duvida sobre bog misto

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

duvida sobre bog misto

Mensagem por Hercilio »

Ae, galera...
Estou planejando mentalmente um bog para as sementes q comprei com o mestre ono...
elas são:

D. filiformis ´red` 20 sementes
D. burmannii “Hong Kong “ 20 sementes
Byblis liniflora
Dionaea tipica

A minha duvida é:
- Posso colocar todas elas no mesmo lugar para germinar ou devo germinar elas em copos separados apenas no musgo e depois então replantar elas...? :roll:

Devo tomar algum cuidado especial com essa byblis pq pelo q vi as demais basta usar musgo umido e deixar com iluminação indireta para não criar algas...
se possivel gostaria de deixar todas num lugar para não ter q mexer tão cedo.
desde ja agradeço. : joia :


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

- eu plantaria separado, após a germinação colocaria no bog analisando os espaços.
- byblis é bem delicada sim, mas eu costumo plantar tbm separado. esta tomando mais atenção para após passar para o bog sem tocar na planta, retirando do copinho com cuidado e passando por todo.
analise a opinião dos amigos tbm. boa sorte : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Vale ressaltar que a Byblis tem raiz longa, e ela e a burmanni são anuais, então irão crescer bem rápido e no período de 1 ano, mais ou menos, morrer...
Dios por outro lado precisam hibernar no inverno...

Se suas dios estão grandinhas, eu sugiro hibernar elas, enquanto as seeds começam a crescer... depois disto, você pode colocar as dios no bog e curtir a vista bonita delas durante o resto do ano, até o outro inverno!!!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

Então sem chance de por elas juntas pq as dios q virão tambem são sementes...
vou tentar por juntas então as anuais...

:)


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Atenção também que Byblis não lida bem com replantes, portanto é preferível que as cultive no vaso definitivo ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

bem lembrado, caro Rodrigo...
nesse caso eu teria q colocar as seeds direto no substrato de musgo + areia e ja deixar como definitivo ou vai no musgo puro...?
minha ideia era colocar o fundo da jardineira q planejo comprar com argila expandida e por cima na proporção de 1:1 de areia + musgo e semear as droseras e a byblis nela...
ou seria mais bacana deixar uma jardineira pra cada ja q elas se proliferam rapido like a "praga"?


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Hercilio,

A idéia do bog é ótima, pois oferece muitas possibilidades para compor com pcs diferentes. Como lembrado pelo Edson, tenha em mente o tamanho que ficam quando adultas. : joia :

A D. filiformis ´red`atinge + de 20 cm de diâmetro, enquanto a A Byblis liniflora fica maior ainda. A D. burmanii é anual, e não fica muito maior do que uma moeda de R$1, e a Dionaea típica precisa de uns 12 cm de espaço ao redor. Cultivá-las juntas tem um efeito visual incrível, mas dá trabalho na hora de manusear. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

Valeu, MarcielS...
vo me arriscar a colocar todas juntas mas com as anuais mais afastadas das outras, um espaço maior entre elas, a byblis eu sabia q ficava alta mas n imaginei q a filiformis ocupava tanto espaço assim... :roll:

quanto as sementes basta por uma por espaço pq ja vi plantas q quando eram semeadas era colocada varias no mesmo lugar...


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Outro fator a se levar em conta é a dormência, pois as Dios descansam no Inverno. Tudo bem que em Curitiba faz frio, mas o mesmo atingiria a temperatura ideal para estas PCs tirarem um merecido "cochilo"?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

aqui onde moro é bem frio... quatro barras... bem afastado do centro mas to vendo q no final vai ser todas separado...


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem