Total novato perguntando...

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
mushisan
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Dez 2012, 22:32
Localização: São Paulo
Contato:

Total novato perguntando...

Mensagem por mushisan »

Olá. Procurei um tópico para dúvidas de iniciantes, mas como não encontrei, abri este. Espero não estar estreando errado no fórum...

Sábado ganhei uma dionea (ou mais de uma, pelo que andei lendo), com as instruções de não deixa-la ao sol e dar água de quando em quando. Lendo em fóruns e em artigos, as instruções são exatamente o contrário: dar sol e muita água.
Minha planta é nova? Talvez por isso essas instruções divergentes?

[img]http://www.mushi-san.com/3/tCIMG4456.jpg[/img]
[img]http://www.mushi-san.com/3/tCIMG4457.jpg[/img]

Ainda essa semana cortarei as armadilhas mortas com uma tesoura. Não há água no pratinho vermelho (tem de ter, não?)(mas o vaso preto é de plástico, qual a lógica? o.o)

Enfim, sou 101% inexperiente no cuidado de qualquer planta que não seja pé de feijão no algodão e estou preocupado com a sobrevivência de minha nova companheira de quarto ^^'


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá amigo, antes de postar mensagens peço que se identifique na sala de Apresentações, usando o formulário devido contido na mesma, para que desta forma todos os membros desta comunidade possam conhecê-lo melhor e, assim sendo, estabelecer laços de amizade.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Realmente, como o Rodrigo falou, se puder se apresentar para a comunidade, seria bem legal :D

Agora, sobre a planta, sim, as informações que você recebeu do vendedor são totalmente erradas, já que Dionaeas gostam de muito sol, e muita água. Sua planta esta bonita, mas precisa de alguns cuidados. Troque o substrato, esse substrato genérico de vendedor nunca acaba dando certo, já que tem matérias em decomposição e outras coisas mais. Um substrato que recomento para Dionaeas é musgo sphagnum e areia de construção, as plantas adoram. ;) Sobre a água, recomendo deixar com pratinho em 1/3 do vaso com água fresca.

Resumindo tudo, umas 4-5 horas de sol direto esta de bom tamanho, substrato precisa ser trocado, um bom nível de água, e só. Uma coisa que seria legal, é ir acostumando sua planta aos "poucos", ou seja, a cada dois dias aumenta a dose de sol em 1h, assim a planta se adapta melhor.

Boa sorte, espero que goste muito do cultivo das carnívoras :)


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Concordo com a opinião do colega acima.
Você deve mudar os cuidados com sua planta e logo verá bons resultados.
Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
mushisan
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Dez 2012, 22:32
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por mushisan »

Obrigado pelas dicas, e preenchui meu perfil conforme pedido^^
Sobre água, só encontrei recomendações de NÃO usar água de torneira - e sei lá se água de chuva ácida paulistana ajudaria... Como fazer? X)


BioGui
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2012, 00:48
Localização: São Paulo

Mensagem por BioGui »

água da chuva ou destilada são boas, espera cair uns 5 minutos de chuva para que não pegue uma água tão poluída, em relação a água acida, elas gostam do substrato ácido mesmo... boa sorte com sua planta e quando perceber que ela esta muito grande pode dividir ela em mudas.. pois nesse vaso tem mais de uma mesmo.


mushisan
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Dez 2012, 22:32
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por mushisan »

...e minha planta paraces estar morrendo .-.

Imagem
05/01/13 - começo do ano ela até parecia estar bem, mas algumas das armadilhas começaram a "amarronzar"

Imagem
30/01/13

Imagem
05/02/13 - agora a plantatá uma sombra do que foi. Há ramos nascendo, mas nada vinga. O que pode ser? Excesso de água? (foi o que minha mãe achou). Falta de água? (é o que to achando agora...). O clima de Sampa, que virou completamente do começo ao fim de janeiro? Também tive a impressão que plantaram muitas sementes num espaço exíguo, provavelmente elas não conseguem se sustentar em tão pouco espaço compartilhado.
Peço ajuda aos foristas mais experientes =_=


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Esse substrato genérico esta matando sua PC. Troque-o por musgo Sphagnum + Areia. Os links abaixo podem ser úteis no socorro a sua planta, leia-os com atenção:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá.

Concordo, troque o substrato e torça para que se recupere.
Parece que além do substrato ruim, faltou também mais exposição solar.

Caso ela sobreviva até meados do outono, será a hora para forçar a dormência a sua planta.

Abç


Avatar do usuário
netoseva
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 146
Registrado em: 08 Set 2010, 00:16
Localização: araçatuba. sp
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por netoseva »

cara, sua planta estava bonitona, acho que ai da para fazer umas 5 mudas +/- dependendo das raizes e do rizoma, o pessoal ja falou td que você precisava saber, mas reforçando, troca esse substrato urrrrgggeeeennnnttteeee, compra o musgo sphagnun, ow melhor para você achar musgo seco e areia, de bastante agua a sua planta, se puder colocar ela em um vaso maior estilo jardineira sem furos pq assim a agua fica armazenada no fundo do vaso e o musgo sempre fica molhando mas regar ela td dia, e sol o dia td deis de manha ate o sol ir embora e torce muito para a recuperaçao da sua planta, boa sorte com sua plantinha, qualquer duvida da um grito ai na gente kkkk


Grato.
Netoseva
msn: netoseva@hotmail.com
face: luiz walter costa neto
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem