Uma linda flor

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Uma linda flor

Mensagem por rdrgobra »

Hoje, quando estava dando uma geral em minhas carnívoras, eu reparei que minha P. "Tina" x emarginata havia me brindado com uma bonita flor. O que esta me deixando intrigado é o fato dela ser mais clara que as anteriores e suspeito que isso se deva a complexa hibridização desta PC. Para terem uma ideia do que estou falando deem uma olhada nas fotos abaixo:

Foto 1 - Tirada em 19/02/2013

[img]http://farm9.staticflickr.com/8090/8489 ... 7c9c_z.jpg[/img]

Foto 2 - Tirada hoje (13/05/2013)

[img]http://i1287.photobucket.com/albums/a63 ... 486254.jpg[/img]

E aí amigos, qual a opinião de vocês sobre este assunto?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

caramba rodrigo, que diferença de coloração :shock:
sera que a mudança não foi ocasionada por mudanças no clima, alimentação da planta, luminosidade sei lá
nas minhas eu ja notei um clareamento de uma mesma flor com o passar dos dias , mas nada assim


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

nelciJ escreveu:sera que a mudança não foi ocasionada por mudanças no clima, alimentação da planta, luminosidade sei lá
Bom, a única coisa de anormal que fiz foi separar um clone que ela gerou e trocá-la de vaso. Agora ela se encontra em uma "jardineira comunitária", junto a mais 3 espécies de Pings que possuo, porém cabe lembrar que ela já estava gerando a haste antes de eu providenciar a mudança de "morada".

Obs.: Estou deixando o substrato "secar" entre as regas, mas não sei se isso pode influenciar no padrão de cores das flores desta PC.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

talvez tenha sido o stress da mudança que tenha causado isso , eu cultivo as minhas da mesma forma que você esta fazendo com as suas ,e as flores delas não tem esse tipo de mudança , apenas ficam com as flores mais claras ou mais intensas conforme o tempo da flor já aberta vai passando


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Rodrigo, além do fato da mudança de vaso, eu chuto que pode ser alteração de pH. Geralmente alguns pigmentos têm esse comportamento. Lembra daquela aula de química - indicador ácido/base? (no seu caso, curiosidade a ser confirmada)

Ou a planta produziu menos pigmento por causa da mudança.

: joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Nelci - Acho estranho uma simples mudança de vaso provocar isso, pois se fosse o caso seria mais fácil para a PC abortar a floração, igual a uma D. capillaris que derrubei o vaso e tive que replantar as pressas. A planta estava se preparando para florir, porém depois do ocorrido a haste foi definhando até secar por completo. Somente agora, transcorrido quase vinde dias, ela esta lançando outra haste floral.

Ivan - A ideia do PH é interessante, mas será que ele tem poder para alterar a cor da flor desta PC? Confesso que fiquei curioso para saber o quão ácido é o substrato aonde esta Ping esta e, sendo assim, vou ver se faço um teste para descobrir.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo,

De qualquer forma marque bem esta planta, pois pode até ser uma característica deste indivíduo.

A flor ficou bem bonita. : joia :

Abç

ps não vai esquecer de polinizar. Se possivel, somente com o pólem dela.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito bonita esta flor, e interessante a diferença de cores :o


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel -
MarcielS escreveu:De qualquer forma marque bem esta planta, pois pode até ser uma característica deste indivíduo.
Pode deixar amigo, pois esta PC terá tratamento especial de minha parte ;) .
MarcielS escreveu:não vai esquecer de polinizar. Se possivel, somente com o pólem dela.
Aí complica, pois pela técnica direta ela não esta aceitando a polinização. Ou preciso destruir a flor dela para polinizá-la ou então terei que fazer uso de uma outra planta não-irmandada (advinda de clone) para concluir o processo :? .

Felipe - Valeu pelo elogio, amigo : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem