Uso do GA3

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Recebi umas sementes de Dionaea Giant Forms da Republica Tcheca
e no pacotinho diz pra armazenar a 4ºC. As sementes são de agosto de 2009 e de 25 sementes consegui germinar 6 com GA3.

Pode até ser que não seja necessário estratificar (nesse caso tbm não precisa de ga3 né?), mas será que fora da geladeira duraria tanto tempo?
Quando eu descobri q era do ano passado pensei q nenhuma fosse germinar, mas incrivelmente germinaram algumas...


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fabio escreveu: ... a estratificação em sementes de Dionaea é praticamente desnecessária também...
É a tal história... repassamos as informações/experiências dos mais antigos (bota antigo nisso!) antes de aplicá-las em nosso próprio cultivo.

Tenho um amigo que conseguiu relativo sucesso na germinação de dionaeas sem estratificar as sementes. Fiz o mesmo com algumas (duas) sementes vindas do M.Ono e tive 100% (germinaram as duas)!. O restante das sementes guardei (esqueci!) na geladeira e só me dei conta disso quase quatro meses depois. Resolvi tirar a prova dos nove. Peguei algumas sementes e joguei em um 'bog'. Mais ou menos um mes depois germinaram duas de seis que plantei. Então... no final das contas acho que o mais importante em relação as sementes é quanto mais recente for (frescas) melhor!

"não estou dizendo que não é para estratificar!!!" :roll:


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Concordo Marciel...

Então apesar de eu não poder falar muito pois a experiencia não deixa, vou dizer o que andei lendo por ai...

A melhor forma de armazenar sementes é na geladeira¹... E acho que fora da geladeira(até dentro dependendo do tempo) conforme os meses passam a taxa de germinação vai diminuindo, ai é onde entra o GA3...

Acho que a maioria das plantas podem germinar naturalmente e sem complemento nenhum desde que estejam frescas, no caso de serracenias se não me engano tem uma forma que não precisa de estratificação tambem, o problema é acertar o ponto de colher as sementes²...

1: corforme o que andei pesquisando, não sei se são todas as especies por isso pesso revisão ai...
2: li sobre isso em algum lugar e não lembro que disse, mas acho que era isso mesmo...

Pessoal está ai minha opnião... não sei se é exata, por isso pesso que corrijam qlqr coisa que tenha de errado...

E pra sementes de nepenthes? o GA3 funciona?

falows..


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

Já fiz muito teste de germinação com/sem GA3 e não vi diferença entre as sementes que usaram.

Quanto a manter as sementes em temperatura baixa em seu armazenamento, ajuda sim, mas apenas para manter as sementes vivas e não para germinar mais rapidamente ou algo do tipo. Entretanto, é bom lembrar que manter simplesmente as sementes em geladeira não é o mesmo que estratificar a frio.

Quanto a elas serem "velhas", não quer dizer que só vai conseguir germinar com GA3. Eu mesmo germinei muitas sementes do czplants, sem uso de tal artifícil e sem estratificar.

Já o uso do GA3 em sementes de Nepenthes não é recomendado.

GA3 pode ser bem utilizado em algumas espécies de Droseras mais "complexas".

Podem continuar usando o produto em sementes de Dionaea ou Sarracenias, garanto que vão conseguir germinar de toda forma, mas pessoalmente acho que tais métodos servem apenas para tornar o processo germinativo mais trabalhoso e caro.

Sou totalmente incompetente para falar de cultivo de Dionaeas e Sarracenias, mas posso dizer sem nenhuma modestia que já germinei sementes suficientes para desacreditar na importância que o GA3 tenha para germinação dessas sementes.

:? Acredito que apenas Sarracenias foram mais de 500 sementes germinadas.
O que indica que já matei mais de 500 Sarracenias aqui :lol:


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

j4ck_666 escreveu: ...E pra sementes de nepenthes? o GA3 funciona?...
Talvez ajude a germinar sementes mais antigas que não germinariam no metodo tradicional.
Penso que este hormonio não seja a salvação da lavoura como parece. Ou que dê tamanho trabalho para utiliza-la que no final acabaria por não compensar o esforço (taxa de germinação menor ou igual).
Eu fico somente no 'achismo' pois nunca usei o produto (mas tenho curiosidade!). :roll:

Se alguem quiser vender (GA3) eu compro!! - Podem esquecer, depois do que o Fábio falou eu não preciso mais desse hormonio! hehehh! :lol:


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Fabio assasino de Serracenias... HEhEhHE... Mas morre pq?

Então não é recomenrado pra seeds de nepenthes... uhm... Bom saber...

Se as sementes estiverem mais velhas sera que as chances de germinação não aumentam com o GA3?

Marciel eu tambem to nesse achismo... Tenho que testar... Ou ler mais sobre o assunto...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

Até hoje eu não sei como consigo matar as Sarracenias aqui, mas tenho certeza que estou fazendo alguma besteira.

Sementes velhas:

de Nepenthes? podem tentar o GA3, vela e uma galinha preta hehehehhe

de Sarracenias e Darlingtonias? estratificação. A estratificação é justamente para isso, caso saiba que as sementes são frescas, podem jogar no vaso sem preocupação nenhuma.

Tem um tópico que falo sobre germinação "in aqua" para essas duas no outro site. Vou atualizar com as fotos que sumiram e trazer para cá depois se quiserem.

de Dionaeas é jogar no vaso e rezar

Recomendação básica

Não comprem sementes velhas


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Esse domingo vou plantar sementes de sarracenia purpurea e dionaea tipica sem ga3,
vamos ver.... Se germinarem eu boto fé!!

Já tentei germinar sementes de dionaea sem ga3 e não germinou nenhuma,
depois disso fui atrás do ga3...... Mas pode ter sido só azar mesmo... eheheh

Sarracenias eu nunca tive coragem sem ga3 (Mas tbm não obtive muito êxito, as poucas q germinaram morreram poucos dias depois)

: cafe :


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

Já havia desistido de Dionaea, mas vou comprar sementes de só por causa deste tópico heheheheh

assim que chegarem, em 3 semanas :( volto aqui para acompanharmos.

vou comprar a mais barata que achar, pois o futuro delas é certo : bad :


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Eu estou ficando satisfeito de dionaeas típicas poraqui, e ainda tenho umas 60 sementes...

Depois que eu plantar no domingo vou doar o restante, se você quiser esperar!!! : joia :


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem