Dificuldades com o Sol

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
dudusimpo
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jul 2013, 17:26

Dificuldades com o Sol

Mensagem por dudusimpo »

Bem, considero minha PC saudável,uma dionaea....mas, sempre que coloco ela no sol quando chego do trabalho encontro algumas armadilhas negras(como se tivesse sido queimadas), li bastante sobre a questão das armadilhas avermelhadas...bolei a solução de deixa-la sob a incidencia do sol (apenas o calor).. e não a própria luz solar... mas o resultado não está favorável...estão grandes, mas verdinhas e não vermelhas! :D

Se puderem me ajudar, fico grato.

( há uma haste tbm crescendo...) rsrs..


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Eduardo.

A luz do sol é necessária para que a planta possa fazer a fotossintese e sintetizar os nutrientes, e não apenas para dar cor a ela. Somente o calor não ajuda em nada. Em um curto espaço de tempo o prejuízo não é aparente, mas a médio e longo prazo é fatal para a Dionaea.

Parabéns pela haste floral. : joia :


dudusimpo
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jul 2013, 17:26

Mensagem por dudusimpo »

Segue o link das fotos dela está em um albun aqui no forum...

[img]http://www.carnivoras.com.br/gallery/im ... age_id=845[/img]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Visualmente sua planta (Afrodite) aparenta estar bem, rs. :roll:

Mas como já foi dito, falta sol.

Repare que além de verdes, as folhas estão esticadas (compridas) como que para conseguir mais luz.

Abç

ps são duas plantas. : joia :


Avatar do usuário
camargothi
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2013, 13:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por camargothi »

Olá colega tudo bem?
Então, as armadilhas costumam ficar pretas quando encerram seu ciclo e morrem para novas se formarem.
Quanto ao sol a Dionaea Muscipula adora e necessita dele para se manter bonita e saudável. Se a sua não esta acostumada a ficar no sol coloque-a gradativamente por ex:
No primeiro dia deixe-a uma hora exposta ao sol direto sempre com um prato de água embaixo do vaso, no segundo dia deixe-a duas horas, no terceiro três horas e assim até que ela fique o dia todo sob o sol. A unica preocupação que deve ter é em relação a temperatura do vaso tome cuidado para que ele não aqueça demasiadamente e nem tampe-o ou a coloque em uma mini estufa, pois ai o sol irá cozinha-la ok? Estou te informando a maneira como eu as cultivo por aqui veja:

[img]http://farm8.staticflickr.com/7349/1007 ... f9f216.jpg[/img]
[img]http://farm6.staticflickr.com/5465/1007 ... 0ca499.jpg[/img]
[img]http://farm3.staticflickr.com/2829/1000 ... 81c6da.jpg[/img]

As minhas ainda estão pequenas porque acabaram de sair da dormência induzida, pesquise sobre isso com a ferramenta de busca do Fórum. Essa espécie entra em dormência no inverno, sem isso a planta fica fraca e morre com o tempo, caso onde você more não haja frio suficiente no inverno você deverá induzir a dormência, mas isso já é um outro assunto, tem muita informação por aqui.
Resumindo: Substrato adequado e úmido, sol direto e dormência anual é o que você precisa para ter uma bela Dionaea. Se precisar de qualquer coisa é só falar ok?

Boa sorte

Abs

Thiago H. Camargo


dudusimpo
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jul 2013, 17:26

Mensagem por dudusimpo »

profissinal eh outra coisa neh! ..
se você's observarem eu acho que a borda do vaso está impedindo ela de crescer mais...ela fica tipo dobrada, curvada, como se o espaço estivess pequeno, e outro detalhe é que parece que todo dia tem uma armadilha nova brindo e o espaço sempre menor..

Acha que devo coloca-la em um vaso sem borda?...vou apenas tirar ela e coloca-la em utro local..


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá
Vou aproveitar o tópico:
Minhas dionéias estão lançando folhas compridas (aéreas), isso não acontecia antes, visto que elas ficam no sol durante +ou- 5hs diárias.
Existe alguma outra explicação para isso?
Abçs


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dener, certa vez li que isto acontece porquê a planta esta precisando de um tipo específico de nutriente, disponível apenas em insetos alados (moscas, mosquitos etc), porém não sei precisar se esta informação procede.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Dener,

A planta em questão passou por dormência? Acabou de produzir haste floral?

Faça fotos das folhas para a gente ver.

Abç


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Marciel
Comprei elas no final do inverno, não passaram pela dormência. Fiz a troca de substrato e as armadilhas dobraram de tamanho, elas estavam vindo com folhas curtas e largas, e agora começaram a lançar as aéreas. As duas estão com haste floral.
Não tenho como fotografá-las hoje, vou tentar providenciar isso amanhã.

Rdrgobra
Pois vi que ela pega poucos insetos voadores, alguns mosquitinhos só, na maioria das vezes são formigas. ( pelo menos é o que consegui identificar dos restos mortais ) :lol: :lol:

Abçs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem