Primeiro plantio de Dioanea - Atualizado 29/04/2018

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Primeiro plantio de Dioanea - Atualizado 29/04/2018

Mensagem por Wictor »

Olá pessoal, resolvi compartilhar aqui fotos do meu primeiro plantio de D. muscipula. Na verdade não é o primeiro, mas sim o primeiro em que eu uso o substrato (sphagnum) e que compro as sementes de um vendedor confiável, da outra vez eu comprei no MercadoLivre e vi agora que as sementes de verdade são bem diferentes. Espero ter feito tudo corretamente.

Primeiro eu piquei o sphagnum no máximo que eu consegui com uma tesoura. - 08/01/2016

[thumbnail][/thumbnail]

Depois eu o umedeci com água de chuva e coloquei em copos descartáveis de café e coloquei dentro de aquário que estava sem uso aqui.
[thumbnail][/thumbnail]
Aí já estavam com as sementes, coloquei duas em cada copo pra facilitar o transplante se alguma germinar (só botei em cima do substrato).

Depois disso eu coloquei água dentro do aquário para manter o substrato sempre úmido.
[thumbnail][/thumbnail]

E também pus um pano bem fino em cima só pra manter mais a umidade e não cair painço dentro, porque eu crio periquitos e painço germina muito fácil.
[thumbnail][/thumbnail]

Eu não tô deixando no sol, mas onde elas ficam tem bastante luminosidade o dia inteiro.

E aí, fiz tudo correto?
:?:
[hr]
Atualização - 27/01/2016

Algumas sementes começaram a germinar :D . No total são cinco, mas aí tem foto só de três porque as outras estão do mesmo tamanho da terceira.

Clique nas imagens para ampliar.

[thumbnail][/thumbnail]

[thumbnail][/thumbnail]

[thumbnail][/thumbnail]
Começaram a germinar na última sexta-feira, mas eu resolvi postar só agora porque eu não sabia se eram mesmo germinações.
[hr]
Atualização - 29/05/2016

Depois de quatro meses eu resolvi atualizar o tópico, até mesmo para me tirar uma dúvida. Ultimamente as armadilhas estão começando a escurecer e morrer mais rapidamente, será que as plantas estão entrando no período de dormência?

Esse é o antes e o depois de uma planta. Ela é a maior:
[thumbnail][/thumbnail]
Nota-se que ainda exitem brotos nascendo no meio da planta.

Essa aqui é só o depois de uma, não encontrei fotos anteriores:
[thumbnail][/thumbnail]

Espero que seja dormência mesmo, e que daqui a um tempo elas voltem a crescer mais fortes e bonitas.
[hr]
Atualização - 30/06/2016

Esse post tá virando um tópico de ajuda :lol:. A planta parece ter voltado a crescer, não sei se essa é a da foto do antes ou depois ou a segunda foto, mas tanto faz, porque eu cortei a folha de todas (loucura) mas todas estão crescendo normalmente e ainda mais, não sei se ajudou ou não. Também troquei o substrato dela, estavam todas no mesmo pote (grande estresse). Aí me veio a dúvida: será que está na hora de reintroduzi-las ao sol?

[thumbnail][/thumbnail]

[hr]
Atualização - 18/07/2017

Bem, mais de um ano se passou e coisas aconteceram e no final apenas 2 mudas sobraram:

[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]

Descobri que plantas gostam de serem deixadas quietas, e só. Apenas encontre um lugar onde ela se sinta bem e deixe-na. Pena que demorei pra perceber isso. Mas estou feliz com essas duas.
[hr]
Atualização - 29/04/2018
As plantinhas já têm dois anos!! Só pra manter o tópico atualizado:
[thumbnail][/thumbnail]
Essa já tá divida, mas eu não quero mexer nela agora.

[thumbnail][/thumbnail]
Essa eu já fiz uma divisão, a planta nova tá indo muito bem.

Queria uma ajuda na identificação dessa Utricularia:
[thumbnail][/thumbnail]
Editado pela última vez por Wictor em 29 Abr 2018, 14:41, em um total de 11 vezes.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Ola w1999 pelo visto sim agora só esperar germinar boa sorte : joia :


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Boa sorte e não se esqueça de atualizar esse post futuramente eu quero ver o resultado!


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Senhor Bellsprout escreveu:Boa sorte e não se esqueça de atualizar esse post futuramente eu quero ver o resultado!
Com certeza, manterei essa página atualizada.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Tudo certo e organizado eu queria ter essa paciência. Parabéns e boa sorte.


Avatar do usuário
Junior
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 55
Registrado em: 19 Out 2015, 17:46
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Junior »

Tem muita água, do jeito que esta em torno de uma semana vai criar alga, que pode vir a ter fungo e matar a germinação(semente). Te aconselho a diminuir muito a água, deixe apenas uma camada bem fina, bem fina mesmo, se possível coloque água só o suficiente pros copinhos "puxarem", dia sim dia não, acho que já é o suficiente, experiência própria... deixava água do mesmo jeito e tive que refazer tudo.
Editado pela última vez por Junior em 11 Jan 2016, 19:29, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Concordo com o Junior,
eu costumo deixar para copinho de café 0,5 cm de água. qto a germinação, se estiver em uma área onde tem bastante claridade, melhor. e dependendo do sol, qdo de manhã ou tarde, com menos sol como de costume "devido o vidro q pode esquentar mais" deixe um pouco sem o pano e pouco tempo no sol, ou retire os copinhos e deixe umas 2,5 hs do sol da manhã ou da tarde. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Edson Poscai escreveu:Concordo com o Junior,
eu costumo deixar para copinho de café 0,5 cm de água. qto a germinação, se estiver em uma área onde tem bastante claridade, melhor. e dependendo do sol, qdo de manhã ou tarde, com menos sol como de costume "devido o vidro q pode esquentar mais" deixe um pouco sem o pano e pouco tempo no sol, ou retire os copinhos e deixe umas 2,5 hs do sol da manhã ou da tarde. : joia :
Já tirei o excesso de água, quanto ao sol, eu não deixo, é só bastante claridade mesmo. O sol aqui ou é oito ou oitenta, ou fica nublado ou vem pelando.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sol aqui onde resido tbm está assim. sol da 18:00 tá pegando fogo. :shock:

para prevenir aborrecimentos com suas pc's, use o a tela sombrite. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Sobrinte é aquelas telinhas de plástico preto? Se for eu posso troca-lo por saco de cebola?


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem