Dúvida Drosera binata + Idéia de tutor

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Dúvida Drosera binata + Idéia de tutor

Mensagem por otaviobravim »

Amigos,

Tenho uma D. binata multifida, e a garota tá dando haste floral, então eu queria saber se ela se autopoliniza, se devo me preocupar. Pesquisei aqui no fórum ontem e não encontrei.

Na foto dela a haste se encontra no canto superior direito. Nota para o tutor que eu arrumei para ela, não sei se é uma idéia antiga, mas acordei com essa ideia no sábado e executei logo em seguida. É um anel de garrafa PET 600ml atado à uma ripa por dois arames de saco de pão. Achei o resultado bem bom, e não é rígido. Percebam que para não enfiar por cima da planta eu cortei a frente, abracei a planta e depois grampeei.
O que acharam? :D
Outra coisa, eu consegui esse vaso na Leroy Merlin, dai eu pus sphagum nele até o topo e fiz uma divisão com uma caixa de cd, que coube EXATAMENTE na largura do vaso (com pedrinhas para ficar reta), dai fiquei com cerca de 1cm de largura onde eu controlo a altura da água. Esse sistema pode ser bem visto na foto das Dionaeas, quem tem vasos berçários com droseras pequeninas dos lados. Tá sujo porque foi do dia do transplante. :roll:

[img][/img]
[img][/img]

Abraço a todos!


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rapaz! Estão bonitas heim! 8-)

Bom, se estou bem lembrado as binatas não são auto-polinizáveis, e parece que só funciona se for polinização cruzada, mas não tenho certeza.

Ficou bacana o esquema de abastecimento de água. Pense em fazer uma tampinha para evitar ovos de mosquito. Comprou os vasos em algum garden-center? Aqui em SP nunca ví destes.

Abç


Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Comprei na área de jardinagem da Leroy Merlin, MarcielS. E eu comprei 3 em uma Leroy e outros 6 em outra depois que vi que era bom, então acredito ser coisa da franquia.

Estou estabelecendo um jeito de tampar ainda. Estou avaliando algumas possibilidades, porque água sanitária é meio bad pras plantas. Ou nem tanto?

Ah, outra coisa, eu moro no 14 andar, aqui nem pernilongo dá. Não sei se terei problemas de fato...


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Legal, vou ver se na Leroy daqui encontro também, rs.

Cuidado com a água sanitária nas plantas carnivoras!

"... Princípio químico da água sanitária

O hipoclorito de sódio ou hipoclorito sódico é um composto químico cuja fórmula é NaCIO.
Contém o cloro em estado de oxidação +I e por isso é um oxidante forte e econômico. Em solução aquosa só é estável em pH básico. Para acidificar na presença de cloreto liberta cloro elementar. Por isso, deve guardar longe de qualquer síntese de ácido. O hipoclorito sódico (em conjunto com o cloreto de sódio (sal)) obtém-se convenientemente por dissolução do cloro elementar numa solução aquosa de hidróxido de sódio numa reação de dismutação: 2 NaOH + Cl2 -> NaClO + NaCl + H2O."

Abç

ps ficou legal o tutor. : joia :


Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Ficou bom o tutor, Otavio.
Também gostei da solução para reservatório de água. : joia : Uso parcial do vaso. Muito bom.
Como o Marciel falou, esqueça o hipoclorito.
Belas plantas.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lindas plantas e adorei a ideia do tutor e do artifício que usou para separar o musgo da água, mas da mesma forma que o Marciel também me preocupo com a proliferação de mosquitos em especial os da Dengue. Tudo bem que tu mora no 14º andar de um prédio de apartamentos, mas sabe como é né; "o seguro morreu de velho"...

Sobre a D. binata, ao vasculhar no ICPS achei isto:
If there is no variety or location information listed the seeds could be of any of the self-fertile varieties or even a mix of varieties. As far as I know the self-fertile varieties are only from New Zealand.

Tradução livre:

Se não houver nenhuma informação sobre a variedade ou localização das sementes listadas, elas podem ser de qualquer uma das variedades auto-férteis ou mesmo uma mistura de variedades. Até onde eu sei as variedades auto-férteis são apenas da Nova Zelândia.
E no CPUK Isto:
The different varieties of Drosera binata are basically separated from one another by the number of forks and points on the leaves. Names such as D. multifida and D. dichotoma are not legitimate ones and are used by some growers only for convenience. Possibly some time in the future these plants may be separated into species of their own by a taxonomist, but until then they should be referred to as varieties of D. binata only.

D. binata 'T Form'- is the typical form of D. binata that only forks once. This form is the most common and found along the east coast and south of Australia across to WA and New Zealand. Usually a dark green plant with red glands.

D. binata var. dichotoma 'Small Type' - This form forks twice to form 4 points. This variety is generally a warmer growing plant than the typical variety and is found growing up the east coast of Australia only. These plants grow to a similar size as the typical 'T form' which is usually around 20cms tall.

D. binata var, dichotoma 'Giant Type'- Is the much larger version of the previous form (up to 60 cms) which has a golden green colouration. This plant also only occurs on the east coast of Australia from about Sydney northwards.

D. binata var. dichotoma 'T-form'- Is a plant that is about the same size as a giant dichotoma with the same golden green colouration but with only one fork and two points. Also an east coast plant.

D. binata var. multifida- In multifida the leaves fork again, this time to produce 8 points (generally, there are always exceptions). These plants are also only found on the east coast of Australia and also begin at about Sydney.

D. binata var. multifida 'Extrema'- Even more forking in this variety can produce an amazing amount of points. I think sometimes up to 64 points per leaf (possibly more). This plant occurs in a sub-tropical climate on the northern half of eastern Australia in the state of Queensland.

D. binata var. multifida 'Pink Form'- Same as the var. multifida but with pink flowers.

An interesting point is that I have seen populations of plants which often show variety. In a population of the typical D. binata in southern Australia (the state of Victoria near Melbourne) you can sometimes find plants (usually only a couple per population) that fork more than once and others that fork only once but are much larger with the same golden green colouration of a giant dichotoma. These populations have been seen in areas many hundreds of kms from where the var. dichotoma varieties are found. These plants are probably not what you would call a var. dichotoma, just an aberrant form that has mutated amongst a large population.

Tradução Livre:

As diferentes variedades de Drosera binata são basicamente separadas, uma da outra, pelo numero de hastes e pontos de bifurcação nas folhas. Nomes como D. multifida e D. dichotoma não são legítimos e são usados por alguns cultivadores só por conveniência. Possivelmente no futuro estas plantas serão separadas em espécies diferentes por um taxonomista, mas até isso acontecer elas devem ser referidas como variedades de D. binata.

D. binata 'T-Form' - é a forma típica de D. binata que bifurca uma única vez. Esta forma é a mais comum e encontrada ao longo da costa este e sul da Austrália até WA (Oeste Australiano?) e a Nova Zelândia. Normalmente é verde escuro com tentáculos vermelhos.

D. binata var. dichotoma 'Small Type' - Esta forma bifurca 2 vezes para formar 4 pontos. Esta variedade normalmente cresce em zonas mais quentes que a variedade típica e é encontrada apenas na costa este da Austrália. Estas plantas crescem até tamanhos similares da típica 'T Form' que é cerca de 20cm de altura.

D. binata var. dichotoma 'Giant Type' - É uma versão muito maior do que a anterior (até 60 cms) e que tem um coloração verde dourado. Esta planta também ocorre na costa este da Austrália até norte de Sydney.

D. binata var. dichotoma 'T Form' - É uma planta com o mesmo tamanho da Giant dichotoma e com a mesma coloração verde dourada mas só bifurca uma vez e dois pontos. Também uma planta da costa este.

D. binata var. multifida - Na multifida as folhas bifurcam outra vez, desta vez produzindo 8 pontos (geralmente, existem sempre excepções). Estas plantas também são encontrados desde a costa oeste da Austrália até Sidney.

D. binata var. multifida 'Extrema' - Ainda mais bifurcação nesta variedade podem produzir uma quantidade de bifurcações. Eu penso algumas vezes até 64 pontos por folha (possivelmente mais). Esta planta ocorre num clima sub-tropical mais a norte da Austrália no estado de Queensland.

D. binata var. multifida 'Pink Form' - O mesmo que a var. multifida mas com flores rosa.

Um ponto interessante é que eu já vi populações de plantas que normalmente mostram variações. Numa população de D. binata típica mais a sul da Austrália (o estado de Victoria perto de Melbourne) algumas vezes encontra-se plantas (normalmente só algumas por população) que bifurcam mais do que uma vez e outra que bifurcam so uma vez mas muito maiores e com a mesma coloração verde dourada da Giant dichotoma. Estas populações tem sido vistas a muitas centenas de kms dos locais onde se encontram as var. dichotoma. Estas plantas não são o que se chama var. dichotoma, simplesmente uma aberrante forma mutante dentro duma população grande.
Posso estar enganado Otávio, mas creio que para sua D. binata var. multifida gerar sementes seja necessário outra planta não-irmandada (advinda de clone) para que seja feita polinização cruzada :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa

Obs.: Agradecimentos especiais ao forista Sérgio Amorim da CPPC (Comunidade Portuguesa de Plantas Carnívoras) pela tradução do texto retirado do tópico do CPUK.

Fontes:

https://www.carnivorousplants.org/howto ... binata.php

https://www.cpukforum.com/forum/index.p ... topic=2332


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Bela informação em rodrigo : joia :


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Obrigado a todos!

Não vou por água sanitária, ainda estou bolando uma vedação. Quanto à polinização, obrigado principalmente ao Rodrigo, pelas elucidações. Vou estudar as flores e ver a maturação do gineceu e do androceu, e se a maturação for separada, tentarei, se tiver tempo, guardar o Pólen para quando o gineceu abrir. O máximo que acontece é um aborto, mas fazer o que, sou um cientista.

P.S. Rodrigo, eu não sou o João! HAHAHAHAHAHA


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

otaviobravim escreveu:Rodrigo, eu não sou o João! HAHAHAHAHAHA
Putz, foi mal cara. Eu havia postado estas informações no PCBR, para tirar uma dúvida de um membro de lá, e ao copiar o texto e trazer pra cá não fiz as devidas correções.

Em todo caso creio que o mesmo foi útil a ti e as demais membros que porventura venham a ter dúvidas a respeito da polinização das D. binata.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Sem problemas cara, eu ri de verdade. Acontece.


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem