Utilizando água do ar condicionado em PCs

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
GMKleiman
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 109
Registrado em: 02 Nov 2015, 11:12
Localização: Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 39 vezes

Utilizando água do ar condicionado em PCs

Mensagem por GMKleiman »

Ola gente, estou trazendo uma solução que encontrei para um serio problema que enfrentei quando iniciei o cultivo de minha planta carnívora: A água.

Vi muitas pessoas recomendarem usar água destilada ou desmineralizada, mas ambas, na maioria dos casos, teríamos que comprar e isso geraria mais custos.
Logo depois me indicaram a água da torneira descansada, tentei, mas minhas PCs não se adaptaram, além de que tenho certos receios sobre essa fonte.
Muitos nesse fórum usam e recomendam a própria água da chuva, apesar de ser levemente ácida, enfrento um problema quanto a essa fonte, moro na Bahia e só chove alguns milímetros a cada 3 semanas ou até 1 mês, não poderia depender dessa.

Comecei a coletar a água do meu ar condicionado, algo que muitos de nós tem acesso hoje em dia, e há mais de 2 meses utilizo essa fonte:

1- Coleto a água com um balde comum:

[thumbnail][/thumbnail]

2*- Coloco a água em um copo de vidro ou um recipiente maior e exponho ao Sol direto durante um dia inteiro:

[thumbnail][/thumbnail]

3- Pronto, coloco a água nos pratinhos de minha Dionaea e ela vem se desenvolvendo muito bem :D :

[thumbnail][/thumbnail]

*Entendo que muitos tem problemas quanto a disponibilidade de luz solar direta, então fiz testes fervendo a água por alguns minutos e o resultado foi o mesmo.

Por sorte tenho em mãos medidores de pH(potencial hidrogeniônico) e ppm(partículas por milhão) eletrônicos e tive a chance de medir a água que utilizo com ambos, estes foram os resultados:

- pH:

[thumbnail][/thumbnail]

[thumbnail][/thumbnail]

Desculpem pela imagem escura, o medidor varia em pH 6,9 e 7, ou seja, pH neutro, logo ideal para PCs.

- ppm:

[thumbnail][/thumbnail]

[thumbnail][/thumbnail]

Eu dei uma lida pelo fórum e em geral o ppm recomendado para a água seria menor que 50 ppm, aqui ele marca exatamente 17, considerando a água ideal.

Obrigado a todos que leram, espero em breve postar mais algo que possa ser útil à alguém ;) ,

Gabriel K.


Cultive no amor a sinceridade,
Para receber em igual a verdade,
Ou, em resumo, se assim prefere:
Sem nenhum mal causar,
Faça o que tu queres.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Legal sua técnica de obtenção de água, uma ideia genial. Não sei se sabe, mas por alguns membros do fórum se valem deste artifício há algum tempo. Se não me falha a memória o Marciel faz uso do mesmo, visto ele morar em apartamento e ali ser um problema coletar água da chuva.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Gostei. : joia :
Muito bacanas seus brinquedinhos. Eles comprovam que realmente a água de ar condicionado é muito boa para o cultivo.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

O método de conseguir água usando ar condicionado eu já conhecia aqui do fórum mesmo, não tão bem explicado.
Meu problema é que onde moro não dá para instalar ar condicionado por causa da construção e pior ainda a água aqui tem tantos sais dissolvidos que entupiu o cano do chuveiro.
Para quem não sabe essa parte de São Paulo aonde moro ficava debaixo do mar e subiu, tem lugares aqui perto em que tem barrancos com buracos feitos por água batendo e até linhas de sal.

O que eu fazia antes era ferver a água e hoje só deixo descansando, o cloro evapora rápido.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

muito bem amigo, eu apesar de usar água de poço e quase nunca ter cloro nela (as vezes a muie joga e eu nem fico sabendo) ainda tem os tais sais minerais... então mudei a coleta para a agua do ar tb pois li num post do Maciel mesmo que ela poderia ser usada.

muito bem fiquei com uma bela duvida aqui. pelo que sei a água do ar e considerada Destilada... e apesar de fazer esse método do sol (nunca tinha feito por esse motivo e sim por armazenamento apenas) eu enchia um litro de pet transparente e levava para perto de minhas PC para facilitar a manutenção da água e com isso ela fica la 1, 2, 3 as vezes ate mais dias so tomando Sol, porem e varias vezes como essa semana mesmo resolvi trocar a água de todas as minhas vasilhas, resultado gasto de 1 balde de 20 litros todinho e esse não tomou Sol... e estou querendo encanar essa água para uma estufa, para tipo ela ficar correndo direto (pingando na verdade).

Então me veio a duvida. O que muda com essa insolação ou fervura na agua? ela baixa mais o PH?



tipos-de-aguas-t2642.html
MarcielS escreveu: Água pura ou destilada
É a água que foi obtida por meio da destilação (condensação do vapor de água obtido pela ebulição ou pela evaporação) de água não pura (que contém outras substâncias dissolvidas). Enquanto que a água que bebemos (água potável) é, em termos gerais, uma solução, a água destilada é, em princípio, uma substância pura.
Utilizada em laboratório ou industrialmente como reagente ou solvente, sendo também utilizada nas baterias dos automóveis e nos ferros de "engomar" a vapor (por forma a evitar a deposição de calcário). Contém unicamente moléculas de água. Pode ser produzido em laboratório, por meio da combustão do gás hidrogênio.
Na Natureza, ela ocorre sob a forma de chuva. Também poderá ser considerada destilada a água recolhida dos desumidificadores e a libertada pelos aparelhos de ar condicionado.
Apesar de a água destilada ser normalmente considerada uma substância pura, toda a água que esteja em contato com a atmosfera irá dissolver dióxido de carbono (entre outros gases). Na prática, muito dificilmente poderemos assegurar a pureza total de uma água destilada. Isto pode ser comprovado pelo fato de a água da chuva apresentar um pH inferior a 7 unidades, isto é, ligeiramente ácido, e não neutro (pH = 7) como seria caso a água fosse efetivamente pura.
Note-se que a água da chuva é naturalmente acidificada pela absorção do dióxido de carbono atmosférico, não estando este fato dependente da libertação de gases poluentes (apesar de poder ser agravado) originando a chuva ácida.
Pode ser consumida sem quaisquer problemas desde que a alimentação contenha os íons necessários ao nosso organismo. É até possível que o consumo de água destilada possa prevenir ou diminuir o risco de aparecimento de pedras nos rins. Por exemplo, em diversos países da Ásia, são comercializadas diversas marcas de água destilada para consumo humano. No entanto, o consumo desta água desmineralizada não deverá ser assumido como benéfico para toda a gente, uma vez que o seu efeito no organismo dependerá de diversos fatores, a maior parte dos quais não controlamos. Em determinadas situações, poderá provocar carências iônicas e desmineralização.

As melhores águas para o cultivo de plantas carnivoras são as águas da chuva e a água pura/destilada. 8-)
...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
GMKleiman
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 109
Registrado em: 02 Nov 2015, 11:12
Localização: Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 39 vezes

Mensagem por GMKleiman »

A insolação ou a fervura não afetam diretamente o pH da água, eu utilizo esses métodos por questões de higiene, pois, tanto o sol quanto a fervura, tem a capacidade de matar bactérias e/ou certos microorganismos, evitando possiveis danos que estes possam vir causar as plantas.
Espero ter te ajudado em algum ponto Smart2,
Obrigado,
Gabriel K.


Cultive no amor a sinceridade,
Para receber em igual a verdade,
Ou, em resumo, se assim prefere:
Sem nenhum mal causar,
Faça o que tu queres.
Avatar do usuário
matheus_mpd
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2015, 08:25
Localização: Cuiabá - Mato Grosso
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por matheus_mpd »

Olá Kleiman, eu sempre uso agua do meu ar, do jeito que voce falou e pelos mesmos motivos :D . Contudo, é importante lembrar que o ar condicionado deve estar com a higiene e a manutenção em dia para garantir a maxima pureza da agua : joia :


|“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”| Marcos 8, 36
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Minhas plantas são regadas a água da torneira e chuva, nunca tive problemas, mas faço anualmente a manutenção do substrato.
No meu cultivo, únicas plantas que não se dão muito bem com água da torneira foram as sarracenias.


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Sou um utilizador deste método a um bom tempo e nunca tive problemas em minhas plantas. No trabalho tem 6 condicionadores de ar de 60000btus, vai muita água fora.
Rodrigo escreveu:Minhas plantas são regadas a água da torneira e chuva, nunca tive problemas, mas faço anualmente a manutenção do substrato.
No meu cultivo, únicas plantas que não se dão muito bem com água da torneira foram as sarracenias.
Tenho uma d. capensis que é regada a um ano com água da torneira, e ela está firme e forte, sem nunca ter trocado o substrato.

Abç


Avatar do usuário
Douglas Franz
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 29 Fev 2016, 01:32
Localização: Foz do Iguaçu - PR
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Douglas Franz »

Durante muito anos reguei as PC's com água de ar condicionado, porém percebi que algumas Droseras aceitaram a água normal, não tendo sofrimento algum...

Mas há algumas que não aceitam.... Por isso recomendo sempre o uso de água com a maior pureza possível.
Agora que estou voltando tenho fácil acesso a água de osmose reversa, que é a água mais pura possível, e estou utilizando este tipo de água chamado Tipo I.

Mas água de ar condicionado é muito boa mesmo.


Aprendo para viver, vivo porque aprendo....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem