Dicas para Droseras tuberosas

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Dicas para Droseras tuberosas

Mensagem por Wictor »

Eu comprei algumas sementes de Droseras tuberosas e gostaria de saber mais sobre elas com alguém que tenha germinado essas. Eu sei que o mais comum é reproduzi-las pelas gemas, mas financeiramente não dá :lol:

As espécies são:

D. peltata
D. rupicola
D. hookeri
D. moorei
D. huegelii
D. menziesii

Estou pensando em semeá-las como faço com todas aqui, uma mistura de areia e sphagnum (1:1), mas eu fiquei confuso com as informações da internet, pelo que entendi para germinar é preciso um clima frio. Queria saber mais sobre temperatura, sol, rega, vaso, substrato e etc.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bom dia Victor.

bem acredito que poucos aqui no forum tem experiencias com elas, no maximo a Peltata que e a mais conhecida.

ja estudei um pouco ate bom sobre elas e algumas informações ainda são divergentes, como

substrato - ate onde li elas gostam de substrado arenoso, alguns chegam a usar pedrinhas puras brancas pra facilitar o achado dos tuberculos depois. porem tanto eu quanto a Angel la do grupo do Watz chegamos a conclusão q guerminação e muito superiot no musgo puro.

clima: sempre me falaram que elas precisão de frio. porem o amviente deles não difere muito do daki. mais em epocas de credimento la chove muito e a temperatura não passa de 25 ficando com media abaixo disso sempre e minima chegando a 10 a noite. e no verão deles la perto dos 40 tb. então não sei, estou fazendo uma estufa para controlar e ver como se saem nesse ambiente controlado. detalhe que a parte chover muito e muito mesmo e todo dia se não me engano chove 3 meses de torneira depois nem sereno o resto do ano.

epoca: ate onde sei e presenciel o ideal e dezembro no maximo em janeiro, ou seja semeei o mais rapido possivel.

GA3: a galera sempre recomenda, porem, todas que consegui germinar foram sem GA3, não sei se foi erro ou oq, mais minha primeira semeadura foram 13 especies e não saiu 1 brotinho... ja sem GA3 consegui umas 20 germinações de auriculata e peltata

indicações
especies
https://www.tuberous-drosera.net/platypoda.htm

clima
https://f1colombo-geografando.blogspot. ... eania.html
[thumbnail]https://4.bp.blogspot.com/_zyQvGQqm4GM/ ... Imagem.jpg[/thumbnail]

caso não tenha meu zap entre em contato por MP q te passo ae fica mais facil acompanhar.

obs: cadidado 01 para trocas e doações de sementes ou tuberculos futuros :D


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Eu tenho um vaso com Peltata, foram de sementes que ganhei do Rodrigo, mas até hoje eu ainda não vi elas crescerem e já tem uns dois anos ou mais.

Elas crescem até uns 5 cm, depois param ficam pretas e eu penso morreram, que nada, logo depois voltam e crescem bonito até essa altura.
Nesse momento dá dó ver o vaso estão todas pretas, como li acima de terreno arenoso, vou mudar a composição do substrato, 20% de sphagnum e 80% de areia e ver o que acontecerá.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então paulo, aqui, semeei em musgo puro, nasceu umas 20, porem somente 1 passou desses 5cm gerando flores, e tb somente 1 gerou o tuberculo... então não sei se e o substrato, mais para germinação o musgo puro e bem melhor


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Eu falei com o Carlos do Carnivorasonline ele falou que usa um substrato mais arenoso, como areia de filtro com vermiculita, perlita e carvão ativado.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

essa e a questão principal... tudo que li fala sobre que deve ser mais arenoso msm... porem toda minha experiencia so demonstrou que no musgo puro foi melhor...

2 semeaduras de Peltata tive umas moitas legais, porem pesquisar aqui no forum que vc6 vão ver
2 de auriculata no momento deve ter umas 20 mudas ou mais

ja no substrato mais arenoso (60/30/10 areia, musgo, isopor), semeei de primeira 13 especies não vi nenhuma folha (suspeito ter errado no GA3 porem msm assim a tx foi d+ pra erro a final foram 13 especies umas 200 sementes ou +) segunda tentativa com GA3 tb medido e fracionado pelo proprio Carlos, semeei 8 especies... 3 meses depois estou vendo alguns brotos mais são poucos msm tipouns 4 vasos tem sinais tipi 1 ou 2 germinação em kda vaso. sendo que da mesma semente (auticulata) semeei no musgo puro 60 dias apos essa ultima tentatia e com 2 semanas ja vi sinais aos montes. obs que tenho desconfiança ainda de algumas do sustrato arenoso que podem ser burmannis...

hoje estou com objetivo de mudar todas essas que estão germinando no arenoso pro musgo, vou envasar outros vasos e ir transferindo as que forem germinando pq notei que elas não geram raizes e percebi que estavam a definhar...

porem tudo pode ser devido ao tempo tb, a epoca aqui baixou uns 10 graus de media ficando na faixa de uns 25~30... umidade do ar na casa dos 90~95 direto


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Talvez tenha sido GA3. Você também usou ele quando semeou só no sphagnum?


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

não, no musgo foi sem... porem o GA3 da segunda tentativa foi facionado e separado pelo proprio carlos, pq tinha essas suspeita tb... e por fim não sei... porem tem uma leva de sementes germinando agora tb 3 meses apos a semeadura... (espero q sejam elas e não burmannis)


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
dudupertile1
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 28 Abr 2017, 10:01
Localização: Encantado -RS
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por dudupertile1 »

Terminei uma peltata em musgo puro, e germinou em questão de 1mês

Imagem

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem