Solução de Água oxigenada contra Fungus Gnats.

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Solução de Água oxigenada contra Fungus Gnats.

Mensagem por Jaiadeva »

Oi gente, zapiando agora pela internet, com um pouco de insonia, encontrei essa forma de combate do Fungus Gnats com Peroxido de Hidrogênio (água oxigenada).

O cara no blog usa a proporção de 1 parte de Água oxigenada (pura, sem aditivos) para 4 partes de Água. Ele usa o Peroxido de hidrogênio a 3% (que encontramos em farmácias).

Depois ele diz para regar as plantas infestadas com as larvas com essa solução, tomando cuidado para cobrir todo o solo com a solução, podendo usar um pulverizador.

A solução vai começar a liberar o O2 (oxigênio), o que vai dar a impressão de borbulha sobre o substrato. Porem, em contato com o Peroxido de Hidrogênio dissolvido na solução as larvas irão morrer.

Achei essa informação nesse forum.

http://forum.grasscity.com/sick-plants- ... oxide.html


Alguem já tentou essa solução de combate a eles?
Já sabiam ou tem alguma ressalva?

Abraços gente.


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A informação contida no link é interessante, mas eu procuraria fazer um teste com uma determinada PC que tivesse em duplicata para ver se tal solução não pode alterar drasticamente o pH do substrato ou quiçá intoxicar alguma planta.

Nesses 2 anos que cultivo-as eu percebi que parte do que falam sobre elas é verdade e outra parte mito. Algumas são até mais resistentes que muitas outras plantas ornamentais que porventura venhamos a ter em nossos jardins.

Em todo caso fico grato por ter compartilhado conosco esta dica : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Oi Rodrigo, eu tambem fico com ressalva, afinal, qualquer técnica nova é um perigo, e aplicar ela tem de ser com cuidado, ainda mais em um momento que a planta já está debilitada. Porem não consigo ver tanto risco, plantas e animais possuem a catalase, que reage com o H2O2 para formar Agua (H2O) e Oxigênio, temos a enzima (encontrada de forma diferente em animais e plantas, mas basicamente a mesma) exatamente pela alta toxidade do Peroxido de Hidrogênio ao organismo, pelo efeito altamente oxidante dele. É o motivo da água oxigenada "espumar" quando aplicada em um ferimento, é a defesa do corpo contra ela, tornando ela inofensiva ao sistema, tanto vegetal como animal.

O problema dela, a água oxigenada, é a alta reatividade dela com o sistema, oxidando outros compostos essenciais para o bom funcionamento do organismo vivo, porem graças a catalase, não ocorre na planta. Ela é super efetiva, mesmo grandes quantidade de H2O2 são rapidamente metabolizadas por pequenas quantidades da enzima.

Provavelmente as larvas do Fungus Gnats não possuam catalase, logo pequenas quantidades da agua oxigenada acabam sendo fatal, para ter uma ideia, a agua oxigenada usada nessa solução é bem diluida, 3% só é ela, o resto (97%) é agua destilada, e ainda assim diluímos mais.

Acho muito dificil a solução intoxicar a planta.

Sobre o pH do substrato, existe uma variação grande entre o pH da água oxigenada comercial (depende da concentração), mesmo assim ele tende ao acido, logo, apos a reação, ele seria consumido e a o pH tenderia ao equilíbrio (da solução, não do substrato), já que ali sobraria unicamente água. :D

É uma técnica que precisa de cuidado e atenção ao aplicar, como muitas outras. Porem duvido que atinja outro objetivo alem do proposto. Me pareceu bem logico.

Espero não precisar testar, afinal, para precisar testar preciso de uma infestação de fungus gnats.

Abraços amigo. :D


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Rendo-me a sua explicação Jaia e sendo assim retiro minhas ressalvas ao uso da água oxigenada para combater Fungus gnat em PCs.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal, está começando novamente a infestação dessa merd.... digo, fungus gnat por aqui e talvez seja uma boa testar este método, talvez para nepenthes esta solução não seja prejudicial.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Muito interessante, Jaia.
Vou ter que testar a água oxigenada em minhas plantas, com cautela, como alertou o Rodrigo.
Ao entrar em contato com matéria orgânica, o H2O2 libera oxigênio, sobrando água pura.
Esse oxigênio "nascente" é altamente instável e reage imediatamente com várias substâncias.
Encontrei muitos benefícios decorrentes dessa característica. O oxigênio livre:
inativa o cloro da água tratada;
degrada pesticidas;
degrada herbicidas;
degrada matéria orgânica (dissolve raízes apodrecidas);
destrói fungos;
destrói bactérias;
destrói algas;
mata larvas de insetos;
oxigena o substrato (parece repetitivo)


Repito, nunca experimentei. Mas tudo parece muito lógico e científico.
Estou animado. Acredito que o resultado mais visível deve ser em substratos com cianobactérias e algas.

Acho que tenho um com algas. Muahaha

Obs.: No organismo, a hiperventilação (respirar muito rápido) causa alcalose metabólica. Que é um aumento do pH pela diminuição do CO2 no sangue.


Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Opa Aloysio, quando testar diz como foi. :)

Se arrumarmos um bom jeito de combater cianobactérias e algas vai ser show. Me parece com impacto zero para a planta (em teoria pelo menos é).

Ansioso para saber como foi ai para você.

Abraços. :D


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Agora me animei com o uso da água oxigenada, pois se ele resolver metade dos problemas que o Aloysio listou valerá a pena utilizá-la, pois não sou lá muito fã de usar produtos químicos para tratar plantas atacadas por ácaros, ervas daninhas, insetos, fungos etc.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Achei bem válida esta forma mais fácil de fungicida
Mas como só tenho 2 plantas, fico no aguardo da resposta positiva da aplicação de alguém!!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Capitão do Mato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 14 Jul 2014, 21:41
Localização: Muriaé - MG
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por Capitão do Mato »

Hoje ocorreu um fato interessante no meu inicio de cultivo com as minhas seedlings.
Eu estava completando a agua do reservatorio é vi um mosquitinho que não voa direito. Achei estranho ele estar por lá, fiquei preocupado e colocar larvas, por causa da umidade do substrato e calor do ambiente. E que as plantas jovens podem ter problemas com ele (Plantas jovens! Imaginem seedlings!!!).
Mas como pesquisar por um mosquitinho preto meio, cinza e não voa direito :?: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Foi pesquisando na net e por aqui que vi o nome em outro Tópico o que é Fungus Gnat, e um amigo disse que não é fungo que estva no substrato dele e sim um mosquitinho :lol:.
Quando olhei a foto da postagem falei na hora: "É ele."
Espero que alguém já tenha testado e poste para nós, afim de protegermos melhor nossas crias.

Um forte abraço a todos!


Os insetos devoram as plantas, porém a ordem pode se inverter.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem