U. Calycifida: Viabilidade de sementes

Assuntos sobre utriculárias.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

U. Calycifida: Viabilidade de sementes

Mensagem por rdrgobra »

E ai pessoal, tudo Ok. Comprei uma U. Calycifida do Marcos Ono e estou com uma dúvida: esta espécie produz sementes viáveis? Faço esta pergunta por dois motivos:

1) Nunca vi ninguém daqui vender, trocar ou doar sementes desta espécie.

2) Um primo meu, orquidófilo de carteirinha, achou as flores desta planta muito bonitas e me pediu algumas sementes, assim que fosse possível.


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Rodrigo.

Então, a U.calycifida apresenta auto-polinização, se bem que a minha nunca produziu sementes, rs. A taxa média é de 25% do numero de flores e é justamente por isso que a disponibilidade de sementes para venda ou troca é menor.
A polinização manual é possivel, mas dificil de ser realizado por causa da morfologia da flor.

Esta espécie gosta de ambiente quente, bem iluminado e sem sol direto. Cresce fácil se houver espaço. Depois de um ano a planta pode apresentar uma desaceleração no desenvolvimento, é quando deve ser feito transplante para um novo substrato.

Existe algumas variações de calycifida que a taxa de auto-polinização chega a quase 100%. Não é o caso da calycifida vendida pelo Ono. 8-)


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:Oi Rodrigo.

Então, a U.calycifida apresenta auto-polinização, se bem que a minha nunca produziu sementes, rs. A taxa média é de 25% do numero de flores e é justamente por isso que a disponibilidade de sementes para venda ou troca é menor.
A polinização manual é possivel, mas dificil de ser realizado por causa da morfologia da flor.

Esta espécie gosta de ambiente quente, bem iluminado e sem sol direto. Cresce fácil se houver espaço. Depois de um ano a planta pode apresentar uma desaceleração no desenvolvimento, é quando deve ser feito transplante para um novo substrato.

Existe algumas variações de calycifida que a taxa de auto-polinização chega a quase 100%. Não é o caso da calycifida vendida pelo Ono. 8-)
Obrigado pela resposta MarcielS mas, se não posso contar com as sementes creio que só me resta tentar a reprodução por "leaf cutting" (isto se ainda assim for possível com este tipo de PC).


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Por leaf cutting não sei dizer se dá certo. O correto é retirar uma parte da planta junto do substrato em que ela está. Esse pedaço vai continuar a se desenvolver em outro vaso.

As utricularias não tem raízes. Elas tem 'estolhos'(caule subterrâneo), 'rizóides'(filamentos sob a haste flora) e 'vesículas'(armadilhas). E é esse conjunto que deve ser transplantado.

Também ocorre a propagação utilizando apenas a haste floral desde que ainda tenham os filamentos (rizóides). : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Valeu MacielS, assim que a planta chegar posto fotos dela para que todos possam ver como a mesma está. Até a próxima e mais uma vez obrigado pela ajuda :mrgreen:.


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Lembro uma vez que vi num video que cada par de folhas da utricularia é uma planta independente... Se isso é certo, não sei, mas pode tentar separar algumas das folhas (se separam muito fácil) e colocar em outro vaso que crescem de boa...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Muito obrigado pela dica Bruno. Quando chegar a hora vou fazer como você e o MacielS falaram e gerar uma muda através da divisão da planta. Se por um milagre conseguir que a planta gere sementes, coloco para doação aqui no fórum.


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem