Uma planta muito interessante!

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Uma planta muito interessante!

Mensagem por MarcioGRocha »

Olá pessoal! Ganhei uma planta conhecida como "falsa carnívora". Andei pesquisando e verifiquei o nome de Aristolochia.
Quero saber de vocês o que sabem sobre essa planta e se ela é carnívora ou não! Quem meu deu essa planta de presente foi minha ex-professora de Biologia e ela me contou que vários insetos entram na flor que mais parece uma armadilha. Entretanto, não consigo diferenciar se é ou não uma carnívora!

Fotos meramente ilustrativas...

https://www.imep-cnrs.com/tassili/Arist ... 3_9794.JPG" onclick="window.open(this.href);return false;

https://www.tropicamente.it/home/catalo ... entina.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Pessoal essa fotos não são da minha planta, mas são idênticas!

Fiquei sabendo através da minha mãe que teria muito no interior do estado e meu tio conseguiu me trazer uma.


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Infelizmente esta planta não é carnívora :( , mas não deixa de ser muito bonita e interessante :D . Ela atrai os polinizadores por meio de um aroma semelhante ao de carniça :shock: . É neste momento que alguns deles (moscas) ficam aprisionadas em seu interior vindo a morrer, porém a planta não se beneficia dos nutrientes advindos destas "presas" ocasionais ;) .

Ela é nativa das Américas (Central e do Sul) e, sendo assim, ela é relativamente comum no Brasil. Atrás da minha residência, há inclusive uma A. gigantea que nasceu ali graças a sementes trazidas pelo vento, pássaros ou mamíferos silvestres :mrgreen: .

Vale lembrar que as PNCs do género Aristolochia são tóxicas, podendo o contato com as mesmas provocar irritação da pele, portanto cuidado no trato com esta planta : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

Rodrigo, muito obrigado pelo esclarecimento.
Vou me livrar dela então... :shock:


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marcio você me entendeu mal, não precisa se livrar da planta. Basta apenas ter cuidado quando for mexer nela, visto que aqui na minha residência eu possuo algumas plantas venenosas como Caládios, Comigo-ninguém-pode, Lírios etc e nem por isso penso em me desfazer delas.

Eu só te avisei com o intuito de te proteger de um eventual acidente, além do mais você estaria fazendo uma desfeita para com a pessoa que lhe deu a planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

Verdade, agora eu entendi o que você quis dizer...

Obrigado novamente!

Aproveitando o tópico: Comprei um kit de 40 sementes de Dionaea sortidas em um site estrangeiro chamado Flytrap.com mas não consigo achar meu pedido e como o site é em inglês estou perdido.... Comprei através do PayPal e meu pagamento já foi aprovado, mas não sei quanto tempo demora pra chegar... Alguém aí conheçe esse site ou já fez compra lá?


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem