Fungicida para sementes e sphagnum

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Fungicida para sementes e sphagnum

Mensagem por Elise »

E aí galera,

Estava lendo uns tópicos aqui no fórum e encontrei um de Inseticidas e Anti-fúngicos naturais.
Pelo que eu olhei a maioria leva um tempinho para ser preparado então queria fazer um pouco de antifúngico ( vou plantar sementes em breve e o sphagnum já está plantado para germinar, estou meio receosa com fungos :roll: ). De todos as receitas, a que eu achei com "ingredientes" mais fáceis foi essa:

Maceração de alho 1- fungicida, inseticida
Macerar 100 g de alho cortado fino em 20 ml de óleo vegetal durante 24 horas.
Juntar 1 litro de água.
Filtrar.
Diluir 20 vezes antes de aplicar.

Eu não entendi muito bem essa parte de filtrar e diluir 20 vezes. Alguém pode me explicar? E esse óleo pode ser de supermercado mesmo?

Agora, caso alguém tenha feito alguma outra receita que funcionou gostaria de sugestões ;)


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
nathan
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Jun 2015, 22:39
Localização: Campinas
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nathan »

Diluir 20x significa voce pegar 1 parte e colocar em para 19 partes iguais (total 20).
Ou seja, pegar 5 mL e diluir frasco de 100 mL.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

sinceramente... muito estranho essa receita... principio basico de quimica... ÓLEO e ÁGUA não se misturam... como isso poderia funcionar se não misturar?
em outro post la no Atelier do Bonsai eu fiz uma lista sobre as receitas da Vovó... e mediante minhas pesquisas o que encontrei sobre o alho não foi a propriedade fungicida observe.

Alho contra brocas, cochonilhas e pulgões

O Alho (allium sativum) pode ser utilisado contra brocas, cochonilhas, pulgões e ácaros.

Quando plantado entre as roseiras, diminui o ataque de pulgões.

Protocolo:

Bata o alho no liquidificador com água (2 litros para cada dente). Em seguida pulverize as plantas atacadas. Não use sobre feijões, pois o alho inibe seu crescimento.

fonte: Revista Natureza


e a fonte e ate segura :mrgreen:

segue o post com a lista de todas as receitas
https://www.atelierdobonsai.com.br/foru ... hp?t=18115


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Obrigada pelo aviso : joia : Vou pesquisar mais e ver se acho algo...


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
nathan
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Jun 2015, 22:39
Localização: Campinas
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nathan »

Oleo pode não dissolver em água, mas podem misturar sim... maionese e cremes dermatologicos é um exemplo disso :)
Não sei se o alho possa ter algum emulsificante, mas 20 mL em 1 litro de água agitando bem antes de diluir 20x, provavelmente vai funcionar.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

nathan nem misturar eles misturam... faça a experiência, qualquer quantia e bata no liquidificador e veja, quando você parar o óleo vai ficar em cima, no caso da maionese não e agua e sim uma massa, e como disse ele não mistura com AGUA se você colocar outros produtos e muito provável que mistura por exemplo com Diesel, gasolina, graxa ou em massas que não de a devida estrutura (ficando mais duro), porem o óleo e POLUENTE em vários tipos... exemplo essa mistura ae se colocar o musgo ele vai impregnar no musgo e provavelmente ira perdê-lo. óleo absorve calor, podendo causar queimas.

resumindo em receitas caseiras o uso de óleo e restrito, porem tem alguns que são aptos para uso. o sabão e um fixador muito mais eficiente, o alcool e um extrator muito mais eficiente


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Abaixo segue um link que remete para um site que contém a solução ideal para se combater a maior parte dos fungos de solo:

Enxofre Dimy

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

rdrgobra escreveu:Abaixo segue um link que remete para um site que contém a solução ideal para se combater a maior parte dos fungos de solo:

Enxofre Dimy

Abs,

Rodrigo F. Costa
otima solução, a questão sempre e se pode ser aplicado em composto, normalmente se prepara para aplicação em folhagem/caule, que e o mesmo caso da Calda Bordalesa, e que tb acredito que pode ser bem prejudicial a PC's porem essa e simples de preparar tb, porem se for somente no musgo acredito que possa deixa-lo de molho um pouco e depois lava-lo, mais nem sei tb, não tenho esperiencia com fungicidas em PC, somente em alguns casos de bonsai.

Preparo da Calda Bordalesa

Para prevenir suas plantas contra o ataque de fungos e ácaros, prepare em casa a calda bordalesa.

Ingredientes: (qualquer coisa usa-se proporcional tipo 20g X + 20g Y etc)

200 g de sulfato de cobre
200 g de cal virgem
20 litros de água
Saco de pano ou "perfex"

Preparo:

Coloque numa vasilha 18 litros de água;

Faça uma espécie de sachê com o perfez ou saco de pano, e preencha-o com 200 g de sulfato de cobre;

Mergulhe parcialmente o sachê na água por 3 ou 4 horas, ou até que o sulfato de cobre se dissolva por completo;

Numa outra vasilha, dissolva 200 g de cal em 2 litro de água. Despeje a mistura na solução de sulfato de cobre e mexa bem;

Finalmente, antes de aplicar a calda bordalesa, é bom fazer um teste de acidez, mergulhando no preparo uma lâmina de ferro.

Se o preparado estiver muito ácido, o que pode prejudicar as plantas, a lâmina de ferro escurecerá. Neste caso acrescente um pouco mais de leite de cal à calda e repita o teste. Faça isso quantas vezes for necessário, até a lâmina não escurecer mais.

fonte: Revista Natureza


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Apenas o enxofre deve ser usado, nada de calda bordalesa ou irá arruinar a germinação das sementes ou mesmo matar plantas adultas. PCs não são plantas ornamentais...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
forest
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Ago 2015, 12:59
Localização: Blumenau/SC
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por forest »

Ressuscitando o tópico...
se bem me lembro, em uma aula sobre produção de mudas florestais através de estaquia foi utilizada uma solução contendo apenas sulfato de cobre e água, bastando deixar as estacas de "molho" na solução por alguns minutos.
Acredito que funcione para sementes e leaf cutting, mas não para tratar o sphagnum pois mesmo que lave, ainda ficará impregnado, visto a grande capacidade de absorção deste musgo.
Nunca testei, mas acho que principalmente pra leaf cutting seja uma boa.
No caso da calda bordalesa, o mais prejudicial às plantas carnívoras é o cal, e não o sulfato de cobre.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem