Uma critica

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Uma critica

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Estou postando não como moderador ou administrador do fórum, mas sim como um novato que se interessou por plantas carnívoras a apenas alguns meses.
Tem muita gente aqui que é veterano em plantas carnívoras e muitos desses é mais novo ou tem a idade de meu neto.

Então essa critica vai para os puristas e não sou poucos que criticam os que usam artifícios para germinarem sementes e mesmo manter suas plantas e espero de coração que não levem para o lado pessoal.

Vou tentar argumentar que o uso é valido e espero que aceitem quem usa desses artifícios.
Até a segunda guerra o homem morria facilmente de algumas doenças e após isso muitas delas foram erradicados ou então criados remédios para muitas delas.

A lei da natureza antes desses remédios e vacinas era que só os fortes sobreviviam, aos mais fracos restava à morte.
O exemplo mais próximo que temos foi a gripe espanhola que se espalhou pelo mundo no final dos anos 1910 e calcula-se que matou entre 50 a 100 milhões de pessoas, muito mais pessoas que as duas grandes guerras juntas.

Depois do avanço da medicina o numero de mortes causadas por gripes, pestes, etc., praticamente acabaram. Inclusive hoje existem muitas vacinas para doenças que até 30/40 anos atrás eram comuns em crianças, mais uma vez a natureza dizendo só os fortes sobrevivem.

Com tudo isso a população mundial explodiu e essa massa monstruosa precisa ser alimentada e para isso também foram criados remédios e vacinas para animais que nos serve de alimento e produtos químicos para a lavoura, claro que muitos desses produtos causaram um tremendo mal e hoje a preocupação com o meio ambiente faz com que os danos sejam muito menores do que há 20 anos e cada vez mais o homem estará preocupado com isso e surgirão outras maneiras.

Claro que agrotóxicos serão usados, mas também serão usadas alterações genéticas tanto nas plantas, já temos a soja, como também em suas pragas.
E tem mais, tanto os animais para consumo serão cada vez mais modificados geneticamente como também as plantas e para isso vale muita coisa.

Então quem usa GA3 e fungicida para germinar suas sementes e acabar com fungos não deveria ser criticado. Quem quiser seguir as regras da natureza que faça isso e quem quiser fugir a essas regras que também o faça e um grupo não deve criticar o outro. Afinal isso é um hobby, nada mais que isso e uns tem mais paciência que outros.

Como disse anteriormente eu sou apenas um novato e esperar um ano para ver uma semente germinar é muito tempo.
Espero que me entendam, acho deveras interessante quem já consegue germinar sementes sem o uso de artifícios e eu ainda chego lá.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

E ai Paulo... Tudo certo?

Cara... Eu acho o interessante o uso do GA3, pois é uma possibilidade maior de ter sucesso na germinação...
Mas tambem eu particularmente gosto de passar por um processo de aprendizagem e tals...
Pois acho que o GA3 é um nivel acima... hehehehe... Vou devagar ate chegar a cultura de tecido...
Estou até querendo o GA3 tambem, pra ver se funfa umas seeds de nepenthes, mas to quebrado de grana...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

E aí Paulo!!

Na minha opinião, o GA3 deve sim ser usado, não entendo por que ser contra. Claro que é legal ver suas semetes germinando naturalmente, mas se podemos ajudá-las, por que não?
Eu seria contra o GA3 só se o pessoal começasse a disperdiçá-lo com sementes fáceis de germinar, como D. burmannii ou byblis.
Como você disse, o meis forte sobrevive, mas por mim, todos tem o direito de nascer.

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Eu acho que pelo fato de querermos germinar sementes na nossa região, que não é a mesma da origem das plantas na natureza, as vezes nos obriga a usar estes produtos, acho que se cultivassemos elas exatamente com o mesmo clima do local de origem na natureza, elas nasceriam sem precisar de venenos.
Por exemplo, aqui tem muita umidade (Fungos :evil: ) a montueira de sementes que plantei está se perdendo mesmo eu ter tascado CAPTAN sem dó nelas... Mas tem algumas germinando, para a minha pouca felicidade é a ultima que eu esperava que germinasse, esperava pela S. purpurea ou S. minor, mas a S. alata foi mais ligeira que os fungos :)

Com estas sementes eu percebi que nao tenho experiência nenhuma com sarracenias + fungos + clima frio e umido...
Acho que está valendo a experiência, estou aprendendo com as falhas.
Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Bom... acredito que o uso do GA3 é viável, mas quando necessário. Concordo com o Felipe quando ele diz que "pelo fato de querermos germinar sementes na nossa região, que não é a mesma da origem das plantas na natureza, as vezes nos obriga a usar estes produtos", e com o Bruno Millan quando fala que o uso do GA3 não é legal quando começamos a "disperdiçá-lo com sementes fáceis de germinar, como D. burmannii ou byblis".
Ainda não usei nenhum produto em minhas pc's ou seeds para evitar ou controlar pragas. Deixo-as ao natural. Aprendi bastante com isso, mas estou começando a entender onde e quando o uso de tais produtos tornam-se válidos. Acabei de encomendar um pouco de GA3 com o Paulo aqui do Fórum. Mas sei que, antes de mais nada, devemos tomar nosso cultivo como uma sucessão de testes. Cada um de nós mora em uma região diferente em clima, temperatura, e muitas vezes uma mesma espécie comporta-se diferente em dois tipos de ambiente. Sofrendo com "coisas" que elas não encontrariam em seu ambiente natural. Cabe a nós "pesarmos as medidas", observando, e suprirmos as necessidades delas sempre que possível. Mas, ressalto: acho que quanto mais próximo ao natural, as pc's agradecem.

Um abraço. : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
André Fabri
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:14
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por André Fabri »

Ahhh, agora nem rola eu repetir tudo q eu tinha dito, mas só deixar registrado que eu tambem acho que nao ha problema algum em usar métodos artificiais pra germinar PC's, pois a existencia dessas plantas "forçadas" é inofensiva pro bom andamento da seleção natural.


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Pois é... E tambem tem a grande chance(acredito eu) dessa semente forçada a germinar ser mais forte que uma que germinou naturalmente...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

Aih eu jah nao sei Jack, mas eu sou a favor do uso de meios nao naturais para germinação, como foi dito, local diferente do de origem, custo de sementes, etc, qualquer ajuda é muito bem vinda na germinação, jah encomendei o Captan e o GA3, sobrou semente na frente que precise, nem penso duas vezes, e obviamente desperdiçar com sementes de Droseras...... é não dá né, rererrerererer


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Como um colega nosso disse, nas sementes que ele produz não usa artifícios.
O grande problema são as sementes que compramos por aí, eu por exemplo comprei um monte delas fora do Brasil e um chinês me mandou alguma coisa que carnívora não é.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

É esse negocio de comprar de fora é complicado mesmo... Se tiver o produto em mãos, pq não... né?

falow.s...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem