Uso do GA3

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Fabio escreveu:Atenção senhores,

Eu não falei que o uso de GA3 em sementes de Dionaeas, Sarracenias e Darligtonias é indevido ou que não funcione.
Fabio escreveu:Posso afirmar que para muitas espécies (ou gêneros) o uso é irrelevante.
( Para sarracenias por exemplo, basta uma estratificação a frio
O que afirmei é que comprovei ser desnecessário, pois sementes frescas não precisam de quebra de dormencia e quando precisam (por não serem tão frescas) uma estratificação a frio resolve (sem gastar dineiro com isso).
Não sei se o "lamentável" foi de fato para mim, mas se foi, me ofendeu desnecessariamente amigo.
Bom, eu li oque foi escrito por você, li tambem oque respondeu aos outros e mantenho oque escrevi, :geek:
Eu acredito que você não percebeu que aqui dentre outras coisas prezamos aprimoramentos e evolução, e não o conformismo.
Em outras palavras, oque você escreveu foi basicamente: " o GA3 é ineficaz no processo germinativo de sarracenias".
Sendo assim te informo que ao utilizar as palavras "posso afirmar" como você fez, passou a ideia de certeza, sendo assim, afirmou uma inverdade, levando membros a se desestimulares previamente sobre o uso de tal substancia que é funcional.
Se não queres que tuas mensagens sejam mal interpretadas e ou distorcidas, comunique-se de forma clara e exclarecida, assim não vai ter problemas.
Fico chateado com esse tipo de assunto porque fui prejudicado inumeras vezes ao longo do caminho que percorri até aqui em relação a cultivo, e foram premissas e relatos simulares o seu que me prejudicaram : bad :


Quanto ao lamentavel, nao me referi a você diretamente, e sim ao fato em questão.
Para alguem como você, considerado destaque em outro forum, era esperado uma conduta adequada, uma vez que se presume que tenhas certa experiencia como cultivador, e não fundamentalismo que passou.


Infelizmente esse tipo de coisa ocorre, mas não é aceitavel continuarmos convivendo com dogmas.
Nem quero prolongar essa conversa, que inclusive o topico ja foi poluido e causou aborrecimentos : tony :

trabalhamos efetivamente aqui para dar continuidade progressiva ao hobby, e não o conformismo e estaguinação.

Fabio, espero que a conversa termine aqui, caso queira continuar sugiro que use mp :geek:


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom, vamos lá....

Ontem à noite não continuei acompanhando o debate pois estava usando um 'smartphone'.

Acredito que 'errei' na minha observação (...não vou comprar mais...) e isso tenha sido motivo para essa pequena rusga (desnecessária). Amigos... sejamos razoáveis, a explanação de experiências pessoais é fundamental para o acúmulo de conteúdo deste fórum.

Aproveito para dizer que fui hoje cedo ao Ceasa conversar com o Marcos Ono sobre pcs e sobre o GA3. Descobri que no momento está proibido o comercio deste hormônio (tem o mercado paralelo) mas tende a liberar logo. E que produtores de uvas e outras frutas são grandes usuários do hormônio.

Daniel,
peço um tópico 'passo a passo' de como utilizar o hormônio. : joia :

E pessoal... calminha aí... hoje é sexta feira 13! :twisted:


Valdemar Schossland
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 90
Registrado em: 12 Ago 2010, 22:43
Localização: Joinville-SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Valdemar Schossland »

Na verdade o uso não esta proibido por aqui,andei atraz de empresas que fabricam,o proibitivo no Brasil é o preço abusivo,me pediram em 1 gr a bagatela de R$ 380,00!!!


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Valdemar Schossland escreveu: ...é o preço abusivo,me pediram em 1 gr a bagatela de R$ 380,00!!!
Urrahh meu!!!
Baratinho heim?!? Com esse preço como vou poder fazer minhas experiências!! :cry:


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Pessoal... Não foi pelos relatos do Fabio que desisti de usar o GA3... Simplesmente não vou com a cara de quimico... Nunca fui... E por enquanto quero pegar experiencias sem precisar de quimicos... Qndo eu ver que não tem como... Eu testo... Mas acho essencial essa passagem.

Exemplo eu não posso realizar germinações por Tecido de cultura sem saber germinar no musgo... Essa ideia não é absoluta... Pq você pode ir direto para TC mas pra mim é pular etapas... Porque se eu for direto agora as chances de me dar mal é maior... Assim tambem penso para quimicos...(nada haver mas foi uma comparação...)

O lado negro da força deve ser relatado... O problema é que muitos não concordam, mas ele existe...

Galera, vamos discutir menos e debater mais...

falows...

PS. Fabio... Parece que é um fan de StarWras... =D


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

Fico muito contente em saber que alguns entenderam o que de fato escrevi aqui. Obrigado!

Mas vamos ao assunto que é o que importa

Usei algumas vezes o GA3 e sei que o mais "difícil" em preparar a solução é justamente conseguir dissolver o pó. Muitos afirmam que o ideal é a utilização de álcool.

Eu consegui alguns resultados (relato meu, se me permitem), misturando em água e esperando 24 horas para poder usar. Este pode não ser a melhor forma, mas me foi útil.

Depois da solução pronta, eu enrolo as sementes em papel toalha e mergulho no produto por algumas boas horas ( cerca de 12 horas ).

Também já testei germinar com o "AZOO - Plant Gibberelin" produto vendido em lojas especializadas em aquários plantados. A germinação ocorreu, mas não tenho como garantir que foi por conta deste produto ou se as sementes estavam frescas.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fabio escreveu: ...enrolo as sementes em papel toalha e mergulho no produto por algumas boas horas ( cerca de 12 horas ).

Também já testei germinar com o "AZOO - Plant Gibberelin" produto vendido em lojas especializadas em aquários plantados. A germinação ocorreu, mas não tenho como garantir que foi por conta deste produto ou se as sementes estavam frescas.
Inteligente o uso do papel toalha!
Tinha dúvidas em como banhar as sementes com o hormonio e somente depois coloca-las no substrato.
Esse 'Plant Gibberelin' é muito caro?
De tanto falar em GA3 agora virou 'idéia fixa'. Vou comprar o hormônio e esse 'Plant Gibberelin'. Como tenho ainda +/- uma centena de sementes de neps que sobraram quero fazer uma experiência comparativa entre a semeadura tradicional e a turbinada!


Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

É bem mais barato que a grama do GA3, mas antes que me interpretem mal, não estou falando que é melhor que o mesmo e repito que não sei se foi por conta do Plant Gibberelin que as sementes germinaram, mas de fato é mais um produto a se estudar.

http://www.aquaguppy.com/loja/produtos.asp?produto=1174

Nota: nunca li, de forma positiva, nada a respeito da utilização de GA3 em sementes de Nepenthes ( não estou dizendo com isso que não devam tentar )
Editado pela última vez por Fabio em 13 Ago 2010, 13:25, em um total de 1 vez.


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Marciel, pelo que andei vendo o GA3 não serve pra nada em sementes de nepenthes...

Não entendi esse lance do papel toalha, eu faço do jeito que o Carlos do Carnivoras Online me ensinou,
com uma seringa eu injeto a solução misturada em saquinhos zip-lock contendo as sementes, e deixo as sementes totalmente submergidas (ou boiando) na solução por 22 a 24h.

Uma coisa que vale apena ficar sabendo também, é que fora da geladeira o GA3 perde efeito completamente em poucos dias (se já estiver dissolvido)...

A Liza do PCBR comentou sobre o hormonio Superthrive, é utilizado entre os cultivadores de Bonsai, e o professor dela fez o teste com uma dionaea que teve armadilhas com 4cm, não conheço sobre esse hormonio ainda mas acho q vale apena conferir!!!

Quanto ao valor do GA3, acho que tentaram te vender heroína Valdemar... :kkk4:

Tenho 2 contatos no brasil que o valor do grama do GA3 custa menos que 10% disso, acho que essa história de ser proibido tbm não tem haver
visto que existem fabricantes aqui no Brasil q produzem essa substancia.

Pra importar custa cerca de 50 dolares, 50 gramas da substancia ($1 por grama), fora o frete.

Abrx.


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

crytech escreveu:...Não entendi esse lance do papel toalha...
Foi a forma, na época, que encontrei de fazer o mesmo que vocês. Assim as sementes ficavam submergidas totalmente na solução. Com uma facilidade extra para coletar as sementes depois.

Abraço!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem