Uma carnívora no 68º encontro da SBPC

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
viniafreire
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 42
Registrado em: 29 Jan 2016, 01:16
Localização: Porto Seguro/BA
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Uma carnívora no 68º encontro da SBPC

Mensagem por viniafreire »

Bom amigos, eu fiquei um tempo sem postar ou participar de algo aqui no fórum, porém sempre estava de olho, hoje venho contar uma experiência maravilhosa que tive por causa do cultivo de PCs.

Do dia 03 ao dia 09 de Julho aconteceu o encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em minha cidade, Porto Seguro, na Universidade Federal do Sul da Bahia, a universidade em que eu eu estudo. É o maior congresso de ciência do Hemisfério Sul, para quem não conhece, encontre uma maneira de participar, pois é espetacular. No encontro estavam todas as instituições governamentais de pesquisa representadas por seus pesquisadores, as fundações de amparo a pesquisa como a Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia(FAPESB) na qual sou bolsista, de São Paulo(FAPESP), de Minas Gerais(FAPEMIG) entre outras.

O grande cerne desse encontro é a divulgação científica e cada ano tem um tema relacionado com as expectivas da ciência no Brasil e no mundo, e este ano os temas foram: Sustentabilidade, Tecnologia e Integração Social. Quem quiser saber mais, dê uma clicada no link que deixei logo acima, pois falei ainda muito pouco sobre a SBPC.

Dentre as várias atividades que existiram no encontro, tinha um espaço chamado "SBPC Jovem", onde recebemos principalmente estudantes de Ensino Médio das escolas da região e todas as outras pessoas que quiseram ir. Na SBPC Jovem tinha um planetário; larvas, ovos e mosquitos da dengue para ver em microscópio; também podíamos ver células animais e vegetais pelo microscópio; tinha um estande sobre os Mistérios do Mar, onde era possível ver plâncton marinho pelo microscópio, no qual eu era monitor por fazer parte da pesquisa em que desenvolvo como bolsista da FAPESB; também tinha um estande de botânica, com banquetes feitos por plantas não convencionais(PANCs) e uma parte de divulgação botânica, na qual levei a Byblis Liniflora.

Por questões de logística, só consegui levar a Byblis na metade do evento, e a partir daí ela começou a roubar a cena :lol:
Imagem

Durante o evento, lá mesmo, consegui colher umas sementes e conversei para o pessoal doar paras as pessoas que se interessassem muito, e fiquei me dividindo entre o estande de Plâncton e o de Botânica, sorte que era um do lado do outro, porém a Byblis sempre roubava a cena e muitos iam a minha procura. A partir disso percebi o potencial das nossas PCs para divulgação científica, elas atraem de uma maneira surpreendente, não só o seu alimente, mas curiosos de plantão.

Essa é a minha professora de Biologia Celular, dei a muda de byblis que está no vaso menor da foto para ela, pois ela ficou muito encantada. Eu estou meio esquisito na foto, mas o importante é retratar os fatos kkkkk
Imagem

Infelizmente, eu perdi essas byblis do vaso preto, sabemos como elas são "fresquinhas" e todas morreram, mas graças a Deus consegui colher bastante semente para plantar de novo, doar no evento e enviar para um amigo.

Então, ficamos com uma das fotos mais lindas que uma lente conseguiu capturar nesse encontro:
Imagem

Lembrando que essas byblis foram de sementes enviadas à mim pelo Smart, obrigado pela contribuição amigo : joia :
E ano que vem, se tudo der certo, estaremos em BH no 69º encontro da SBPC com mais espécies de carnívoras, se alguém tiver interesse de ajudar nessa empreitada, por favor, se apresente.


Siga
Instagram: @pcarnivoras
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Legal ter registrado isso, são poucas as chances que temos de mostrar as demais pessoas a beleza das plantas que cultivamos com tanto carinho.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 296
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Parabéns!! Parabéns duplo pelas belas imagens.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

Parabéns , bom , como o rodrigo disse , n é sempre que podemos mostrar a beleza das pc's


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

esse e meu garoto heh, parabéns pelo evento e dedicação amigo, as byblis nos encantam mesmo, o que mata e elas serem tão chatas, e provável que so essa mudança de ir para o evento ja tenha condenado algumas... mais temos outras no mesmo estilo como a Filiformes a D. Indica entre outras como a Burmanni Red e d+ na vdd são todas lindas heiheuih, ano que vem terá que escolher quais erá levar pois a família ja estará meio grandinha em...

obs: viu como elas geram muitas sementes e são boas para germinar tb.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem