Vantagens e desvantagens de um BOG

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

Gente, só uma coisa ,n é bom colocar um pouco de argila expandida no fundo?, para sair o exesso de água?
TonniArangio escreveu:
Juliano Alves escreveu:
Sempre cultivei a maioria das minhas pcs em bogs, e simplesmente no meu caso foi o melhor que encontrei.
Primeiro que não preciso de prato com água em baixo dos vasos, correndo risco de dengue e encheção de saco do pessoal da saúde.
Outra coisa, aqui meus bogs ficam úmidos por 20 dias e isso no verão, já viajei e fiquei por esse período fora e não tive problemas.
Todos os meus bogs tem um macete, que é um furo no fundo, quando chove eu deixo aberto para sair a água estagnada e lavar o substrato, isso evita que fungos e outros problemas apareçam.
Mas como disse acima, isso deu certo no meu cultivo, na minha região, então vale a pena fazer um teste e ver qual mais se adequá ao seu cultivo.
Abraços!
O furo, quantos centímetros acima do bolsão de água? qual local mais o menos? pode mandar foto? Pretendo fazer alguns bogs.
o bolsão d'água é o metodo da argila expandida? Tonni ?


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

kaique escreveu:Legal a ideia do furo para lavar o substrato com a chuva talvez ajude se possível usar essas tornerinhas de filtro acho melhor
Já usei umas torneiras, mas ficavam entupindo... :? :?


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

observei opiniões diversas qto ao furo ladrão. antecipo que respeito todas as opiniões. : joia :

mas o objetivo do furo ladrão é dar saída ao excesso de água, mas deixar água o bastante em um nível mais indicado. eu qdo faço bog's, simples e pq's, costumo deixar entre 15 a 20 % da altura de baixo pra cima. assim, ficará 20% de água nos fundos, menor necessidade de por água sempre e qdo chuvas inesperadas ter o furo para não alagar/encher tudo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

Edson Poscai escreveu:observei opiniões diversas qto ao furo ladrão. antecipo que respeito todas as opiniões. : joia :

mas o objetivo do furo ladrão é dar saída ao excesso de água, mas deixar água o bastante em um nível mais indicado. eu qdo faço bog's, simples e pq's, costumo deixar entre 15 a 20 % da altura de baixo pra cima. assim, ficará 20% de água nos fundos, menor necessidade de por água sempre e qdo chuvas inesperadas ter o furo para não alagar/encher tudo. : joia :
Edson, eu mantenho um furo maior 2cm abaixo do nível das pcs,para evitar alagamentos, e esses embaixo para lavar o substrato. :)

Abraços!


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...e esses embaixo para lavar o substrato.
Juliano, palavra q eu nunca tinha pensado nisso. pelo o q eu entendi 2 furos, um ladrão sempre aberto e o outro usa´-lo vez ou outra com a finalidade de somente o lavar, após ser fechado novamente.

velho ditado: vivendo e aprendendo. : joia :

vlw, abç


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

Isso Edson, são dois furos, o de baixo só abro quando tem chuva, ou agua sobrando ;)

Abraços !!


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

excelente dica!

aqui eu uso o próprio ladrão como alimentador de água, evitando de usar um cano no canto do vaso para reabastecer água. Basta usar uma conexão simples de cano de pvc como cotovelo virado para cima.

Essa ideia de um furo quase no fundo é ótimo mesmo, naqueles dias em q você ve aquela tempestade de verão chegando no horizonte. Aqui eu uso sombrite como filtro para os canos de pvc.

[img]https://eletrogas.com.br/wp-content/upl ... -Tigre.png[/img]


Avatar do usuário
TonniArangio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 23 Mai 2016, 15:39
Localização: Salvador - Bahia
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por TonniArangio »

José Tito escreveu:Gente, só uma coisa ,n é bom colocar um pouco de argila expandida no fundo?, para sair o exesso de água?
TonniArangio escreveu:
Juliano Alves escreveu:
Sempre cultivei a maioria das minhas pcs em bogs, e simplesmente no meu caso foi o melhor que encontrei.
Primeiro que não preciso de prato com água em baixo dos vasos, correndo risco de dengue e encheção de saco do pessoal da saúde.
Outra coisa, aqui meus bogs ficam úmidos por 20 dias e isso no verão, já viajei e fiquei por esse período fora e não tive problemas.
Todos os meus bogs tem um macete, que é um furo no fundo, quando chove eu deixo aberto para sair a água estagnada e lavar o substrato, isso evita que fungos e outros problemas apareçam.
Mas como disse acima, isso deu certo no meu cultivo, na minha região, então vale a pena fazer um teste e ver qual mais se adequá ao seu cultivo.
Abraços!
O furo, quantos centímetros acima do bolsão de água? qual local mais o menos? pode mandar foto? Pretendo fazer alguns bogs.
o bolsão d'água é o metodo da argila expandida? Tonni ?
esse mesmo


eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

Os pássaros e gatos alheios não atacam as plantas de vcs?

Não to afim de ficar cercando e telando todas as plantas, dá o maior trabalho e fica esteticamente horrível.


Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

eduf escreveu:Os pássaros e gatos alheios não atacam as plantas de vcs?
Imagem

Gatos aqui? :lol: :lol: :lol: :lol:


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem