Dionaea - O que eu estou fazendo errado?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Pride
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 17 Set 2014, 19:36
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 33 vezes

Dionaea - O que eu estou fazendo errado?

Mensagem por Pride »

Boa Noite Pessoal!

Sou iniciante no cultivo de carnivoras e preciso da ajuda de vocês.

Em Março eu comprei a minha primeira Dionaea. Removi o substrato da floricultura e plantei num vaso com sphagnum e areia 1:1 e tudo esterilizado.
Depois de umas 3 semanas, a carnivora morreu :cry:

Em junho eu comprei outra Dionaea. Deixei ela duas semanas no substrato da floricultura. Ela tava com duas folhinhas crescendo. Fiz o mesmo procedimento acima e depois de 3 semanas as folhinhas que estavam crescendo aprodeceram, e depois de um mês, a Dionaea aprodeceu :cry: :cry:

O musgo que comprei realmente é o sphagnum (pesquisei bastante, comparei fotos e perguntei aos vendedores). A areia eu lavei bastante (até a agua ficar cristalina igual a um topico que falava sobre esterilização de areia)

Fervi cada um separados por 45 minutos, coletei agua da chuva e filtrei ela para aguar as Dionaea e mesmo assim ela veio a falecer :cry: :cry:

Eu sou brasileiro e não desisto nunca!!!

Hoje em comprei outra Dionaea. Não tirei ela do substrato pq preciso de ajudar para que essa tbm não morra, mas eu nem sei por onde começar :(

Alguém poderia me dar dicas ou falar o que eu estou fazendo de errado? :cry:

segue umas fotos da nova dionaea que comprei hoje:
[img]https://i57.offline/dpzukp.jpg[/img]

[img]https://i61.offline/17b80m.jpg[/img]


camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Pelo que você descreveu você está fazendo tudo direitinho!!
Pode ser que quando você vai mudar ela de substrato você mecha muito nas raízes e danifique-as...

Mas vamos vê a opinião dos mais experientes do fórum.


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Pois é, quando se troca o substrato, tem que proteger as raízes, deixar a planta dentro da água sempre e de preferência fazer isso também protegido do sol e do vento, pra não ressecar as raízes. O procedimento deve ser rápido.

Boa sorte com a próxima transferência : joia :


Avatar do usuário
BRUNOLUCIO939
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 122
Registrado em: 14 Abr 2014, 18:13
Localização: Rio De Janeiro-Belford Roxo
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por BRUNOLUCIO939 »

sabe se ela entrou em dormência no local da compra ou de onde veio é melhor prevenir,talvez seja isso....


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Farley.

Concordando com os colegas, o replante é sempre um procedimento estressante para a planta, devemos sempre fazê-lo com cuidado e atenção para não prejudicar as raízes. Você não menciona sobre a insolação, o local de cultivo e a umidade oferecida as plantas que morreram.

Lembrando que as pcs de floriculturas raramente recebem os cuidados adequados (dormência, iluminação e umidade) e muitas vezes, por causa disso, mesmo aparentando alguma saúde já se encontram extremamente debilitadas. Para floriculturas, gardencenters e afins, as pcs são apenas mais um produto a ser vendido.

De acordo com seu relato a sua primeira planta foi adquirida no início do outono (março) e a segunda no início do inverno (junho). Não é a melhor época para iniciar o cultivo de Dionaea. :geek:

Penso que a primeira não resistiu a troca por causa do manuseio ou talvez estivesse muito enfraquecida. A segunda deveria ter ido direto para a geladeira cumprir 90 dias de dormência.

Sua nova Dionaea aparenta boa saúde, apesar do substrato genérico. 8-)

Partindo do princípio de que nunca saberemos se esta planta passou por dormência, mesmo assim eu faria o reenvase e a troca de substrato sem receio.

Abç


Pride
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 17 Set 2014, 19:36
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 33 vezes

Mensagem por Pride »

Obrigado a todos pela ajuda!!

MarcielS

Sobre a isolação, elas pegavam sol a manhã toda (até 12h) durante todos os dias. Durante alguns dias da semana elas pegavam sol das 14h até o por do sol (dependia se eu estavam trabalhando ou não).

Quanto a umidade e o local de cultivo, eu morro em BH; elas ficavam no meu quarto e todos os dias há renovação do ar no ambiente, mas não sei se o ar estava úmido o suficiente pra elas.

Nessa próxima troca de substrato, tomarei o máximo de cuidado possível.

Hoje quando eu estava acrescentando mais água pra ela, notei que está nascendo uma haste floral ^^ e gostaria de deixar nascer e fazer a polinização, mas gostaria de opinião de todos. Vocês acham viável eu fazer isso ou devo corta-la? E se deixar a haste floral, é melhor eu deixar ela no substrato genérico ou posso remove-la para outro substrato sem problema?


camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

A haste floral exige muito da planta, eu recomendaria você trocar o substrato o quanto antes, porque talvez ela não sobreviva devido a floração e ao substrato genérico!!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pride escreveu:... notei que está nascendo uma haste floral ^^ e gostaria de deixar nascer e fazer a polinização, mas gostaria de opinião de todos.
Bom,

Pelo retrospecto desfavorável que teve ao trocar o substrato das anteriores, acho que não está seguro de fazer o mesmo procedimento com sua nova planta, apesar de necessário. :roll:

Deve ver o problema por dois angulos.

Se deixar como está ela vai florescer, vai poder polinizar, vai colher sementes. E pode perder a planta antes ou depois de acontecer tudo isso.

Se cortar a haste e trocar o substrato ela vai levar um tempo para a adaptação, depois vai florescer novamente, vai poder fazer todo o procedimento ate´chegar nas sementes. E também pode perder a planta antes ou depois de acontecer tudo isso.

Veja bem, a época correta para reenvase, troca de substrato, propagação, etc. é agora na primavera. Acho que perdeu as outras pois estavam fracas e a época do ano não ajudava.

Penso como a Camila, mas a decisão é toda sua. 8-)

Boa sorte. : joia :

ABç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Corte esta haste o quanto antes, pois observando sua planta e sabendo do seu retrospecto negativo eu duvido que ela sobreviva ao final da floração. Aliás, é muito provável que sequer ela gere sementes...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Beleza Farley?

Olha, no aspecto geral a sua planta tá saudável. Nessa foto que postou ela está com 3 armadilhas abertas e mais 1 quase abrindo, e outras folhas jovens nascendo junto com a haste floral. O que acontece nesse momento de floração é que, para produzir a haste, a planta "desvia" os nutrientes para produzi-la e consequentemente as armadilhas novas nascem menores. Sei disso apenas pela observação, tenho algumas na mesma situação. (obs: deixei a haste crescer pra ver o resultado, depois posso mostrar fotos).
Enfim, minha sugestão é fazer um transplante parcial, sem mexer nas raízes evitando assim o estresse e atraso no desenvolvimento dela. Então faria o seguinte: transplantaria o torrão inteiro pra um vaso pouco maior com musgo e areia, e alimentaria a planta com 2 moscas, uma em cada armadilha, deixando a outra aberta pra não sobrecarregar também com a digestão. Isso ajuda no fornecimento de nutrientes para ela suportar a floração adequadamente, afinal é assim que acontece na natureza. Tem outra coisa que deve considerar: os estímulos ambientais agora são para ela florescer, então se você cortar a haste, ela continuará produzindo mais hastes, isso vai esgotar sua planta. Deixe a natureza seguir o fluxo.
Lembrando que, pra garantir o sucesso nisso, ela deve receber iluminação suficiente (mínimo de 4 horas) e regas adequadas (substrato sempre úmido).
Depois você terá chance de produzir mudas por leaf-cutting usando partes da haste, inclusive folhas que ficam na base das flores e conforme já relataram aqui no fórum, também servem pra gerar clones, que desenvolvem mais rapidamente do que plantas a partir das sementes.


Boa sorte.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem