Troca de solo. Como fazer?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Nathalia
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Jul 2015, 14:03
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceu: 1 vez

Troca de solo. Como fazer?

Mensagem por Nathalia »

Olá. Comprei minha primeira planta carnívora da especie Dionaea muscipula faz apenas três meses. Porem ela esta apodrecendo todas as folhas, até mesmo os brotos novinhos e nas folhas que estão podres as vezes encontro algumas coisas brancas que julgo ser fungos. Eu procuro deixar ela dentro de casa ao lado de uma janela, aonde ela pega sol e fica protegida de ventos.
Lendo alguns tópicos daqui, percebi que o solo com o qual ela veio não é o adequado e queria trocar. Para ver se o problema vem do solo. Então se alguém puder me ajudar, dizer qual tipo de solo e como eu posso tirar ela do vasinho e por em um novo. Se tenho que fazer algo com o solo antes da troca etc.

Foto da minha planta zumbi (já que ta praticamento morta )= )
[img]https://i58.offline/2vlv7dd.jpg[/img]

- Obrigada pela atenção desde já. ^^


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Nathalia.

Folhas estioladas e esse aspecto ruim, sua planta aparenta estar entrando em dormência.

Neste LINK tem um passo a passo legal de como realizar a troca do substrato.

Abç


Nathalia
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Jul 2015, 14:03
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Nathalia »

Obrigada ^^
Mas uma duvida, se ela estiver entrando em estado de dormência posso trocar o solo e continuar cuidando dela normalmente?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Sim.

Apenas diminua a umidade fornecida, deixando o pratinho sob o vaso dia sim dia não. Agora no inverno a taxa de evaporação é menor e, em dormência, a planta não necessita do solo encharcado. :geek:

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sugiro que haja rápido, pois o substrato em que sua Dio esta plantada já aparenta estar bem deteriorado e começando a liberar toxinas para ela. Isso, aliado ao fato deste ser o período de dormência desta PC, contribui para o enfraquecimento da mesma.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Nathalia
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Jul 2015, 14:03
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Nathalia »

Obrigada ^^ Já comprei o musco. E vou trocar o solo ainda hoje.
Eu acho que tem duas plantas juntas no mesmo vaso. Se tiver irei colocar em vasos diferentes.
Valeu a ajuda.


Avatar do usuário
Haohmaru
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 30 Jul 2015, 22:51
Localização: Bauru - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Haohmaru »

Deve ter sido assim que perdi minha primeira PC xS
No mínimo ela entrou em dormência e eu achei que ela tinha morrido e deixei a mesma de lado =/


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pois é Alexandre, esse erro é bem comum entre os hobbystas. É por estas e outras que devemos pesquisar bem antes de cultivar qualquer planta, pois quanto maior a informação menos dores de cabeça teremos...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Haohmaru
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 30 Jul 2015, 22:51
Localização: Bauru - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Haohmaru »

Então Rodrigo, isso é uma verdade e o duro é que isso foi a uns 10 anos, a minha Dio morreu rapidão e a minha Nephen duro até o ano passado ou retrasado =D
Mas quando eu as adquiri não conseguia informação, as floricultoras da minha cidade nem vendiam, tive que comprar em floriculturas de fora e as mesmas não sabiam informar nada, foi bem complicado, nem os professores de biologia da escola sabiam me orientar =/
Pra você ter noção depois desses 10 anos, minha cidade continua a mesma, todo mundo sem saber nada sobre e uma floricultura vende de vez em nunca alguma Dio, e continuam sem saber nada xD huahuahuahuahauahuahuahauahuahua
Está dando o que fazer pra achar musgo aqui, estou torcendo pra essa semana chegar alguma coisa em alguma loja aqui da cidade


Nathalia
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Jul 2015, 14:03
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Nathalia »

Oi Chupim

Obrigada, mas eu não a movimento. Ela fica ali, parada 24 horas de frente para a janela, aonde nem vento bate. Só o sol do meio dia em diante. Porem, mesmo com a troca de solo que vocês sugeriram, minha planta morreu. Ela apodreceu. A primeira morreu logo apos a troca do solo pelo que vocês me recomendaram e a segunda morreu a poucos dias.
Não sei o que fiz de errado. Recomendaram não molhar muito e foi o que tentei fazer.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem