umidificador caseiro

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

É pelo jeito nao vai dar pra usar nas PC´s =/
Mais fica ai a ideia como um esbosso para talves futuras adaptaçoes as plantas


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

arquimedes escreveu:Iai pessoas?Tava fussando pela net atras de projetos de umidificadores de ar caseiros(que posso usar para as PC´s),e um me chamou atençao pela simplicidade,mas antes de ir mais afundo, gostaria da opiniao de vocês :)
Lista de materiais:

1 botija cerâmica
[img]http://img7.imageshack.us/img7/5026/moringaa.jpg[/img]
1 aquecedor elétrico para aquários (recomendável de 10W). Encontrádo em qualquer petshop por menos de dez reais.
[img]http://img830.imageshack.us/img830/3229/aquecedor.gif[/img]

Modo de fazer:
1) Encha a botija com água até o gargalo.

2) Coloque a botija em um canto, o mais próximo possível de uma tomada elétrica.

3) Insira com cuidado o aquecedor dentro do recipiente, deixando chegar até o fundo e obviamente o fio elétrico para fora.

4) Verifique a voltagem do aquecedor e da tomada em questão; só ligue se forem compatíveis.

5) Após ligar, feche as janelas e portas do recinto, para que ocorra uma primeira umidificação no ambiente. Uma boa idéia é fazer isso à noite.

6) Esse processo inicial pode durar umas oito horas e depois disso você já notará a diferença na qualidade do ar. Já poderá abrir a janela normalmente.

8) Verifique com freqüência o nível da botija e mantenha-a cheia até o máximo possível. Evite que a água desça até o nível do aquecedor, pois este poderá se danificar

Oque acham,vale a pena tentar fazer??
Olá Arquimedes,

Se me permite a opinião, eu particularmente não usaria essa tecnica.
Se a ideia é a evaporação de água com baixo custo, o mais confiável hoje em dia é um umidificador ultra-sonico.
O consumo dele é baixo e ele consegue evaporar maior quantidade de agua em menos tempo que o aquecedor consumindo com isso menos energia.
O umidificador tem um sistema de desligamento quando a agua acaba, evitando com isso qq dano.
Já considerando/agregando os pontos em que nossos outros companheiros já se manifestaram eu fico com o umidificador.
Concordo que a principio sai mais caro mas de repente em 3 meses você já o pagou comparando com o aquecedor.

Sigo à disposição para eventuais esclarecimentos.
Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Arquimedes, eu vou testar esse método. Obrigado amigo pelo projeto. Genial ele. Econômico na construção e manutenção.

Carnivoras_Online, acho que estamos esquecendo que em um sistema pequeno e fechado como uma estufa não profissional, não é necessario a umidificação constante do sistema, pois ele mantem a mesma. Logo, essa moringa com aquecedor precisaria ficar ligada em picos de seca no ambiente externo. e desligada depois de 30 minutos/1h de uso.

Acho o custo/beneficio ideal, afinal o gasto de manutenção elétrica de equipamentos de aquarismo são baixos.

O problema dos umidificadores ultrasonicos é: Os que são feitos para ambientes de alta umidade são caros, os que não são feitos acabam diminuindo tempo de viabilidade pelo efeito da alta umidade que eles proporcionam.

Digamos que esse sistema fique, por dia 4h ligado. O gasto é igual a de uma lampada. Para um sistema pequeno acho exagero comprar um umidificador elétrico. Alta performance para algo que não vai ter via comparação custo/beneficio muito diferente na manutenção, mas vai ter um custo/befenicio diferente na compra do equipamento.

Pessoalmente dizendo, eu usaria a moringa em uma estufa pequena/media.

E usaria o umidificador em uma estufa com área media/grande.

Abraços gente.

Jaiadeva Seus.

P.S: Concordo em usar algo com maior superficial de contato com o ar. Talvez adicionar na moringa algumas pedras como brita, ela o contato, retem calor, e nisso faz com que a evaporação seja maior.
Talvez em vez de moringa uma bacia/panela pequena de barro, ou pote sem furo de drenagem.
Teria que testar para ver a eficiência comparada das variáveis do projeto.

P.S. II - Revendo realmente não é tão eficiente assim, o aquecedor chega a 35ºC só, e o contato com o ar é muito pequeno, para chegar a umidificar o ambiente teria de aquecer muito mais, o que cozinharia a planta. Porem pensei em algo tão barato como pratico, uma caixa de plastico pequena, água e um cooler de computador na caixa, vi a um tempo para fazer um ar-condicionado caseiro para PC.
Acho que umidificaria bem, gastaria pouco e seria pratico. Tentar agora em fevereiro essa caixa e posto no forum. :D


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,

Muito boa sua idéia vai ajudar muita gente mas eu tenho receio do esquecimento de algumas pessoas (eu incluso) com relação ao reabastecimento d'água.

Tenho aquários e sei o que acontece quando o aquecedor deixa de ter contato com a água. Com a falta de água ocorre o estouro do vidro/queima da resistência(que é uma mola). Geralmente essa mola abre num determinado ponto e a corrente deixa de circular e, consequentemente aquecer.
Mas existe a possibilidade desta mola se partir próximo aos pontos de contato com a tomada, quando isso ocorre ela se retrai e pode acabar tocando no outro lado do contato(fio) ocorrendo o curto-circuito.


Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Carnivoras_Online escreveu:...eu tenho receio do esquecimento de algumas pessoas (eu incluso) com relação ao reabastecimento d'água.

Tenho aquários e sei o que acontece quando o aquecedor deixa de ter contato com a água. Com a falta de água ocorre o estouro do vidro/queima da resistência(que é uma mola). Geralmente essa mola abre num determinado ponto e a corrente deixa de circular e, consequentemente aquecer.
Mas existe a possibilidade desta mola se partir próximo aos pontos de contato com a tomada, quando isso ocorre ela se retrai e pode acabar tocando no outro lado do contato(fio) ocorrendo o curto-circuito.
A preocupação do Carlos faz sentido, portanto recomendo o uso deste umidificador de baixo custo apenas se a pessoa tiver tempo disponível para ficar monitorando o nível da água, caso contrário optem pelo umidificador eletrônico mesmo visando evitar futuros dissabores.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Tenho a impressão de que já vi alguma semelhante a esse projeto e eu já tinha feito um semelhante que foi me aconselhado a retirar da estufa, isso logo no começo que a montei.

O meu nada mais era do que uma vasilha com um aquecedor igual e me recomendaram a tirar o aquecedor porque o vapor era quente e o ideal seria um umidificador ultrassônico com timer.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

No inicio do site carnívorasonline eu montei(não lembro se postei) um projeto parecido mas creio que a idéia usava aquecedor com termostato e era pra manter a temperatura ambiente mais estável na estufa.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem