tutor pra minha N. alata

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

tutor pra minha N. alata

Mensagem por Fatikn »

Oi, Gente.. .a pergunta pode ser um tanto "idiota", mas não sei qual a melhor forma pra colocar o tutor pra minha alata.

Ela tá com aquele arame redondo, mas tá crescendo "bagunçada" demais pro meu gosto.. :mrgreen: ... Consegui encontrar um tutor de pvc pra prendê-la direitinho... Eu sei q é só fixar o tutor no substrato próximo à planta e ir fixando a planta ao tutor a cada 15cm ou 20cm... até aí blz... mas nesse caso há dois galhos (q de tão parecidos em porte não sei mais quem é o principal... rs..).

[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-r0eU ... G_4784.JPG[/thumbnail]

Coloco dois tutores? um pra cada galho? coloco 1 só e prendo os dois galhos no mesmo tutor? Qual a forma correta de se fazer isso?

Brigada!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Fatima.

Que legal.

Se procura utilizar tutores sinal que sua planta está em boas condições e crescendo. E olhando a imagem dela digo que ela está ótima. : joia :

Há casos que a utilização de apenas 1 um tutor é suficiente.

Mas também tem plantas em que cada galho quer ir em uma direção diferente. Aí a solução é utilizar dois ou mais tutores.

O tutor que comprou é aquela vareta de PVC 'moldavel'?

Se eu conseguir tempo hoje fotografo o modo que utilizo os tutores em minhas plantas.

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Até fui ver os tutores agora, Marciel, e eles são moldáveis sim...

Na foto não dá pra ver direito, mas os dois galhos estão querendo ir em direção àquela gradinha q tem ao lado dela. Ainda tem uns bons cms até lá, mas minha intenção é q mais pra frente, elas se enrosquem por ali mesmo... :mrgreen:

Nesse caso, como os dois galhos estão indo pro mesmo canto, um tutor é suficiente? Vou aguardar as fotos pra ver (e aprender) como se faz isso direito... :D

Brigada!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A planta esta muito bonita Fátima, sinal de que tens cuidado bem dela. Bom, siga os conselhos que o Marciel lhe passou que creio que em breve sua planta estará exuberante.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fatima,

Desculpe-me, não fiz as imagens ontem pois viajei para o interior onde ainda me encontro.

Mas vou dar uns palpites daqui mesmo, quem sabe já vai ajudando. :roll:

O cercado que você quer que ela fixe é este aramado quase ao lado dela, ao fundo da imagem?

Bom,

Os galhos estão indo em direção ao aramado por causa do fototropismo (crescimento em direção a fonte de luz).

Não parece ainda ser necessário um tutor, ou um muito grande. Talvez um que cubra somente a distância até a grade seja o suficiente.

Assim que as gavinhas começarem a enrolar veja se alguma tem o alcance até o aramado.

Abç

ps vai ficar bem bacana quando ela subir aí. : joia :


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Valeu, Marciel!
Nem precisa se desculpar!! agradeço a preocupação em não me deixar sem resposta ;)
MarcielS escreveu:O cercado que você quer que ela fixe é este aramado quase ao lado dela, ao fundo da imagem?
Isso mesmo!
MarcielS escreveu:Os galhos estão indo em direção ao aramado por causa do fototropismo (crescimento em direção a fonte de luz).

Não parece ainda ser necessário um tutor, ou um muito grande. Talvez um que cubra somente a distância até a grade seja o suficiente.

Assim que as gavinhas começarem a enrolar veja se alguma tem o alcance até o aramado
A nep em si ainda não alcança a grade...Diante de sua sugestão, acho q já vou deixar o tutor pronto, envergado em direção ao aramado (já q ele é moldavel) pra q ela tente ir se enroscando e conforme for, eu vou ajudando, fixando-a pra dar mais firmeza...Será q dá certo assim? Nunca cuidei de plantas do tipo "trepadeira"... por isso tô um tanto perdida... hehehe :mrgreen:

De qq forma, agradeço demais a sua ajuda!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
gabrielm
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 75
Registrado em: 18 Nov 2013, 00:14
Localização: Cachoeira do sul RS
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por gabrielm »

Olá FatiKn estava com esse problema com minha alata também, então consegui um resto de tela quadriculada, então fiz uma "gaiola redonda"
em volta da planta, agora ela está se agarrando a grade :lol:, espero ter ajudado!!!

abraços.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

OI, Gabriel! Valeu pela ajuda, mas minha alata já tá bem fixa ao tutor q preparei a ela e já começou a se enroscar na grade onde eu queria q ela se enroscasse...

Qdo eu criar vergonha na cara e atualizar minha galeria, vai dar pra ver como ela está "se virando" bem (ou deveria dizer, "se enroscando" bem.. :lol: )
: joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem