Uso de espuma fenólica em estacas de Nepenthes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Uso de espuma fenólica em estacas de Nepenthes

Mensagem por rdrgobra »

Vasculhando a web eis que me deparo com um vídeo interessante, no Youtube, que ensina como enraizar estacas de Neps em espuma fenólica:

Enraizamento de estacas de Nepenthes em espuma fenólica

O vídeo está em espanhol, porém é fácil de entender o que o cara explica :mrgreen: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Até que eu entendi, mas não compreendi. :?
Eu nunca vi uma planta qualquer nessa espuma, sempre vejo vídeos e é a primeira vez que vejo estaquias de nepenthes.
Agora fica minha pergunta e como as raízes sairão desse raio de espuma?

Caraca, cada dia um tabu quebrado.

Daqui a pouco vão querer fazer estaquias em orelhas de velhos, tem umidade e pelo pra cacete para sustentar a planta. :afraid:
Menos nas minhas, eu não me importo com meus cabelos brancos, mas pelos nos ouvido não.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, a espuma fenólica é usada a tempos para se germinar sementes ou enraizar estacas. As raízes adentram a estrutura da espuma, que devido a sua porosidade permite que as mesmas saiam para fora, e é nesse momento que devemos plantar as estacas no substrato definitivo.

Tem um outro vídeo deste autor aonde ele ensina a fazer um substrato alternativo para Neps, eu vou ver se o acho e posto aqui.

Aguarde...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem