Esquisitices e anomalias em PCS

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

guigacaldeirão escreveu:uma olha bifurcada ñ é mutação,mas sim um má formação de duas folhas que estavam se formando ao mesmo tempo e a planta ñ completou a mitose por algum motivo,em outras palavras,essa folha são "duas irmãs siamesas"...
Quem disse que é mutação???
Prefiro chamar isso aew de esquisitice, parada loka... algo assim :oki:

Bom, o motivo dessas coisas eu não sei, eu chutaria que isso ocorreu depois que ela deu 3 astes e esta concluindo a 4ª, provavelmente vai entrar em dormencia, ja esta com mais de 1 ano aqui e deve estar extressada já . : fiufiu :


Ah, entao Bruno, e tambem considero a filiformis uma das minhas preferidas, e mais eficiente tambem :mrgreen:
Aqui, a filiformis é a unica que vive sempre cheia de mosquitos e mosquinhas, as outras so me fazem vergonha :|
Aqui tenho duas Droseras filiformis crescendo lado a lado, e ainda não entraram em dormencia, espero nao precisar coloca-las na geladeira :?

Pra mim isso das duas folhas grudadas é anomalia, bizarrice, parada esquisita, tosquices e etc... :lol:

Abraço


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Daniel Souza escreveu: ...e tambem considero a filiformis uma das minhas preferidas, e mais eficiente tambem :mrgreen:
Aqui, a filiformis é a unica que vive sempre cheia de mosquitos e mosquinhas, as outras so me fazem vergonha :|
Aqui tenho duas Droseras filiformis crescendo lado a lado, e ainda não entraram em dormencia, espero nao precisar coloca-las na geladeira :? ...
Importa é que a foto ficou muito legal!
Além de ser eficiente se alimentando é também muito eficiente se propagando. As minhas entraram sozinhas na dormencia no meio de junho e já estão saindo dela agora. São muito resistentes. Se você pegar uma folha apenas dela e picotar em vários pedaços, estes darão novos brotos rapidamente. Ótima planta para leaf cutting.

Boa esquisitice!


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Na verdade foi assim: ela começou a produzir a haste antes do inverno, mas enquanto estava com ela esperando para abrir, chegou o inverno e ela entrou em dormência naturalmente... :?
Aquí em SP não preciso induzí-las à dormência, se eu morasse em casa eu teria várias sarracenias, que são um dos meus gêneros preferidos e entrariam em dormência naturalmente, mas não posso pois aquí tem poucos lugares que peguem sol direto... Pra uma dionaea não tem problema, deixo ela nesses lugares que pegam e ela vai bem, mas uma sarra... Precisa de muito mais sol do que eu consigo...


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

tabom que são paulo é frio,mas me disseram que dioneia precisa de 7 à 5 graus pra entrar em dormencia(como tem tantas dioneias em cultivo tropical a anos eu achei meio exagero,mas...)


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

O frio de São Paulo já da conta do recado sim ;)
Minhas dionaeas e D. filiformis entraram todas em dormência natural.


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Gostei da D. filliformis Daniel, imagina se ela fica inteira assim, como se fosse uma D. binata var. multifida :]


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Concordo... As anomalias, como o próprio nome diz, não são normais e a planta não está preparada para isso, o que se ocorrer muitas vezes, pode levar à morte da planta.


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Felipe_Steinthaler escreveu:Gostei da D. filliformis Daniel, imagina se ela fica inteira assim, como se fosse uma D. binata var. multifida :]
Seria algo parecido com "D. filiformis red var. multifida" :lol:
Show em, eu gostaria q ela ficasse assim, mas creio que não vai ficar assim...
guigacaldeirão escreveu:
Felipe_Steinthaler escreveu:Gostei da D. filliformis Daniel, imagina se ela fica inteira assim, como se fosse uma D. binata var. multifida :]
Infelizmente se ela gerar mais folhas assim seria porque ela estaria doente, seria como se ela estivesse com cancer em fase terminal
" Guiga" ,
eu não encontrei referencia alguma que sustente sua afirmação, muito menos algo relacionado com o comparativo que você fez :" seria como se ela estivesse com um cancer em fase terminal" . :geek:
Penso que assim como as Droseras binatas que podem vir a produzir folhas multifidas, e as D. binatas var. multifidas que produzem folhas com quatro pontas e vez ou outra podem produzir folhas com duas ou três sem que isso queira dizer que elas podem vir a morrer por conta disso. Na verdade, essas "deformidades" podem vir ocorrer em plantas que naturalmente entram e dormência.

Então não é prudente e nem adequado você afirmar que caso a Drosera filiformis var. red venha a produzir folhas assim queira dizer que ela estaria doente e que seria como se estivesse com um câncer em faze terminal, isso não tem nada a ver :nono:
Você não se apresentou depois do cadastro no forum não é?
gostariamos que você se apresente como os demás membros do forum!


André Fabri
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:14
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por André Fabri »

Na verdade o fato de a planta criar folhas deformes nao quer dizer que ela está doente, e tampouco tem a ver com genética necessariamente.

Normalmente até mesmo em organismos mais complexos, até mesmo simples erros na divisão mitótica durante o crescimento podem causar deformações.

Quanto ao câncer, sim, plantas também podem sofrer de câncer. Agora, dizer "câncer temrinal" é um erro e tanto hein =P.... plantas nunca morrem de câncer, eles no máximo comprometem o crescimento de algumas partes da planta, matam folhas, ou coisas assim, e mais curioso ainda, podem até ser positivos. Plantas podem desenvolver tumores que a ajudam no seu desenvolvimento, como tumores eficientes em produção de glicose pela fotossintese por exemplo... por mais bizarro que isso seja. Entao, "cÂncer terminal" em vegetais, definitivamente nao ^^


Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Acho que sim, mas seria melhor tirar não é? Se voc^tivesse cancer, mesmo sabendo que é benéfico, gostaria de continuar com ele o resto da vida, sendo que ele muda sua aparência?


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem