Várias dúvidas! Ajudem por favor!

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
wagner
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:38

Várias dúvidas! Ajudem por favor!

Mensagem por wagner »

Boa tarde a todos!

Acabo de ganhar duas liiiiiiindas plantas carnívoras e não sei oque devo fazer para cuidar delas de forma correta. Tenho lido bastante, porém algumas coisas não encontrei.

[img]https://i68.offline/2ih5b86.jpg[/img]

Gostaria de saber se devo mudar ela de vaso (esses são muito pequenos), se sim, qual o tamanho e modelo ideal?

Fora o Xaxin e o musgo sphagnum, há alguma outra coisa?

Ao mudar de vaso, tenho de tirar todas essa terra que já vem com ela ou não?

Água somente por baixo? (Em um recipiente, uma vez que li que ela mesmo suga a água).

E caso tenham mais a acrescentar, por gentileza, assim o façam e ficarei imensamente agradecido.


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Não precisa mudar agora não. Espere pela época de dormência dela e, se quiser, troque o substrato por uma mistura de areia de rio + musgo sphagnum. Existem várias discussões a respeito de quantidade de cada elemento, eu pessoalmente uso 50% de cada.
Lembre-se: raízes são muito sensíveis, então não faça o replante dela até que voce tenha pesquisado bem como fazer isso de forma segura.
Como substrato, em substituição ao musgo, pode ser utilizada a fibra de coco, mas ela deve ser tratada antes de usar. Existe aqui no fórum explicações de como fazer isso.
Para regas deixe um pratinho com água de chuva ou destilada em baixo e deixe que ela se vira. Não dê água de torneira.
Não alimente com bichos a não ser que depois de umas duas semanas ela não tiver pego nada, não dê insetos já mortos, não dê alimentos humanos, não dê formigas e não feche as armadilhas sem nada dentro.

De resto, boa sorte no seu cultivo : joia :

Abraço,

Andre Gomes


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Wagner. Belas Dionaea, parabéns! : joia :

O Andre, já lhe passou um resumo de como começar a cultivar suas plantas. Agora é só se dedicar e curtir suas pcs.



Abç


wagner
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:38

Mensagem por wagner »

@André, boa tarde!

Muito obrigado pelas dicas e seguirei assim oque me disse.

@Marciel, Boa tarde!

Obrigado e ja criei o outro tópico também.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

1 pequena observação. Dionaeas amam o SOL e agua e folhas longas indica falta de sol. o ideal mínimo de sol seriam 6~8 h por dia, não se preocupe se o sol esta quente, ela tolera muito bem ele aos 40ª graus, porem não deixe faltar agua, o pratinho pode ser ate maiorzinho, uma dica e usar uma técnica ja famosa de usar o caixa de leite longa vida, utilizada normalmente com a latinha de manteiga 500g (para evitar o danado da dengue, porem pode ser feito com essa vasilha que você ja tem. segue 1 foto do sistema que uso

exemplos recipientes anti-mosquitos
► Exibir Spoiler


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
wagner
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:38

Mensagem por wagner »

@smart2 , boa noite!

Muito obrigado pelas dicas. Amanhã colocarei elas no sol o máximo de tempo possível. E também em um recipiente, esses de leite são fantásticos.

Parabéns pelas suas plantas, lindas!


wagner
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:38

Mensagem por wagner »

Pessoal, bom dia!

Volto com muita tristeza, pois minha Dionaea não está bem. Ela pega o sol do dia todo e tem sempre muita água, mas após eu replantar ela em um vaso maior, pois ela estava crescendo bastante, começou a murchar.

Usei os indicados Musgo Sphagnun e uma coisa (uma especie de extrato) de coco, porém desde então elas veem ficando cada vez mais murchas.

Temo não recupera-las e estou muito triste com isso!

[img]https://i64.offline/24ccxfq.jpg[/img]


Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Quando você fez a troca?
Você usou pó de coco e sphagnum?
O substrato tem que estar bem úmido sempre.


Avatar do usuário
d.Pirutti
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 21 Fev 2016, 13:15
Localização: Alphaville
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 23 vezes
Contato:

Mensagem por d.Pirutti »

wagner escreveu:Pessoal, bom dia!

Volto com muita tristeza, pois minha Dionaea não está bem. Ela pega o sol do dia todo e tem sempre muita água, mas após eu replantar ela em um vaso maior, pois ela estava crescendo bastante, começou a murchar.

Usei os indicados Musgo Sphagnun e uma coisa (uma especie de extrato) de coco, porém desde então elas veem ficando cada vez mais murchas.

Ola wagner,

muito cuidado com o coco pois ele não tratado, (fervido, descansado em água, e assim vai) pois ele solta uma substancia chamada tanino e isso acaba matando a sua planta.
Eu troquei a minha dionaea de vaso logo quando ela chegou, coloquei ela em um vaso maior e mais fundo (só com musgo Sphagnum) ela ficou meio triste nos primeiros dias mais logo se recuperou e agora esta ficando bem grande até.


O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.

Albert Einstein
wagner
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:38

Mensagem por wagner »

flp010 escreveu:Quando você fez a troca?
Você usou pó de coco e sphagnum?
O substrato tem que estar bem úmido sempre.

Faz cerca de uns 20 dias que fiz a troca. Fica uma vaso dentro do outro, no de cima fiz uns furos para ficar bem úmido. o debaixo fica sempre com agua.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem