ajuda em induzir a dormência.

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

ajuda em induzir a dormência.

Mensagem por Edson Poscai »

amigos estas duas dionaes não farei a dormência, a primeira muitas mudas e a segunda boa aparência. ambas serão experiência não induzir a dormência.

[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-O6_h ... to0130.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-jmJT ... to0146.jpg[/thumbnail]

fiz de outras, conforme a foto abaixo.

[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-vDp0 ... to0145.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-REvT ... to0147.jpg[/thumbnail]

Ref. A dionaea, deixei cada uma com plástico em volta, musgo não somente úmido, mas tbm não encharcado. E deixei 2 copinhos com água para oxigenação e ficará em pote fechado, na parte de baixo da geladeira, em cima da tampa de verduras. Espaço aqui é o problema, nem comentei de deixar no espaço de verduras, senão ouviria para eu comprar uma geladeira pra isso, coisas de família, rsrsr.

duvidas qto a sarracênia q farei ainda hj,
podemos cortar as folhas da sarracência comum (3 vasos) e da sarracênia psittacina (1 vasos)? terei q fazer por falta de espaço ,exceto os menores de 10 cm. e da sarracênia psittacina tbm, todos exceto os menores q estão vindo com menos de 3 cm.

Toda ajuda, o q fiz de errado e é bom corrigir, é bem-vinda...

depois complementarei as fotos com as sarracênias.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson,

Suas dionaeas estão lindas, quero ver como vai ficar esse matagal mais para a frente.

Quanto a dormência o processo que fez está correto, o duro é ter que conseguir um espaço na geladeira. :D
Agora ficou uma duvida. Você colocou em dormência porque elas pediam ou porque chegou o inverno?

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Vinicius12
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 247
Registrado em: 14 Abr 2015, 16:28
Localização: Campina Grande-PB
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Vinicius12 »

Paulo,

Eu acho que as dionaeas do Edson foram quem pediu.


"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."

(Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Paulo, eu coloquei em dormência ao ler muito os comentários dos experientes do grupo qto a necessidade. 2 mudas aparentam poco ou não e 1 sim.
associo tbm ao fato de que moro em área quente onde a temperatura raramente chega abaixo de 13/14º. mesmo assim, deixei 2 sem para ver o resultado. peço me alertar qto a erros cometidos.
todo comentário é bem vindo,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson,

Eu tenho muitas duvidas sobre dormência e fico perdido, também sou novato. Sei que é necessária, mas quando?

Na agricultura comercial praticamente tudo foi domado para nosso clima, mas o mesmo não acontece com o hobby de cultivo.

Vou ficar em apenas duas especies, sarracênias e dionaeas.
No inicio trouxeram mudas ou sementes para o Brasil e começou o processo de domínio do cultivo e tudo iria caminhar para que se adaptassem ao nosso clima com sua dormência acontecendo em nosso inverno.

Mas hoje, ou de uns anos para cá devido a facilidade de importação tudo o que se tinha conseguido no processo de domínio do cultivo foi perdido.

Eu já comprei milhares de sementes de dionaeas de um cultivador da Alemanha e são colhidas no final de agosto e inicio de setembro ou seja no final do verão do hemisfério norte. Eu não sei se viu um tópico meu em que de uma vez plantei 500 sementes e germinaram perto de 400, que infelizmente morreram por falta de água.
Também já comprei não só para mim como para colegas sementes de sarracênias em que o cultivo segue a mesma forma.

Com relação as dionaeas em seu habitat ou no cultivo no hemisfério norte acontece o seguinte:
final de verão (sementes) -> outono (germinação) -> inverno (dormência) -> primavera (a vida retoma)

Como nosso inverno não é bem definido quanto a temperatura recorremos a geladeira, até aqui tudo bem, mas existe um problema que é a inversão das estações do ano.

Então é isso, claro que no nosso inverno as plantas vão sofrer, mas será que é o momento certo de coloca-las em dormência?

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Paulo,
sinto amigo não poder te ajudar, e com minhas duvidas intensificar.

penso, o porquê de dormência? no popular cada qual dorme qdo sente vontade e tendo condições. logo imagino, só por em dormência qdo a planta pedir e "se pedir", jamais induzir. mas temos q ter o conhecimento para identificar os sinais de manifestação de pedido de dormência.
vi relatos de dionaeas q não foram colocados em dormência e foram ficando fracas e morreram. outras morreram ao ser colocadas em dormência. * olhe a importância de sua dúvida, saber o momento. (desculpe, se entendi erroneamente)
o porquê algumas espécies de droseras entram e saem da dormência por si só e com a temperatura em mudança de um dia ao outro? se a drosera (algumas) fazem, o pq das dionaes e das sarracênias tbm não fazerem por si só, sem nenhuma interferência de nossa parte, sem pormos as mãos. poxa, não foram trazidas recentemente, já são daqui.
vi q você faz experiência com 2 mudas de dionaes adquiridas com outro substrato, agora não me lembro qual e sempre compara com as de cultivo comum. penso só assim poderemos aprender mais. discordo do termo tão comum, q diz +/- "se sempre foi assim pq você vai querer fazer diferente" o fazer diferente, só assim venhamos a aprender e não ficar estagnados no já conhecido.

* peço quem vier a ler, fazer de conta q não leu. em minha mente faltam porcas, parafusos e arruelas, rsrsr


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Caro Edson,

Eu sou concordo com você em muitas questões. Por que tenho que dormir a noite? Por que tenho que almoçar as 12hs se não tenho fome?
Sou assim desde criança, bem que eu gostaria de comer na hora que tenho fome e dormir na hora que tenho sono.

Agora as plantas são diferentes e precisam ser domadas para que produzam frutos.
Eu até hoje não entendi o caqui, na primavera/verão perdem as folhas e só dão frutos no outono/inverno. É originário da China e até hoje não foi domado aqui no hemisfério sul, ele entra em dormência naturalmente, não pelo calor, mas sim pela estação do ano de sua origem.

Quanto as dionaeas e sarracênias eu fico na duvida. Colocar para dormir no nosso inverno ou no inverno de sua origem?

Eu não tenho sarracênias porque moro num apartamento e uso uma estufa. Nas dionaeas eu fico de olho, se começarem a ficar com muitas folhas pretas sem razão eu ponho para dormir, e pular um ano sem dormência não vai matar a planta.

Eu ainda estou fazendo experiencia com duas dionaeas compradas no ceagesp, uma continua bombando no mesmo substrato que veio e a outra começou a se recuperar quando troquei o substrato, daqui umas duas semanas estarei colocando novas fotos.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

espero não me esquecer, mas farei esta experiencia em uma dionaea q não induzi a dormência, ou compro outra para isso. irei colocá-la para dormência forçadamente no inverno deles, penso ser em nosso verão, irei confirmar a data,penso colocar em final de dez para começo de jan ou daqui a 6 meses. espero não estar errado, irei confirmar e espero não me esquecer de fazer esta experiência.
qto a seu comentário, concordo plenamente, tem a natureza fazendo a parte dela, mas em muitos casos temos q fazer a nossa parte. senão não haveria necessidade do plantio em época certa, extração de galhos improdutivos e poda em época certa para bons frutos.
temos q focalizar o sabe emr: qual precisa fazer, como fazer e qdo fazer.

PS.: hj fiz da sarracênia,

[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-5gSM ... to0148.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-BdsO ... to0149.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-0Ac3 ... to0150.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-3wl9 ... to0152.jpg[/thumbnail]

observei atenciosamente o tópico da Fátima, sarracenia-dormencia-induzida-t5052.htm ... =dormencia
que ensina a fazer qto a sarracênia, q é a mesma coisa qto ao a dionaea.

agora aguardarei 8 semanas para depois ver os resultados de minha primeira experiência.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vinicius12
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 247
Registrado em: 14 Abr 2015, 16:28
Localização: Campina Grande-PB
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Vinicius12 »

Edson parabéns está tudo certinho,ainda bem que a Fátima fez esse tópico se não agente tava frito :lol: .


"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."

(Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

neste momento onde agora observamos as plantas diferentes (generalizando) e comentários sobre induzir a dormência, penso q estes tópicos venham um pouco ajudar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem