Troca de substrato

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
hermannduarte
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Set 2013, 15:09
Localização: Belém - PA

Troca de substrato

Mensagem por hermannduarte »

Pessoal, eu troquei o substrato da minha dionéia, ela estava crescendo normalmente no antigo, mas me recomendaram que eu trocasse por sphagum, mas não sei se fiz certo, também removi completamente o substrato antigo, vocês poderiam me dizer se meu substrato está ok? Tô achando que tem muita areia... Tô com medo que minha PC morra =/

Seguem as fotos.
[img]http://imageshack.us/a/img819/8136/ta9o.jpg[/img]

[img]http://imageshack.us/a/img10/6963/yvw4.jpg[/img]

[img]http://imageshack.us/a/img842/8126/ybhr.jpg[/img]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A proporção de areia parece estar maior do que deveria, mas creio que não irá prejudicar o desenvolvimento da planta. Eu já vi fotos destas PCs na natureza e as mesmas viviam em um solo composto majoritariamente por areia, portanto, a meu ver esta tudo OK ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Rodrigo, a areia fina não deixa o substrato muito compactado?


hermannduarte
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Set 2013, 15:09
Localização: Belém - PA

Mensagem por hermannduarte »

Então acho que vou acrescentar um pouco mais de musgo...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dener - O ideal é o substrato ficar bem aerado, mas conforme dito anteriormente, pela aparência da PC creio que ela não há de se importar com o fato dele ter ficado um pouco mais compacto.

Hermann - Não fique mexendo na planta a toa, você fez o replante a pouco tempo e ela precisa se recuperar do stress da mudança de "solo" e substrato. Em outra oportunidade (ano que vem) você procura fazer tudo certo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Estou precisando de ajuda.
Vou fazer a troca do substrato de minha planta esta semana (ela estava com o substrato que veio da loja, com terra) e gostaria de saber se é recomendado eu incentivar que ela pegue bichos em algumas bocas ou não??

Porque minha plantinha só tem 6 bocas (3 que estão nascendo agora, 1 que eu ja vi pegando um animal e as outras 2 não fecham, mesmo eu colocando animal nelas) e eu li que algumas pessoas dizem que pra fazer o transplante deve mergulhar em água pra ela tirar toda a terra, e também como fica manuseando ela pode fechar as "bocas".
E eu me preocupo porque ela já veio da loja com a bocas fechadas, aqui ela já fechou outras vezes, sem pegar nada, e se elas fecharem de novo podem morrer e deixar minha plantinha só com 3 bocas novas e isto acabar deixando ela fraca depois!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Camila, não a necessidade de fornecer insetos para a planta, ela mesmo se encarrega de capturar os mesmos.

As bocas tem um período de vida, elas se fecham em torno de dumas 2 a 3 vezes dependendo do gasto de energia utilizada para digerir cada presa. Se a boca não captura nenhuma presa, ela fecha em torno de umas 10 vezes. Mas lembre-se que cada vez que a planta fecha sua boca ela perde muita energia para abrir.

Você pode mergulha-la na água ou apenas lavar o rizoma e raízes em água corrente.

Se as três bocas morrerem não se preocupe, pois a planta irá substituir as mesmas, afinal uma boca não vive pra sempre.



Ps: Rodrigo, eu estava pensando sobre solo areado e pensei na possibilidade de compor um substrato de 2:2:1 de sphagnum, areia e isopor. Oque você me diz? Ou 1:1 de areia e sphagnum mas com um poquinho de isopor.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Camila, siga as dicas que lhe foram passadas que isto será mais que o suficiente para sua planta se recuperar do replante ;) .

Dimas até um tempo atrás eu era cético quando ao uso do isopor para compor o substrato das PCs, mas depois de ouvir a opinião de algumas pessoas daqui e de outros fóruns que participo, eu cheguei a conclusão que o mesmo pode ser usado sem problemas :D . Aliás, esta é uma forma ecológica de reaproveitar este material inerte : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Bah que beleza, logo vou fazer o replante de minhas Dios e vou compor o substrato dessa forma então.

Já que estou nessa onde de pergunta, la vai outra.

Não intendo praticamente nada sobre Utricularias. Mas recentemente notei algumas larvas no meu substrato e recentemente também descobri que possuo uma Utricularia uqe não sei qual é ainda, mas não vem ao caso. Me pergunto o seguinte, não seria interessante ter uma utricularia nos vasos de todas as Pc's de forma que ela se encarregasse de "limpar" o substrato comendo as larvas?


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dimas Mascarello escreveu:...recentemente notei algumas larvas no meu substrato e recentemente também descobri que possuo uma Utricularia uqe não sei qual é ainda, mas não vem ao caso. Me pergunto o seguinte, não seria interessante ter uma utricularia nos vasos de todas as Pc's de forma que ela se encarregasse de "limpar" o substrato comendo as larvas?
Dimas, a maior parte das Utrics possuem armadilhas diminutas que não se prestam a predar larvas de mosquitos (cuidado que podem ser Fungus gnats) de forma que ciltivá-las para este fim eu desaconselho. Geralmente as plantas deste género que possuem os utricúlos bem desenvolvidos (grandes) são aquáticas tipo U. gibba : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem