PC plantada em tronco - Seguindo o projeto

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Rhit
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Set 2017, 14:17
Localização: São Paulo
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

PC plantada em tronco - Seguindo o projeto

Mensagem por Rhit »

Olá a todos e desde já agradeço a atenção.
Vou dar uma atualizada no tópico, e transformar as duvidas em uma espécie de registro, se der ou não certo, ficará aqui descrito para o conhecimento de todos!

Obtive recentemente um tronco que na minha opinião ficaria muito elegante com minha Nepenthes!

A dúvida principal era se a planta poderia ser plantada diretamente no tronco.
O que é desaconselhado, afinal mesmo com o tratamento da madeira o, Tanino poderia ser muito prejudicial para as raízes. Então será plantado em um vaso dentro do tronco.

Aqui o tronco quando estava iniciando o "entalhe" já tinha batido muito martelo aí, principalmente nos dedos :)
[img]https://i1127.photobucket.com/albums/l6 ... 151112.jpg[/img]
Só tinha esse formão cego e esse martelo velho.

Depois de cavar muito a madeira para acomodar o vaso, acabei por lascando a lateral e tive que colocar uma parte da casca do proprio tronco para dar um ar mais natural, não será muito resistente, mas vai servir por enquanto.
Comprei um vaso de tamanho bom, e cortei a borda dele para encaixar mais facilmente, ele ficou meio tortinho no tronco, mas não creio que será prejudicial para a planta.

Aqui o tronco com o vasinho:
[img]https://i1127.photobucket.com/albums/l6 ... 145713.jpg[/img]

Como irei fazer o transplante no inicio da primavera, então tenho tempo para "preparar" o tronco, quero dar a impressão mais natural possível.
E não existe forma mais natural para um tronco, que o mesmo coberto de musgo!

Fui atrás de musgo para meu tronquinho, e fui longe!
Coletei o musgo e duas samambaiasinhas em uma cachoeira da região que marcou muito minha infância, seria muito, mas muito mesmo, satisfatório ter uma parte viva daquele lugar comigo!

Aqui o lugar que colhi o musgo e as bichinhas. (O barro na perna era porque tinha muito pernilongo lá!)
[img]https://i1127.photobucket.com/albums/l6 ... a78a17.jpg[/img]
[img]https://i1127.photobucket.com/albums/l6 ... WA0004.jpg[/img]
Peguei um pouquinho de cada tipo que encontrei nas pedras e nas árvores.

Depois de colhido preparei o musgo e passei pelo tronco, tentei primeiramente esconder as marcas de onde a madeira foi cortada, deixando mais natural.
Além disso plantei as samambaias (nem sei se são samambaias mesmo) em cavidades do tronco, ambas em forma de Kokedama, não sei se vão ficar vivas, mas tirei essas fotos hoje, e já estavam plantadas a uns três dias, não murcharam e nem secaram, vamos ver se vingam.

Aqui o tronco depois de aplicado o musgo, agora tenho que ir molhando bastante para que ele brote. O interessante que logo depois de aplicar o musgo, já dá pra perceber ele grudado no tronco :)

[img]https://i1127.photobucket.com/albums/l6 ... 125403.jpg[/img]
[img]https://i1127.photobucket.com/albums/l6 ... 125443.jpg[/img]

Agora vou borrifando água no musgo e nas samambaias até a hora do transplante, quando tiver tudo prontinho trago o resto das imagens pro fórum!

Até mais galera! :)
Editado pela última vez por Rhit em 09 Set 2017, 14:49, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
VicenteLuiz
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 200
Registrado em: 16 Ago 2017, 00:51
Localização: Tacaimbó- Pernambuco
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Mensagem por VicenteLuiz »

Eu não sou experiente, mas irei dá minha opinião, você vai plantar no tronco pra substituir o vaso, como decoração acho que você deve "cavar" o meio do tronco deixando espaço pra colocar o substrato n deixando de fazer os furos, ormalmente as pessoas fazem tratamento pra o tronco durar mais, ou dependendo da cor da madeira, quanto mais escuro mais substancia tem, ent~~ao as pessoas colocam na água e vai substituindo a água todo dia, mas nunca sai por completo


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

será uma experiência que somente lhe indicaria se você já tem muitas.

sugestão, fazer o plantio em substratos tudo conforme o indicado e comum de nepenthes. no tronco você fará o buraco somente como encaixe para nele por seu vaso. e neste faça um furo abaixo para saída de água. o plantio direto que 99% irá matar a sua planta. para nepenthes os substratos mais indicados (fibra de coco, pó de coco e chips + sphagnum) este da fonte coco, tem que serem tratos por causa do tanino.

você tendo este vaso encaixado no tronco, para ser colocado e retirado qdo quiser, o vaso neste aparentará que foi plantado direto, que a planta nasceu ali. ficará lindo!

usando acima o sphagnum vivo este de todo verde se espalhando ao redor, penso q representará isso. ;) : joia :

se vier a fazer, quero ver as fotos :P :P


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Rhit
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Set 2017, 14:17
Localização: São Paulo
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rhit »

VicenteLuiz escreveu:
► Exibir Spoiler
Obrigado pelo comentário amigo, realmente estou "cavando" a madeira, trabalho difícil, confesso que pensei que seria mais fácil!
Não entendi muito o motivo de colocar na água, seria para que exatamente?
Edson Poscai escreveu:
► Exibir Spoiler
o plantio direto que 99% irá matar a sua planta.
Aí machucou eim!
Minha intenção era essa.

Colocar o vaso dentro do tronco vai ser bem complicado, mas como já ia fazer o transplante no inicio da primavera então tenho bastante tempo. A intenção era que ficasse uma imagem bem natural, não quero que o vaso ficasse à mostra, não sei vou conseguir :/

Estou registrado as fotos do processo e com certeza postarei quando estiver tudo pronto.

Obrigado pelas respostas.
Até.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

retiro minhas palavras "plantio direto que 99% irá matar a sua planta". digo, não sei o resultado. mas saiba que madeira tem muito tanino, até para usar vasos de fibra coco, se o vaso tiver forte tanino prejudicará por leve ou fatal. é algo a se deduzir...

faça então como experiência, usando a mais comum, nepenthes graciliflora. mas não se esqueça nos fundos ter buraco para saída de água.

como lhe disse, por garantia a minha indicação, mesmo sendo trabalhosa pois terá que ser escultor, será fazer furo para encaixe do vaso.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Acrescento uma informação para te fazer pensar a respeito... O eucalipto é um repelente natural de uma grande variedade dos insetos comuns que temos em casa. Isso poderia atrapalhar a planta em suas capturas (ou não) e só um teste poderia te dizer com certeza mas a ideia do Edson de colocar o vaso dentro do tronco vejo ser a melhor alternativa para esse caso.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
VicenteLuiz
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 200
Registrado em: 16 Ago 2017, 00:51
Localização: Tacaimbó- Pernambuco
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Mensagem por VicenteLuiz »

A sua intenção era colocar a planta direto no tronco, mas você pode "cavar" do tamanho do vaso e pra que ele n fique exposto, assim você pode retirar se necessário e quando as folhas e jarros crescer nem vai perceber...
A água no tronco é pra tirar o excesso de tanino,que pode queimar as raizes


Rhit
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Set 2017, 14:17
Localização: São Paulo
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rhit »

Edson Poscai escreveu:
► Exibir Spoiler
Não vou arriscar, pelo menos não dessa vez, pois só tenho essa planta e é de grande valor emocional, não quero testar algo com boas chances que não dará certo, vou escavar a madeira para encaixar o vaso dentro, mesmo que dê mais trabalho será mais seguro.
delagostini escreveu:
► Exibir Spoiler
Não sei se terei problemas com isso, pois enquanto vou esculpindo a madeira muitos insetos que viviam nela saem incomodados pelo barulho e vibrações, talvez isso indique que não seja eucalipto, eu realmente não entendo nada de madeira...
VicenteLuiz escreveu:
► Exibir Spoiler
Entendi, então deixar a madeira na água diminui o tanino, mas irei seguir essa dica de encaixar o vaso no tronco, me parece muito mais seguro.


Agradeço muito as respostas amigos!
Até


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

(O barro na perna era porque tinha muito pernilongo lá!)
será? você olha onde pisa? kkkkkkkkk :? :lol: :lol:

falando sério, mas brincar faz parte... olha q tá ficando nota 10! imagine a madeira com umidade e os musgos nativos nascendo e vivendo na madeira ao redor? acima do substrato do vaso, você vê uma jeito de conseguir sphagnum vivo, então ficará só o verde. ;)

que lugar lindo!!! qdo der certo, publique mais fotos da nossa mãe natureza. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem