Criação Musgo Sphagnum

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Phrix
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 06 Mar 2015, 16:52
Localização: Caçador - SC
Agradeceu: 1 vez

Criação Musgo Sphagnum

Mensagem por Phrix »

Olá Pessoal,

Este final de semana coloquei uma porção de musgo em potes para tentar cultiva-los, como eu fiz:

Pote de bolo sem nenhum furo, no fundo coloquei argila expandida e areia de construção limpa e por cima coloquei uma boa quantidade de musgo com algumas partes que eu encontrei mais verdes por cima;

Dúvidas, o pote fica sem furo mesmo? não precisa de um furo por baixo? Seria melhor ter misturado o musgo com a areia? Devo colocar água de tempos em tempos? Abro o pote algumas vezes por semana? Se tiverem mais alguma dica ficarei grato.
Segue as fotos:

[img][/img]

[img][/img]


Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Olá Phrix,

Bom aqui faz uns dois meses que eu plantei e até agora nada. Segue algumas dicas:
-É aconselhável furar o pote caso sua região seja quente, pois corre o risco de cozinhar o sphagnum e não nascer nada. Também tem o fator das algas que quando atacam quase nada as impede, então é melhor se prevenir e deixar o recipiente do sphagnum mais ventilado possível.
-Não precisa de furo embaixo porque você fez um mini bog. Caso faça furos terá que manter um pratinho de água em baixo para manter o musgo sempre úmido;
-Seria melhor ter dado uma misturado em um pouco do sphagnum com a areia para fornecer uma base mais firme para o mesmo quando começar a crescer, mas isso é opcional;
- A água deve ser monitorada de modo que o sphagnum fique sempre úmido e não encharcado;
-Caso não faça furos é aconselhável abri-los de vez em quando, mas ainda recomendo fazer furos porque a tampa do recipiente está muito próxima ao sphagnum, o que provoca facilmente um superaquecimento do recipiente;
- Como é estilo estufinha, não deixe sob sol direto;
No mais boa sorte! : joia :


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Elise escreveu: - Como é estilo estufinha, não deixe sob sol direto;
eu li não sei onde que o musgo são como as Nepentes, não gostam de sol, somente grandes quantias de claridade associado a muita umidade, acredito que se refira tb a umidade do ar e não so do solo... no caso a estufa ficando em ambiente de sombra acredito que ficaria blz e se for o caso do sol apenas aquele sol fraco tipo ate as 9 ou depois das 4...

tb estou querendo cultivar musgo porem estou com dificuldade de arrumar as mudas...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Phrix
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 06 Mar 2015, 16:52
Localização: Caçador - SC
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Phrix »

Olá,

Muito obrigado Elise e Smart2, respostas bem explicativas e acredito que irão me auxiliar bastante nesta tentativa de cultivo.
Seguindo as orientações Vou fazer alguns furos na lateral da tampa superior, também acho que eu deixei o musgo encharcado demais. pelo menos a porção mais inferior dele, acho que vou ter que retirar um pouco da água, ou esperar evaporar agora.
Quanto ao sol, nunca irá pegar sol direto aonde esta, mas bastante claridade pois a parte de cima é uma clarabóia de vidro transparente.

Obrigado mais uma vez e tento alguma evolução eu informo.


Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Phrix,

Nossos amigos passaram excelentes dicas o segredo mesmo é muita umidade e meia-sombra com bastante claridade.

Olha minhas jovens neps brigando com o musgo ! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[img]https://i304.photobucket.com/albums/nn163/SantiagoOver/Mobile%20Uploads/20150830_1155532_zpsymgd9c2e.jpg[/img]


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ei santiago ate a erva daninha ta tendo trabalho para sair ali no canto em... ta bonito de ver, ainda quero ter um bom cultivo de musgo tb ate pq acredito que fique mais natural que esse comprado... nunca se sabe de onde veio e oq tem no meio dele tanto de químico como de impurezas...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

smart2 escreveu:ei santiago ate a erva daninha ta tendo trabalho para sair ali no canto em... ta bonito de ver, ainda quero ter um bom cultivo de musgo tb ate pq acredito que fique mais natural que esse comprado... nunca se sabe de onde veio e oq tem no meio dele tanto de químico como de impurezas...
Smart2 cresce sempre é uma guerra sem fim. :mrgreen:


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
Phrix
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 06 Mar 2015, 16:52
Localização: Caçador - SC
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Phrix »

Santiago parabéns, seu vaso esta lindo, olhando para ele dá mais vontade de conseguir cultivar os musgos, espero que eu tenha o mesmo sucesso.

Obrigado a dica de todas mais uma vez.

Abraço.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

porem acredito que poucas especies se dariam bem com o cultivo do musgo igual ao da foto, pois a maioria gosta muito de sol e o musgo não, ficando meio que oposto, a nepente gosta igual ao musgo (muita luz, umidade e pouco sol direto), já o caso das Dionaea por exemplo que gostam de solo encharcado e 8h+ de sol ficaria difícil, ou ao menos o desenvolvimento do musgo ficaria prejudicado porem mesmo assim a vida útil do mesmo seria muito melhor. resumindo caso queira cultivar o musgo no vaso de sua PC sugiro observar esses fatores e como sitado os vasos de Nepentes são ótimos lugares (quantis de sol, umidade ar e solo), ou cultivo em local separados...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

smart2 escreveu:porem acredito que poucas especies se dariam bem com o cultivo do musgo igual ao da foto, pois a maioria gosta muito de sol e o musgo não, ficando meio que oposto, a nepente gosta igual ao musgo (muita luz, umidade e pouco sol direto), já o caso das Dionaea por exemplo que gostam de solo encharcado e 8h+ de sol ficaria difícil, ou ao menos o desenvolvimento do musgo ficaria prejudicado porem mesmo assim a vida útil do mesmo seria muito melhor. resumindo caso queira cultivar o musgo no vaso de sua PC sugiro observar esses fatores e como sitado os vasos de Nepentes são ótimos lugares (quantis de sol, umidade ar e solo), ou cultivo em local separados...
Smart2 toda regra tem sua exceção. Olha minha dio de anos passados. Fator mais importante é umidade. Boa sorte! :mrgreen:

[img]https://i304.photobucket.com/albums/nn163/SantiagoOver/Mobile%20Uploads/072610_153148_zpsvr6bu9ur_edit_1444260040739_zpsedtec8qx.jpg[/img]


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem