Dionaea em novo vaso

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
katiane raquel
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Set 2013, 23:41
Agradeceu: 31 vezes

Dionaea em novo vaso

Mensagem por katiane raquel »

Oi, no último tópico meu disse que havia comprado uma dionaea depois da minha tentativa de gerninação frustrada e aí está a foto dela :p

[img]http://imageshack.com/a/img854/2443/yp14.jpg[/img]

Ela andou crescendo e eu resolvi troca-la para um vaso maior daí achei um vaso de cerâmica (barro) e resolvi colocar ela hoje de manhã... já que estava sem net pra pesquisar e nada pra fazer.... ficou assim:

[img]http://imageshack.com/a/img593/3294/37mk.jpg[/img]

[img]http://imageshack.com/a/img59/5521/dih3.jpg[/img]

Daí quando terminei e consegui acessar a net um moço (cultivador de PC) me disse que o vaso de barro enchia a água de minerais e lentamente prejudicava a planta, procede isso? terei que trocar a Dio novamente de vaso? :(

E uma segunda dúvida... acham que ela já pode tomar sol o dia inteiro? ela viajou 6 dias dentro de uma caixa (isso faz +/- umas 3 semanas) e desde que chegou tem levado sol por meio dia e se alimentou por 2 vezes...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Katiane, eu discuti este assunto com um forista em outro fórum e a conclusão que chegamos é que isto daí não passa de mito, portanto fique sossegada que isto não irá prejudicar e muito menos matar a sua PC ;) . Agora quanto a ela ser exposta ao "astro Rei", eu te aconselho a ir acostumando ela aos poucos, tipo; 1 hora de Sol no primeiro dia, 2 duas no segundo e aí por diante até que ela possa ficar 8 horas ininterruptas :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
katiane raquel
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Set 2013, 23:41
Agradeceu: 31 vezes

Mensagem por katiane raquel »

Uffa... ainda bem, não gosto de ficar midando muito as plantas de vaso :D Obrigada Rodrigo


Avatar do usuário
camargothi
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2013, 13:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por camargothi »

Olá Katiane tudo bem?
Parabéns você tem ai uma bela Dionaea : joia :
Ela está com as armadilha vermelhas o que indica que o antigo cultivador a deixava no sol e isso é muito bom, porém faça como o colega Rodrigo te indicou, vá aumentando gradativamente a exposição solar para não arriscar.
Quanto aos vasos de barro gosto de usá-los, pois protegem as raízes do sol... como a Dio gosta de muito sol sempre corremos o risco das raízes aquecerem demasiadamente e esse tipo de vaso ajuda muito a mante-las frescas. Não faz muito tempo que cultivo Pc's, mas pode confiar no que diz o colega (Rodrigo) porque se trata de um Expert no assunto. Por aqui tenho 10 dionaeas e todas estão em vasos de barro. veja:

[img]http://farm8.staticflickr.com/7349/1007 ... f9f216.jpg[/img]
[img]http://farm8.staticflickr.com/7327/1060 ... e1e88b.jpg[/img]

Portanto fique tranquila e boa sorte ;)

Abs


Thiago H. Camargo


Avatar do usuário
katiane raquel
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Set 2013, 23:41
Agradeceu: 31 vezes

Mensagem por katiane raquel »

muito obrigada pela sua opinião Camargothi, tbm conta muito para mim afinal você está com belas plantas :)


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

katiane raquel escreveu:... um moço (cultivador de PC) me disse que o vaso de barro enchia a água de minerais e lentamente prejudicava a planta, procede isso? terei que trocar a Dio novamente de vaso? :(
Oi Katiane.

Sobre o vaso de barro, apesar de a dica do moço ter fundamento, a contaminação por minerais é irrelevante. : joia :

A sua Dionaea teria que ficar nesse substrato/vaso por 10 anos ou mais até começar a sentir algum efeito nocivo.

Abç


Avatar do usuário
camargothi
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2013, 13:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por camargothi »

"A sua Dionaea teria que ficar nesse substrato/vaso por 10 anos ou mais até começar a sentir algum efeito nocivo."

E como nesse período o substrato vai ser trocado algumas vezes devido a deterioração do mesmo a contaminação não vai acontecer ou talvez a planta morra de velhice e o problema nunca ocorra. Mas esse é somente um dos assuntos polêmicos que envolvem as Pc's :lol:


Avatar do usuário
andivicio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Out 2013, 19:22
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por andivicio »

Se neste período de tempo em que ela chegou a sua casa ate o momento do seu post ela já andou pegando sol então ela provavelmente ja se adaptou a luz solar frequente, acredito que você ja possa deixa-la no sol por um período elevado.


Podem me chamar de Anderson ;)
lucianopsyco
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Out 2013, 10:50

Mensagem por lucianopsyco »

e a profundidade da dioneia??... troquei de vaso também, mas acho que coloquei ela muito rasa, me disseram que tinha que ser 12cm de profundidade... :| tenho medo de mexer nela de novo e acabar matando ela... :( alguém me da uma ajuda??


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Deixe a planta como está. Na próxima primavera, quando tiver que replantá-la novamente, você arruma isso. Lembre-se apenas que o rizoma dela não pode ficar muito escondido, OK : joia : .

Obs.: Lembre-se de completar o seu perfil com sua localização ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem