Um estranho cultivar

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Um estranho cultivar

Mensagem por rdrgobra »

Zapeando pela internet eis que me deparo com isso:

[img]https://www.araflora.com/image/data/Dio ... trap-1.jpg[/img]

Dionaea muscipula "Dr no Trap", este é o nome dado a este curioso cultivar de Dio que não produz armadilhas. Para compensar a falta destas estruturas a planta produz um número elevado de folhas para a fotossíntese além de seu sistema radicular (ou de raízes, segundo a nova nomenclatura) ser bem desenvolvido para captar o máximo de nutrientes do solo.

Parece até piada, pois se paramos para pensar trata-se de cultivar de planta carnívora que não é carnívora.

E aí amigos, o que pensam disso?

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fonte - https://www.araflora.com/p440/venus_fly ... dr_no_trap


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

kkkkkk Que coisa estranha mesmo, se ela não tem a capacidade de capturar insetos e digeri-los ela não é uma planta carnívora, mas como é uma variedade da Dionaea ela é uma carnívora também, e agora? Acho que ela teria que ser considerada uma nova espécie, pelo fato de ser muito diferente da planta original, fisiologicamente e fisicamente, que coisa estranha mesmo. :shock2:


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a Stylidium debile qdo em flores, capta insetos e é considerada protocarnívora. esta não aparenta em momento algum e deve ser considerada devido a família, penso.

isso é muito estranho. e para entender a risca, irei ficar cada dia com mais cabelos brancos e outros caindo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pois é amigos, eu também achei muito esquisito esta planta. Ao mesmo tempo que pertence a um género carnívoro a mesma perdeu a capacidade de atrair e capturar insetos. A primeira vista pensei tratar-se de um tipo de Pinguicula, mas ao ler a descrição percebi que era uma cultivar de Dio bastante incomum.

E olha que ela tem o preço bem salgado para uma PC (é até estranho chamá-la assim) que perdeu aquilo que tinha de mais atrativo. Cada exemplar está saindo por volta de 40 euros :shock2: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Achei bem estranho e como o Rodrigo disse ela perdeu o principal atrativo. Eu fico pensando se isso pode ser considerado um cultivar ou uma evolução.
Eu não pagaria essa grana por um exemplar que para mim deixou de ser carnivora.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, eu também não gastaria meu suado dinheirinho em uma planta destas. Seria o mesmo que ter uma Neps que não gera jarros ou uma Drosera que não produz mucilagem :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem