Ter uma estufa é importante?

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Ter uma estufa é importante?

Mensagem por vinimoral7 »

Moro no nordeste. Mas preciso de uma estufa para que minhas futuras Dionaeas se desenvolvam melhor, ou para que minha sementes germinem, ou posso cultivar sem a estufa e ter bons resultados também?

Estufa só serve pra elevar a temperatura e a umidade do ar, né? :?

Obrigado.

Marcos Vinícius


Adquirindo conhecimento...
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Eu utilizo estufa apenas para a germinação, por manter a umidade sempre constante, e proteger os seeds de intempéries, mas isso não é regra não, só achei mais fácil devido ao tempo que disponho ( passo o dia todo fora).
Fiz muitos testes e experiencias, sempre que tenho seeds, faço a semeadura em vários tipos de ambientes e com variadas combinações de substrato, sempre procurando entender melhor as plantas que possuo, recomendo que faça o mesmo, depois que isso acontecer pode ter certeza que seu cultivo será só alegrias : joia :

Abç


Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por rozenlady »

Oi Vini, tudo bem?

No meu caso que moro no nordeste também (em Fortaleza), não vejo extrema necessidade em ter estufas, fiz uma estufa tabajara usando uma estante coberta com plástico para proteger as seeds do vento e chuva já que elas são finas como pó e voam do vaso com a maior facilidade.
Na verdade me vi necessitando de uma estufa recentemente pois com o período de chuvas as minhas plantas não estão pegando sol o suficiente, o que não teria problema acontecer por 1 dia ou 2 caso elas estivessem saudáveis, mas elas estão bem debilitadas e precisando de ajuda, então vou ter que me virar nos 30 para salvá-las.

Então, baseado na MINHA experiência, as estufas só serviriam para você nos seguintes casos:
1. Plantar seeds
2. Caso sua cidade tenha clima inconstante
3. Auxílio para plantas debilitadas
4. Se você mora em apartamento e/ou não tem como fornecer as horas de sol necessárias para as plantas


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

Ola vinimoral7. : joia : Eu tive cultivo de dionaea ao ar livre e percebi que o tempo por aky naum ajuda com baixas frequente na humidade do ar a menos de 20% e uma estiagem forte e os danos foram viziveis a partir do dia de ontem melhorei alguns aspectos deste cultivo e espero ter algumas melhoras neste verao mas o cultivo continua outdoor. Mas concerteza as plantas que vivem sob ambientes controlados sao de uma aparencia melhor estufas ou terrarios aonde podemos controlar as condicoes climaticas ajuda no bom desenvolvimento da planta. :mrgreen:
Um cordial abraco


nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Estufas para cultivar PCs no Nordeste são dispensáveis, pelo simples fato delas sobreaquecerem o substrato nos vasos das plantas/mudas levando-as a morte. Além do mais as Dios até podem ser cultivadas "indor", porém nunca terão a exuberância de uma planta que é exposta corretamente ao Sol ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Independente da região de cultivo, e de o mesmo ser outdoor/indoor, acho que ter uma pequena estufa é providencial para as emergências.

Invariavelmente poderá ser utilizado para germinações. 8-)

Abç


Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por vinimoral7 »

Obrigado a todos pela preocupação em me responde, estou muto agradecido :D
então creio que não precisarei de estufa, e também pelo motivo de as sementes poderem sobreaquecerem :mrgreen:
E também porque se o problema for umidade, eu estou fazendo um bom trabalho... eu acho

Sei que não está pegando sol, mas das 8 às 10 pega sol e de tarde também pega sol um tempão. Agora não está pegando sol, pois agora é meio dia e o sol está exatamente em cima de minha casa.
Imagem
Imagem
Imagem

Todo dia eu vejo o nível da água. Se não estiver molhando a superfície, como nessas fotos, eu adiciono mais água descansada aos potes abaixo dos vasos. São 6 sementes no vaso grande e 7 no pequeno :mrgreen:
Acho que estou fazendo tudo certo para elas germinarem :?

Muito obrigado!! Mesmo!

Marcos Vinícius
Editado pela última vez por vinimoral7 em 14 Jan 2015, 22:38, em um total de 1 vez.


Adquirindo conhecimento...
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Aparentemente esta tudo OK, boa sorte com a germinação de suas Dios.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por vinimoral7 »

Fiquei feliz em saber que tá tudo certo :D
Foram plantadas no dia 02/01
Já se foram 5 dias
Estou na expectativa no 15°dia
Aguardando.. 8-)
Tomara que germinem :D

EDIT: Aproveitando o post, Posso usar Sphagnum+Areia para germinar Droseras Spatulata? é que participei da doação do Edson Poscai, mas não sei se posso fazer o que estou fazendo com sementes de dionaea...

Muito Obrigado!!

Marcos Vinícius


Adquirindo conhecimento...
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Acredito que possa usar sphagnum+ areia, essas plantas são de fácil germinação.
Eu sempre uso sphagnum puro para germinar, mas só por mania mesmo.

Ps: não coloque as sementes muito próximas, pois dá um trabalhão para separar depois, acredite... :lol:

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem