novas mudas

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

novas mudas

Mensagem por Edson Poscai »

meus agradecimentos a um grande amigo que me doou sementes de diversas variedades. muitas, diga-se de passagem. mesmo o plantio não ter sido na época indicada, já vejo os resultados. em outubro terá a segunda parte. gde abç amigo.

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-WpyJ ... to0439.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-Ws6a ... to0438.jpg[/thumbnail]

minha primeira experiência em leaf-cutting de drosera Binata. (folha por cima de substrato encharcado, primeira tentativa)

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-7XEH ... to0434.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-5cm0 ... to0435.jpg[/thumbnail]
pq's brotos, cor verde clara na folha.

primeira tentativa em Root cutting. aguardo a confirmação, "acho" ser os primeiros sinais vindos das raízes de plantio (pontos brancos) tá cedo para confirmar.

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-mcTI ... to0436.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-2Kjm ... to0437.jpg[/thumbnail]

espero estas fotos despertar um interesse maior sobre outros modos de cultivo em nossa turma de iniciantes. mas principalmente compartilhar as experiências, um ensinar o que sabe ao outro, passar as sua experiências pelo prazer de dividir. nós iniciantes, com certeza teremos apoio.

sou de todo iniciante, nada sei, mas temos q buscar nas experiências o aprender.

abç


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gostei da experiência com leaf cutting (estaquia foliar) e root cutting (estaquia de raiz), torço para que obtenha sucesso em ambas as técnicas.

Obs.: Só fica esperto com as cianobactérias que as mesmas adoram ambientes extremamente úmidos e podem por a perder tanto seus seedlings quanto os leafs ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
CássioMeneghel
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 29 Jul 2015, 09:19
Localização: Cariacica-ES
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por CássioMeneghel »

Achei muito interessante o leaf-cutting de drosera Binata. Realmente desconhecia q tinha como fazer isso em drosera :o
Parabéns e valeu por compartilha os resultados
abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Cássio,
sabendo q ajudei um colega iniciante como eu, sinto q já valeu a publicação. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
rsistem
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 17 Jul 2015, 18:54
Localização: Pará de Minas
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por rsistem »

Rodrigo, você falou sobre as cianobacterérias. Eu não conheço, mas como podemos prevení-las?


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá
Muito legal Edson, eu particularmente nunca tentei fazer root cutting, não sou muito chegado a mexer nas raízes :lol: , prefiro utilizar as hastes que corto para gerar novas plantas, já que eu geralmente corto mesmo.


Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Dener,
você usa hastes? aí amigo, um ensinando o outro. esta eu desconhecia, passa umas dicas pra gente...
em água pura, em substrato encharcado, substrato úmido, cortado em média 5 cm como raízes, acima do substrato ou levemente abaixo como nas raízes?
todas as hastes q cortei, até então desconhecendo essa possibilidade, foram jogadas.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Na verdade é bem simples, eu só corto com mais ou menos 5cm e coloco em cima do sphagnum, tento manter a maior área dela encostando no substrato, geralmente da certo.
Mas tem um porém, as que utilizo para essa função eu não deixo se desenvolver completamente na planta, acho que quanto mais cedo ela for cortada, maiores são as chances de produzir uma nova planta, mas essas são as minhas impressões, baseadas nos testes que fiz.

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

vlw, agradeço as dicas, farei experiencia. semana passada joguei fora 2 hastes de dionaea. mas estas daqui pra frente tem bastante. vou fazer sim esta experiência, cortada em média 6 cm. uma experiencia em sphagnum e outra em um copo d'água. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Edson Poscai escreveu:vlw, agradeço as dicas, farei experiencia. semana passada joguei fora 2 hastes de dionaea. mas estas daqui pra frente tem bastante. vou fazer sim esta experiência, cortada em média 6 cm. uma experiencia em sphagnum e outra em um copo d'água. : joia :
Somente com água nunca tentei, mas acredito funcionar. Se tiver alguma dúvida durante o processo, prende o grito :lol:

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem