Troca de substrato!

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Gabriela_Mendes
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Set 2015, 19:31
Agradeceu: 3 vezes

Troca de substrato!

Mensagem por Gabriela_Mendes »

Gente, me ajudem.
Tenho uma dioneia e quero trocar o substrato pq ela ainda está com o que veio da loja.
Já li como faz todo o procedimento, mas tenho umas dúvidas ainda..

1- Qual a melhor areia pra usar? Vou fazer 50% esfagno e 50% areia.
2- Algumas folhas estão ficando pretas. Ela já veio com uma assim mas desde que chegou aqui em casa, 2 morreram e 2 estão quase terminando de se formar, e agora a maior folha de todas está começando a ficar preta também. Isso acontece devido ao substrato ou tem alguma outra explicação?
3- Eu posso trocar o substrato mesmo com presas dentro da armadilha? Tem umas 3 folhinhas fechadas com insetos dentro, tenho que esperar ou posso mudar logo?
4- Eu fui aumentando o tempo de exposição ao sol, agora elas já ficam o dia inteiro, e como não tenho musgo, tô sempre molhando a planta. Tá certo assim?

Obg, povo :D


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Vamos lá:

1) Use areia de filtro de piscina, adquirida em lojas do ramo. Elas já vem limpas (talvez precise no máximo de uma ou duas lavadas) e, assim sendo, não perderá tempo com higienização da mesma.

2) Isso é normal e, desde que o centro da planta não esteja preto/marrom, não precisa se preocupar.

3) Sim, pode.

4) Use um pratinho com água embaixo do vaso para manter o substrato úmido. Evite molhar por cima, pois isto pode ativar acidentalmente as armadilhas o que ocasiona perda de energia e stress para a planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Gabrielrcr
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 01 Jun 2013, 11:12
Localização: Itabuna , Bahia
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Gabrielrcr »

Esses tópicos podem lhe esclarecer muitas coisas:

Dúvidas comum

Higienizando areia de construção

Higienizando substrato

Abraços


Abs,

Gabriel S. Rocchigiani
__________________________________________________________________________________________________
''Quando o Amor for o único saldo de todas as tuas contas com a Terra, então a Terra te dará quitação de teu débito com ela. ''
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

poste uma foto da mesma, pois o sintoma tb bate com hibernação (dormência) porem o tempo deste processo ja se foi...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Gabriela_Mendes
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Set 2015, 19:31
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por Gabriela_Mendes »

Muito obrigada, gente!
Vou dar uma lida nos outros tópicos sim.

Aqui vai duas fotos que tirei agora:

ImagemImagem

Obs.: Gente, achei esse anúncio no ML que parece ter o substrato perfeito, já que vem com a areia de quartzo.
O que vcs acham? Essa quantidade é suficiente para o meu potinho? Pretendo continuar utilizando o mesmo.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Este anúncio é do Gino, membro desta comunidade, hobbysta profissional e vendedor de PCs. Pelo que me consta não a nada que desabone o mesmo no ML, portanto pode adquirir o produto sem preocupações.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Gabriela_Mendes
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Set 2015, 19:31
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por Gabriela_Mendes »

Muito obrigada, Rodrigo! A quantidade do anúncio é suficiente, né?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sim Gabriela, é suficiente. O musgo é muito volumoso, de forma que o mesmo bastará para trocar o substrato desta PC e talvez ainda sobre.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Gabriela_Mendes
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Set 2015, 19:31
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por Gabriela_Mendes »

smart2 escreveu:poste uma foto da mesma, pois o sintoma tb bate com hibernação (dormência) porem o tempo deste processo ja se foi...
Agora eu vi que mais uma folha tá escurecendo.. Pode ser dormência?


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

analise se e a armadilha maior, pois ela tem uma mancha na imagem que aparenta ser por digestão de inseto nocivo a ela, normalmente alguma formiga, não são todas mais algumas soltam uns químicos la que mata a armadilha, ou pq ta velha mesmo e nem conseguiu terminar a digestão, acredito que esta meio tarde para dormência e ela esta com alguns aspectos que não condizem como armadilhas grandes entre outros. oque pode ser e torço para estar errado e o substrato com problemas... genérico e froid quanto a isto, nunca se sabe a data de vencimento... qualquer coisa para uma melhor analise indique ou poste outra foto detalhando a parte que esta com problemas.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem