Parte de minhas dionaeas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na boa, agora me convenci que em se tratando de germinar e manter Dionaea saudáveis eu sou uma tremenda fraude. As minhas estão só o pó e olha que as mesmas tomam Sol direto por cerca de 7 horas.

Preciso rever urgentemente minhas técnicas de cultivo nessa espécie de PC ou irei perdê-las :? ...

A propósito, belíssimo cultivo hein Paulo : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Sobre a iluminação artificial que eu uso e está detalhada nesse tópico, vou mostrar como minhas plantas reagem.

Vejam a primeira dionaea a direita no vaso pequeno que está etiquetada é uma sawtooth, presente do amigo Aloysio. Essa foto é de janeiro e nem vou falar da jardineira, está feia, pois as plantas entraram em dormência.
Imagem

Vejam agora um close dessa mesma dionaea que tirei foto hoje, bom até o momento ela ainda não demonstrou que entrará em dormência. Percebam as cores e desenvolvimento.
Imagem

Isso foi só para demonstrar a eficiência da iluminação que estou usando.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Linda plantas, Paulo, em especial ada última foto. No que diz respeito a cultivo e conhecimento de Dios tu é o cara.

Eu perto de você sou um "padawan", hehehe...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Estão bem bonitas realmente, na luz artificial então, parecem saudáveis. Se esta luz é suficiente para Dioneas, acredito que não será problema cultivar plantas que exigem menos sol direto que elas :)


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Belas plantas Paulo!

Realmente me interessei por essas lâmpadas, é a primeira vez que vejo dionaeas com boa coloração sob iluminação artificial.

Abç


Avatar do usuário
wilsondoll
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 21 Jan 2018, 23:23
Localização: Vitória da Conquista, BA
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por wilsondoll »

Olá Paulo,
Dá uma atualizada sobre os resultados do uso de leds por você.

Paulo escreveu:Amigos,

Sobre a iluminação artificial que eu uso e está detalhada nesse tópico, vou mostrar como minhas plantas reagem.

Vejam a primeira dionaea a direita no vaso pequeno que está etiquetada é uma sawtooth, presente do amigo Aloysio. Essa foto é de janeiro e nem vou falar da jardineira, está feia, pois as plantas entraram em dormência.

Vejam agora um close dessa mesma dionaea que tirei foto hoje, bom até o momento ela ainda não demonstrou que entrará em dormência. Percebam as cores e desenvolvimento.


Isso foi só para demonstrar a eficiência da iluminação que estou usando.

Abraços,

Paulo


Will D.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Wilson,

Desde ontem estou trabalhando para colocar tudo em ordem.
Daquele primeira foto o vaso grande ficou assim depois de acordarem.
Imagem

Mas depois eu tive problemas com pragas vegetais e tive que trocar todo substrato em todos os vasos.
Coloquei sphagnum fervido e comecei a perder plantas por apodrecimento dos rizomas, aí fiz uma garrafada misturando cobre e prata e foi aplicado diariamente, passei uns 15 dias fora e quando voltei estavam todas verdes. Minha mulher não me avisou do que estava acontecendo.

Depois disso continuei a perder plantas e descobri que colêmbolos são insetos que se alimentam de fungos, mas também o disseminam, então comprei enxofre para ver se acaba com eles porque viraram praga aqui.

Não adiantou, então no momento estou sendo radical, trocando todo o substrato novamente usando apenas sphagnum.

Mais tarde farei um tópico sobre mais algumas alterações genéticas que estão ocorrendo aqui.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
wilsondoll
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 21 Jan 2018, 23:23
Localização: Vitória da Conquista, BA
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por wilsondoll »

Elas adquiriam essas cores apenas com Leds? Quais Leds?


Will D.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

wilsondoll escreveu:Elas adquiriam essas cores apenas com Leds? Quais Leds?
Lampadas de led com facho dirigido desse tipo https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... dimmer-_JM mas sem dimmer, se procurar no ML vai achar mais baratas.

Eu tenho um espaço com comprimento de 1,20m e coloquei 5 delas, foi o suficiente.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem