Tópico de Combate a Dengue

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Tópico de Combate a Dengue

Mensagem por Matheus »

Pensei em fazer isso por que depois de uma palestra sobre a dengue aprendi ainda mais, e eu achava que ja sabia "tudo" sobre ela, uma das coisas que nao sabia é que por exemplo, nao basta jogar a água no ralo, a larva se desenvolve nos canos, tem que jogar na terra pq ai a agua escorre e a larva morre, e que nao basta trocar a água tem que passar uma esponjinha pois os ovos do mosquito ficam grudados nas paredes do recipiente
Não sei vocês, mas quando eu trocava a agua eu literalmente só trocava, resolvia pras folhas que ficavam lá, mas a dengue continuava lá

Então, o tópico funcionará assim, cada um vai dando as dicas que sabe, e ao longo do tempo eu vou pondo cada uma das dicas de como combater, etc, aqui no post inicial

Eu logo vou começar a fazer meus testes ;), ja tenho um pra começar assim que eu arranjar cobaias

Dicas de Combate

Não basta apenas trocar a água, o ideal é usar uma buxinha (no caso das nossas PCS sem sabão) no pratinho d´agua e nos vasos

Jogue a água com ovos/larvas na terra

Você pode usar areia nos pratinhos, mas a areia não mata as larvas, apenas cobre a água para que o mosquito nao ponha seus ovos nela, por isso você deve colocar areia até cobrir a água

Preenchimento do prato de água com sphagnum, assim pode-se manter sempre a mesma água sem ter que ficar trocando sempre. Nesse caso é bom que o sphagnum fique sempre um pouco superior ao nível de água. É uma boa idéia, aqui deu certo... Além de evitar dengue ainda acidifica a água e substrato.

Você pode usar aqueles vasos em que o pratinho fica encaixado em baixo do vaso

Aquele sombrite que sobrou da sua estufa pode ser usado nos pratinhos, corte o tamanho do vaso com cuidado para que nao sobre muito e depois cole o sombrite na parte de baixo do vaso

Tampe a bandeja com uma placa de isopor e recorte nelas o tamanho dos vasos bonitinho pra encaixar lá. Além de manter a agua sem larvas, deixa ela fresca e com poucas algas
Editado pela última vez por Matheus em 13 Abr 2011, 20:20, em um total de 4 vezes.


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Aqui eu quase não faço a higienização pois os vasos que ficam com pratinho, secam rápido a água e não da tempo para desenvolver nenhum mosquito, além daquelas pulgas que dominam os vasos ficarem por ali também... mas quando higienizo tudo, eu lavo com esponja e sabão mesmo, e até os vasos das plantas do lado de fora, sem jogar sabão nas plantas e no substrato, e depois do uma boa encharcada lavando tudo muito bem e devolvo...

Sorte por aqui não haver incidentes graves de Dengue.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

De vez em quando aqui eu vejo algumas larvas, já encontrei 3 espécies no mesmo recipiente (mas não sei se tinha dengue).

Uma coisa que me falaram e deu certo aqui foi o preenchimento do prato de água com sphagnum, assim pode-se manter sempre a mesma água sem ter que ficar trocando sempre. Nesse caso é bom que o sphagnum fique sempre um pouco superior ao nível de água. É uma boa idéia, aqui deu certo... Além de evitar dengue ainda acidifica a água e substrato. :P


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

boa ideia...fiz isso no áquario das plantas em recuperação...mas minha outra dionaea ficou de fora dessa....vou dar um jeito e colocar sphagnum no fundo...


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

É uma boa ideia, mas o sphagnum de vocês nao fica fedido? quando fiz isso uma vez ficou muito ruim o cheiro do sphagnum, acho que são as algas


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Eu não tenho problemas com larvas de mosquitos.


1. A maior parte das minhas plantas ficam dentro de casa (apto 7º andar).
2. As plantas que ficam na área externa (lavanderia) não usam pratos. Os vasos ficam em bases de garrafa pet que impede o acesso dos insetos à agua.


Na realidade eu não vejo aqui mosquitos/pernilongos faz muito tempo. Sorte né!?! :mrgreen:


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Muito bom o tópico! Não vejo muitos mosquitos aquí (décimo segundo andar é difícil =P) mas vou dar essas dicas pras pessoas.
Achava que a dengue não se desenvolvia mos canos, que a água não é tão parada..... Bom saber disso.

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

Aqui para evitar os maledetos, uso bogs para pc´s que precisam de mais agua e para as plantas normais acabei abolindo o pratinho, e nas que ainda tem (seedings) uso areia com sphagnum, mas praticamente nao tenho mais pratinhos e o bog achei uma excelente solução pois pode ser feito de vários tamanhos desde um pequenino até um bem grandao, outra coisa que vi nas andanças em floriculturas e supermercados, foram alguns vasos onde o pratinho fica encaixado embaixo, evitando assim o contato do mosquito


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Excelente tópico!! : joia : : joia :
Um assunto de extrema importância para segurança pública, não queremos ser proliferadores de mosquitos, visto que uma vez temos grande possibilidade para isto ocorrer
então vamos prestar bastante atenção a aqueles que tem pratos embaixo de seus vasos que é tambem o meu caso. E postar dicas como esta sendo feita para evitar que estas larvas
infestem nossos reservatórios de água das plantas e que não caiemos em em um possivel descuido. Parabéns pelo post Valeu galera.!!

Fabio Castro


Phvporto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 150
Registrado em: 03 Nov 2010, 14:34
Localização: Dourados-MS
Contato:

Mensagem por Phvporto »

Como aqui uso algumas bacias, eu estava pensando de usar sombrite, no caso, faria só o furo para encaixar o vaso mesmo. dai teria água e o mosquito não entraria em contato com a água, já que teria sombrite sobre as bacias.


[img]http://imagens.bistecaassada.com/banners/468x60.png[/img]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem