devido ao estresse :(

Então Jack, realmente Cephalotus curte vasos fundos e até largos, ja li e vi isso em pesquisas que fiz ^^
Sobre a dormencia do Cephalotus ser obrigatoria eu realmente acho que não é, se fosse os meus ja teriam pedido dormencia, mas quanto a raizes mais resfriadas acredito mesmo nisso, nao so resfriadas como com agua nova e nao empoçada.

Mas eles curtem noites frias, e em habtat passam por invernos, creio que durante este periodo eles guardem energia e utilizam ela com a chegada da primavera / verao.
Aqui os meus nao tem noites realmente frias e nem inverno, porem estao sempre se desenvolvendo a "passos de tartarugas", mas até que vai indo bem e produzindo brotos.

O Cephalotus da experiencia que postei neste topico está indo bem, até melhor do que esperava, ontem fui observa-lo (coisa que nao fazia a dias) e vi que proximo a base fez uma brotação que pelo visto será mais bonito que a matriz :)
A matriz fez novas armadilhas e parece bem mais estavel, vou postar fotos atuais dela por esses dias para voces observarem.
Continua recebendo sol direto igual a Droseras, mas ainda nao ficou avermelhado e nem fez jarros grandes, mas sobre esse último acho que é muito cedo para cobrar isso dela.

T+


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem