Planejamento para viagens de fim de ano

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Planejamento para viagens de fim de ano

Mensagem por Elise »

E aí galera, tudo beleza? : joia :

Bom está meio cedo para perguntar mas um planejamento é melhor do que fazer tudo às pressas. Como é normal aqui em casa, final de ano e ano novo consiste em viagens para casas de parentes e uma possível praia, ou seja, isso daria mais ou menos quase um mês fora de casa. Já vi uns gotejadores e achei interessante, porém infelizmente não há nenhum vizinho confiável aqui perto de casa para pelo menos monitorar se está tudo ok ( medo de alguém pegar água direto da torneira e colocar nos meus frágeis brotinhos ou ainda deixa-los secar).

Queria perguntar se alguém tem alguma ideia legal para transporta-los ( BR's são meio imprevisíveis então acho que é meio perigoso leva-los sem nenhuma água durante a viagem, já cheguei a ficar 8 hrs em um percurso que leva geralmente 3hrs :? ). Até o final do ano deve dar uns 35 copinhos de café mais 3 vasos.

Sei que não é bom mudar as PC's de lugar por terem se "acostumado" com o ambiente, mas entre elas morrerem ou leva-las, prefiro me arriscar.

Outra dúvida , é se as águas (torneira) fornecidas em regiões litorâneas são mais salinas que o normal? Se for o caso, começarei a estocar água em PET's.

E por último, como faço para esterilizar PET's. Já cheguei a lavar uma bem lavada mas ainda ficou aquele cheiro de refrigerante.


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola ja estou projetando a algum tempo um sistema de irigação aqui em casa tb. basicamente seria assim...

1 reservatorio de agua - caixa, galão etc (penso em uma caixa 250l interligada na calha)

1 temporizador - esta peça serve para programar o tempo entre uma e outra rega alem da duração da mesma ( tem de varios modelos tanto digitais quanto analogicos e o preço varia tb)
gostei desse modelo do link pois e bem pratico para quem não e muito engenhoso com essas gambiaras...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... rigaco-_JM
Imagem
encanamento - mangueiras ou aqueles chuverinhos.

tipo assim
[thumbnail]https://i00.i.aliimg.com/wsphoto/v1/322 ... C3%A7a.jpg[/thumbnail]
ou assim para Nepenths
[thumbnail]https://i.ytimg.com/vi/_kzfwwSUcVw/maxresdefault.jpg[/thumbnail]
Editado pela última vez por smart2 em 13 Set 2015, 20:48, em um total de 1 vez.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Outra dúvida , é se as águas (torneira) fornecidas em regiões litorâneas são mais salinas que o normal? Se for o caso, começarei a estocar água em PET's.

E por último, como faço para esterilizar PET's. Já cheguei a lavar uma bem lavada mas ainda ficou aquele cheiro de refrigerante.
Água em regiões litorâneas costumam ser bem fortes em cloro. aqui onde moro você sente o cheiro forte da água e em muitos causa dor de barriga, rsrsrs.

Cheiro na garrafa pet, isso eu fazia no interior para pegar leite puro, era lavar bem com detergente e poucos grãos de feijão e bater varias vezes. por vezes até assim ficava o cheiro, embora levemente.

não sei o local onde virá, mas se após dia 20 de dezembro traga todo o mantimento possível, aqui onde resido é supermercado super cheio. até antes de 20/12. e vai começando falta de mercadoria até em gde hipermercadose se você entrar não sai de tanta gente.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá Elise,

Que especies você tem?

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Bom, tenho vários tipos de droseras, umas dioneias, byblis e p x sethos. Tudo em estágio de germinação, ou seja, é necessário manter uma umidade mais alta.


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Então, moro no litoral há 13 anos, cultivo PC's há 3 e nunca tive problemas com salinidade da água.

De fato, em se tratando de lençóis freáticos, a própria areia da praia é suficiente para manter o sal afastado, tanto que existem habitats de PCs a poucos metros da arrebentação, como na Barra do Rio Punaú, em Rio do Fogo, ou na lagoa de Genipabu, em Extremoz (Devendo fotos... : fiufiu : ).


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Elise, talvez o link abaixo possa lhe ser útil:

Como fazer gotejador caseiro para plantas?

Quanto o excesso de sal na água de torneira das cidades litorâneas, creio que seja mito conforme disse o amigo Gabriel. O que pode ocorrer é a água de lá conter mais cloro, porém isto não é regra uma vez que há cidades no interior em que esta substância também é alta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

A salinidade da água no litoral depende de diversos fatores e o principal é o homem.
Se analisar o litoral aonde tem um paredão tipo São Paulo a região serrana mantém o lençol freático com água doce, dando até para fazer poços.
Mas se o litoral fica com uma região serrana bem longe e com cidades desenvolvidas cheia de asfalto o mar está tomando conta do lençol freático, Fortaleza é um exemplo.

Agora aqui na região de Sorocaba dependendo de onde se faz um poço artesiano a água é salobra, no hospital que meu filho nasceu a água é assim.

A foto abaixo é de Porto Feliz que fica a uns 60km daqui, esse paredão estava debaixo do mar, os buracos foram feitos pela água e em alguns pontos dá para ver os filetes de sal na parte de baixo.
Imagem
Estava esquecendo, antes do homem detonar com tudo araras e papagaios faziam ninhos nesse paredão.
Elise escreveu:Bom, tenho vários tipos de droseras, umas dioneias, byblis e p x sethos. Tudo em estágio de germinação, ou seja, é necessário manter uma umidade mais alta.
Elise,

Penso que dê para manter um sistema de gotejamento e usando galões de 20l de água.
Como vou passar um tempo fora e não confio no meu pessoal vou tentar esse sistema baseado em gotejamento de soro.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Muito obrigada pelas respostas!
Gostei muito do temporizador, porém não confio mais em eletrônicos cuidando de seres vivos (maior tristeza quando cheguei de viagem e todos os meus peixinhos haviam morrido por conta do não funcionamento da bombinha de ar :cry: ). Parece que vou ter que deixa-las aqui em casa mesmo, depois que eu me lembrei que o carro sempre vai super abarrotado de malas.

Adorei a desmistificação do mito da água fornecida em litorais e a questão de como higienizar melhor as PET's ;)

O melhor mesmo parece o sistema de gotejamento,porém para durar mais tempo tive a ideia de colocar um outro reservatório fazendo gotejamento no principal a fim de elevar o período de durabilidade desse sistema.Vou começar a fazer testes aqui e daqui um tempo divulgo resultados!

Mas ainda me encontro aberta para novas ideias : joia :


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem