Utricularias da Lagoa de Genipabu

Conte a sua experiência e divulgue as fotos de plantas carnívoras encontradas em habittat natural.
Responder
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Atualizando e acrescentando um pouco:

Utricularia Subulata
Imagem
Imagem

Utricularia Cornuta, essa planta acredito que é a utricularia mais comum do Rio Grande do Norte, todo lugar que vou elas formam campos amarelos sendo que alguns tem mais de 2 metros de diâmetro
Umas Super imagens Super desfocadas com flash não ajudando muito delas :mrgreen:
Imagem
Imagem
Imagem

Utricularia Resupinata com imagem tremida e um pouco embaçada
Imagem

Utricularia Erectifolia
Imagem desfocada com flash "melhor ainda" :mrgreen:
Imagem
Esta pelo menos não ficou tão ruim...
Imagem

Não encontrei mais espécies diferentes, também acho que será mais difícil encontrar mais, pois explorei toda essa "ilha" que fica no meio do lago e acho mais provável achar plantas lá do que no resto das margens da lagoa (Que pelo jeito está com os dias contados, é só observar as dunas)


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Belas descobertas Gabriel, meus parabéns. Só fiquei triste em saber que aos poucos esta lagoa esta sendo assoreada.

Eu aposto que isto tem a ver com a ação do homem, correto?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

rdrgobra escreveu:Belas descobertas Gabriel, meus parabéns. Só fiquei triste em saber que aos poucos esta lagoa esta sendo assoreada.

Eu aposto que isto tem a ver com a ação do homem, correto?

Abs,

Rodrigo F. Costa
Em parte sim, pois o constante transporte de pessoas por meio de carros (buggys) tem impedido que cresça vegetação rasteira, o que faz com que a duna mova-se com mais rapidez, mas também vale lembrar que a região é de dunas e estas quando sem vegetação se tornam móveis, por se tornarem móveis fica mais difícil a habitação de gramíneas e assim ficam sempre mudando de posição e local, dependendo da direção do vento. A crescente visitação de pessoas as dunas ao redor da lagoa (Área visitável ao público e dunas sem vegetação visíveis na imagem) fazem com que agilize o processo de "transporte" da areia.
Ficou meio difícil de explicar então aqui vai uma imagem para mostrar a situação e a "relação" entre a duna que está assoreando a lagoa e transformando-a novamente em lençol freático.
Imagem
Parece que não é quase nada, mas antes a lagoa se extendia a mais de cem metros na direção da duna e essa região do centro era realmente uma ilha, cercada com mais de vinte metros de água em todas as direções


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Plantinhas legais Gabriel!
Pôxa, a lagoa está meio sofrida, hein. Mas a natureza encontra um jeito de manter sua vida.

Abs! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Tem rasão, vi hoje que se está formando uma "praia" na parte do outro lado (que não dá para ver na foto) da duna sem vegetação mais a direita da fotio, essa pequena prainha já tem vegetação, ao meu ver talvez, se a vegetação conseguir crescer mais rápido que a movimentação da Duna, metade da lagoa está salva do assoreamento :)


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem