Duvidas Dioneia !

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
pepewhs
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jul 2014, 21:00
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 2 vezes

Duvidas Dioneia !

Mensagem por pepewhs »

:afraid: Eae pessoal, estou com um problema.
Ganhei uma dioneia em abril, e tinha uma outra planta junto tambem, estavam muito bonitas, porem como eu não tinha muito conhecimento (não tenho ainda mto), as armadilhas começaram a murchar e secar, algumas coisas que previamente li no forum foram erros que cometi como o lugar, deixar a terra um pouco seca, manter em local com vento, ficava mudando sempre de lugar, sem sol, porem sempre nascia novas armadilhas, só que começaram a morrer, a drosera que estava junto morreu e o musgo tbm apodreceu, e no dia que comprei ela tambem pedi um substrato para futuramente uma expansao de vaso que foi q o fiz.
Ontem plantei mais musgo em volta dela, peguei de uma terra que tinha aqui.
bom ja tomei algumas providencias como o lugar, bate umas 4h de sol por dia e nao tem vento, os outros batem muito vento, porem mais sol, a agua tambem sempre humida e deixando descansar 48h.
Me ajudem o que devo fazer?
Foto 1 Dia que Ganhei 11/04/2014
Imagem
Foto 2 Notem um amarelamento em uma das armadilhas 31/07/2014
Imagem
Foto 3 O amarelamento piorou 01/08/2014
Imagem


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Realmente esse musgo é o genérico.

Após a troca do musgo é só seguir os princípios básicos.

Exposição solar de 8 hras. E água da chuva.


Sugiro a leitura desse tópico. Aqui


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Pedro.

Parece que sua planta está 'dando adeus'. Na última imagem o centro da planta está preto. :cry:

Retire a Dionaea do substrato e veja se o rizoma continua branco. Se estiver talvez dê para salvar. Enrole em musgo sphagno limpo e coloque na geladeira por no mínimo 60 dias.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na boa, você já perdeu esta batalha. Eu duvido que haja alguma parte não apodrecida do rizoma dela que possibilite induzi-la a dormência pelo tempo mínimo de 8 semanas (60 dias). Nunca (eu disse nunca) se deve cultivar Dionaea ou mesmo qualquer outra PC em terra, pois o excesso de nutrientes acaba comprometendo a saúde da planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
pepewhs
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jul 2014, 21:00
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por pepewhs »

demoro eu arrumei o musgo ja e vou tentar salvar ela, obrigado a todos pela ajuda !


pepewhs
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jul 2014, 21:00
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por pepewhs »

opa eu vou ver agora rsrs, pois eu estou esterilizando areia e o musgo ! dai já falo pra vocês como o rizoma esta !

PS.: Então, esterilizei o musgo, tirei ela da terra e o rizoma estava branco, coloquei em um saquinho com o musgo levemente úmido e na geladeira.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, se o rizoma esta branco então ainda resta esperanças. De minha parte eu desejo boa sorte para você com esta PC.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
pepewhs
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jul 2014, 21:00
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por pepewhs »

ai pessoal, estava com o rizoma branco sim, ela esta em dormencia na geladeria a alguns dias ! esta boa aparentemente, logo posto fotos, obg!


Avatar do usuário
Otávio Matias
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Ago 2014, 23:58
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Otávio Matias »

cara, eu tinha uma dioneia que tava no mesmo esquema que a sua. Eu tbm viajei no cultivo, nao dei agua nem luz. Achei que ela tinha morrido, mas depois que coloquei ela no sol e dei bastante água ela voltou a crescer e parece estar bem melhor. Será que nao era a dormência do inverno? manda fotos dela depois da melhora.


pepewhs
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jul 2014, 21:00
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por pepewhs »

Ae pessoal, tudo bem ? então tirei minha dioneia da geladeira dia 01/10 e coloquei em um aquário com musgo e olha como ela esta se desenvolvendo !

Obs.: Comprei uma Drosera a uns 15 dias, ela esta com novas armadilhas e a haste floral! segue fotos !

[img][/img]

[img][/img]

A Drosera tinha armadilhas vermelhas!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem