Um novo tipo de substrato

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ôpa, Nepenthes finalmente, rs.

Mas Rodrigo, nas fotos ele não mostra exatamente a planta e o substrato, somente o belo ascidio.

Penso que utilizar essa mídia (areia) para Nepenthes terrestres (lowii) seja possível no curto prazo, afinal são terrestres neh, mas um procedimento devéras arriscado, pois no médio/longo prazo acredito que suas raízes ficarão comprometidas por causa do substrato pouquíssimo aerado e extremamente compactado.

Habitat da N.lowii - Floresta de musgo de 1.600m-2.600m alt.
Planta Terrestre

Queria ver essa mágica em Nepenthes epífitas.

Abç

ps cutuca o cara lá Rodrigo, rs, fiquei curioso e estou acompanhando o tópico do CPUK também.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Sou meio desconfiado...
Será que não tem nada por baixo de toda aquela areia mesmo?!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel - Confesso que fique "p" da vida quando ele colocou apenas as fotos do ascídio, sinceramente esperava a foto da planta inteira. Fiz algumas perguntas no tópico dele, sobre as questões que levantou, e agora só nos resta esperar as respostas. Qualquer novidade posto aqui.

Fernando - Tão jovem e já com tanta desconfiança :lol: . Na boa, acho que ele ainda não disse qual é o "pulo do gato" deste substrato, pois se fosse algo assim tão simples todos os cultivadores de PCs já estariam se valendo desta técnica há um bom tempo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Aí é que tá, Rodrigo!
Eu, de fato, tô "meio assim" com esse substrato inovador dele...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Bom, o segredo das regras e da umidade que não entendi, mas pode até ser que as plantas estejam em outros vasos apenas enterradas com areia na superfície. Mas, vai saber, uma dessas uma loucura dessas funcione mesmo, talvez vendo ao vivo para crer hehe.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

E ai Rodrigo, chará ahahha, eu consegui a muito tempo atras, germinar droseras diversas em areia pura, meu erro foi manter muito alto o nível de água e não esterilizar direito a areia, ai você já imagina oque aconteceu né, algas e umas larvas, ai retirei as plantas e joguei fora a areia. Se não me engano, na época até dionaeas tinham germinado muito bem na areia pura. Acho que um segredo é colocar argila expandida em baixo pra dar uma segurada na água e misturar um pouco de sphagnum ou isopor para diminuir a compactação da areia. : joia :
edit:
Meu deus, olha isso!
[img]http://p9.storage.canalblog.com/94/08/1 ... 061852.jpg[/img]

Deve ser photoshop :geek:


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Sério, não é possível... kkkkk
Ainda não acredito!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Amigos, eu e outro membro do CPUK começamos a questionar o indivíduo que criou este tópíco por lá e ele saiu pela tangente dizendo simplesmente que a compactação não era um problema para ele, mas não explicou o porquê. Na boa, até prova o contrário, pra mim ele não passa de um fanfarrão que deixou no ar uma polêmica dessas e ainda se nega dar maiores detalhes.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pessoal, o membro do CPUK atualizou o tópico lá e confesso que ele me fez engolir o que havia dito anteriormente sobre o mesmo. Estou impressionado, confesso que até agora não consigo entender o que ele faz para obter tamanho sucesso. As Nepenthes aparentam estar saudáveis e com desenvolvimento a todo vapor naquela "areia mágica".

A única coisa que ele disse é que, diferente das demais plantas, as Neps só estão ali há alguns meses. Ele vem acompanhando-as de perto e, pelo que comentou no fórum inglês, não notou nada que desabone o cultivo destas PCs neste novo "substrato".

Obs.: Todas as Neps que ele (o membro do CPUK) possui são highlanders e terrestres.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo,

Apesar de já fazer um bom tempo que cultivo eu não sou um 'grande conhecedor' dos gêneros de pcs que não sejam Neps, e mesmo sobre elas sei que sei pouco.

O 'Gilheme' não descobriu nada de novo. No mundo todo se utiliza a areia em alguma proporção como substrato. Ele radicalizou e enfiou todo o cultivo dele na areia. Quero ver isso daqui uns anos.

Quanto as Nepenthes, volto a dizer que não mostrou nada demais ou inovador. Sementes de Nepenthes nascem em muitas mídias alternativas, eu mesmo já germinei em diversas, mas as seedlings não se desenvolvem em qualquer substrato, muito menos apenas na areia.

As Nepenthes que ele mostrou tem no mínimo três anos, se foi germinado por ele, não o fez naquelas condições. Se não germinou alí, não tem como provar o desenvolvimento das mesmas. Tirando o belo jarro da lowii, o que vejo alí ainda são afirmações sem base alguma.

Bom, vamos continuar acompanhando.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem