Tentativa de Cultivo de Musgo Sphagnum

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Tentativa de Cultivo de Musgo Sphagnum

Mensagem por smart2 »

ola pessoal, a um certo tempo eu venho querendo iniciar o cultivo de Musgo Sphagnum, porem por vários motivos vinha adiando, por exemplo não ter uma muda, recentemente adquiri 3 PC e nos substratos vieram varias mudas de musgo Sphagnum facilitando minha vida, pois bem, nunca cultivei e so tenho experiencia teórica. alguns post dizer que deve ser plantado em substrato mineral, outros dizem 50% que e +ou- o mesmo dos vaso, dizem gostar muito de iluminação porem não gostar de sol, alem de muita umidade. ja vi projetos em sacolas e mini estufas. eu estarei tentando em mini estufa de bolos então vamos la.
modelo da estufa usada
Imagem

notei que tenho 3 especies de Musgo Sphagnum, caso esteja errado com algum peço que me corrijam.
Imagem

Sphagnum capillifolium
ImagemImagemImagemImagem

Sphagnum flexuosum
ImagemImagemImagem

Sphagnum squarrosum
ImagemImagemImagemImagem

outros não Sphagnum (segundo a galera do fórum, porem posso usar em outros vasos como os de bonsai)
esse foi feito com garrafa PET recortada
ImagemImagem

detalhes: o substrato usado foi um musgo velho misturado com caqueira de tijolo (argila), deixei bem úmido como podem notar e estou fechando a estufa, a mesma não tem furos para manter uma alta umidade dentro, e ficará no chão debaixo da estrutura de minhas PC, como estarão no chão e sem sol direto manterá uma temperatura sempre baixa e uma boa umidade, minha preocupação no momento e sobre a ciano bactéria mardita... não quis remover muitas mudas do vaso pois não eram tantas de cada especie e tb manter ele vivo la no vaso tanto para a beleza quanto para novos testes futuros.
as especies foram identificadas por mim mesmo baseando nas fotos do post do amigo crytech
algumas-especies-de-sphagnum-t177.html


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Desejo sorte nessa empreitada!

Eu também passei muito trabalho pra conseguir o musgo vivo, então comprei do Ono. Só tirei do saco e coloquei em uma floreira, coloquei água até a metade e deu certo, brotou muito rápido. Isso tudo longe do sol. Hoje estou tentando cultivá-lo outdor, vamos ver se rola hahaha

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na natureza apenas duas coisas se fazem necessárias para este musgo ir pra frente; Sol e muita (muita mesmo) umidade. Como ele prospera nos mais diversos tipos de solo, creio que a mistura que usa por aí seja a correta ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Alph@
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 05 Fev 2016, 20:38
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Alph@ »

Amigo se manter a umidade elevada (muito mesmo) ele cresce que é uma beleza, com umidade moderada ele também prospera porem em ritmo bem lento, tenho cultivo dele outdoor (não pega sol o dia todo, unas 2 a 3 horas) e um pouco em estufa, o da estufa cresce rápido já o de vaso aberto no tempo, cresce lentamente.
Quanto ao substrato, musgo nasce em praticamente em qualquer coisa, então não precisa se preocupar com isso.

Abraços


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

como te relatei, uma vez q fiquei surpreso foi qdo coloquei as plantas em dormência em geladeira. o vaso com os mesmos substratos apenas coloquei em saco plasticos para não haver invasão indesejada e deixei em sombra o tempo todo. qdo abri fiquei surpreso, estava cheio e fechado de brotos de sphagnum. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 289
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 48 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Ricardo e seus posts mega úteis, boa sorte!!!!!


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem