Minha Dionea

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Yuri Kai
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Nov 2015, 09:47
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 16 vezes

Minha Dionea

Mensagem por Yuri Kai »

Olá! Eu acabei de comprar uma Dionea, e estou com algumas dúvidas, já que é minha primeira planta.
Primeiro, quando ela entra em dormência? No inverno brasileiro ou no americano, já que ela é nativa dos EUA.
Segundo, como saber que ela está entrando em dormência?
3- Minha planta é jovem, tenho que trocar já pra um caso grande ou posso esperar? Meu caso atual é de plástico, cerca de 7 cm de profundidade.
4- Posso rega-la com água da torneira descansada 48 horas?
5- Moro no Distrito Federal, e aqui é muito, muito seco, com que frequência regar a planta?
6- Como mudar a planta de vaso?
7- Segue uma imagem da minha planta, ela parece saudável?

[img][/img]


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Olá Yuri
1. Ela entra em dormência no inverno brasileiro. O gatilho para o início de dormência é a diminuição do fotoperíodo e o frio, e não a época do ano em si.
2. Dá uma pesquisada aqui no fórum mesmo. Eu vi em algum lugar uma postagem com fotos de uma dionaea entrando em dormência que vai te ajudar mais do que qualquer coisa que eu escreva aqui.
3. Espere chegar o meio do outono, início do inverno. Daí transplanta ela para o vaso definitivo, maior e com substrato a base de esfagno e perlita.
4. Pode, mas se conseguir coletar água da chuva é melhor. A água de torneira só é melhor que a da chuva em grandes centros urbanos, onde a água da chuva vem com excesso de enxofre, podendo formar ácido sulfúrico (H2O + SO + O2 = H2SO4).
5. Diariamente. No seu caso como a umidade relativa do ar é muito baixa, pulverizar água na planta umas três vezes por dia.
6. Existem vários tópicos falando sobre isso aqui no fórum. Com certeza voce consegue a informação exata pro seu caso.
7. Sua imagem não apareceu. Dê uma olhada nesse tópico para uma ajuda de como postar fotos no fórum: post83289.html?hilit=postar%20imagens#p83289

Abraço.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Yuri Kai
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Nov 2015, 09:47
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 16 vezes

Mensagem por Yuri Kai »

Imagem
Agora deve funcionar.
Fiquei na dúvida porque na loja me disseram que regavam a planta com um pouquinho de água a cada duas semanas, então não estive regando ela recentemente. Ela parece um pouquinho seca, então queria saber se ela parece bem. Coloquei a água pra descansar ontem de manhã, então deve estar boa amanhã de manhã.


Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Eu recomendo você ler esse tópico sobre a dormência e extenso mais tem muitas informações como o pendragon disse ajudara mais do que tentamos falar a sua planta vai de dizer c precisa de dormência
minha-1-experiencia-com-dormencia-induzida-t2500.html

Precisamos da foto para ver melhor


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

amigo, Dionaeas amam agua e sol, elas não tem nada contra água "Boa", use um pratinho em baixo do vaso com uns 2 dedos de água, se for mais tb ela não vai reclamar, ela sobrevive ate debaixo d'água, mais no seco jamais... lembre -se máximo possível de Sol (ela aguenta nosso sol de ate 40 graus) porem tem que ter água sempre... nada de regas por cima sempre por baixo, rega por cima eventualmente desarmará suas armadilhas fazendo com q ela gaste energia desnecessária.

so para complementar a ficha de cultivo das dionaea-muscipula-t206.html


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Yuri Kai
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Nov 2015, 09:47
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 16 vezes

Mensagem por Yuri Kai »

Pois é,não tinha pensado no pratinho T.T
Vou colocá-lo agora, mas não há uma outra forma além dele? Pra se evitar a dengue.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Yuri Kai escreveu:Pois é,não tinha pensado no pratinho T.T
Vou colocá-lo agora, mas não há uma outra forma além dele? Pra se evitar a dengue.
oxi rapaiz nois e brasileiro amigo o tal geitinho reina por aqui, infelizmente nem sempre para o bem :lol:

observe o principio que ela deve ficar em um pratinho ou vasilhas com agua porem nada impede que seja tampada, no musgo ele não bota os ovos (e deixa ele chega perto para ver :mrgreen: ) tendo esse principio você mesmo pode fazer seus depositos.

confira esse tópico (algumas imagens estão Off mais o principio da para ser percebido.

suporte-anti-mosquitos-reciclavel-t2725.html

oia eu aqui reciclando
marmitex
[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-fuAR ... C02921.JPG[/thumbnail]
Leite longa vida
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-igTi ... 5B4%5D.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-9096 ... C02840.JPG[/thumbnail]

deixa eles ficarem de vaso em vaso procurando água :twisted:


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

O uso da embalagem de leite ea margarina são otimos para evitar a temida Dengue nas minhas Dios e germinações faço o uso do mesmo !!


Em busca de XP para plantio
Yuri Kai
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Nov 2015, 09:47
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 16 vezes

Mensagem por Yuri Kai »

Até agora parece que minha planta está bem, as novas bocas estão crescendo.
Não sei se é impressão minha, mas parece que elas saem de dois lugares diferentes, será que minha planta se dividiu? :?:


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Yuri,
novas mudas surgirem em dionaeas é comum. com o tempo e a planta estando em boas condições, você separa a nova muda em outro vaso.: joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem