Cultivo de Pinguiculas em Rochas

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
teus-42
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 203
Registrado em: 25 Out 2011, 15:01
Localização: Guará II -DF
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Cultivo de Pinguiculas em Rochas

Mensagem por teus-42 »

Me lembro que uma vez li um tópico sobre gringos que usavam rochas, se não me engano vulcânicas, como "substrato" para algumas PCs. E uma vez, andando no pasto perto de onde achei umas Droseras,vi um bocado de Rochas, daquelas hematitas, algumas bem grandes, então peguei uma menorzinha, mais ou menos 2 quilos, e separei pra trazer, com minha ótima memória, não achei de volta e vim pra BSB. Nesse fim de semana meu pai voltou lá, então pedi a ele pra trazer umas pedrinhas pra mim, já tinha falado antes sobre isso e tudo o mais, e ele trouxe.
Então eis que surge a grande dúvida: É possivel criar alguma PC, nas condições normais de humidade e PH do substrato, em uma hematita?
Depois, quando eu limpar elas, posto umas fotos... :mrgreen:

Até mais!


Se bem que as plantas podiam invadir o mundo...

Sempre Alerta
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Matheus, os gringos costumam cultivar Pings Mexicanas (menos P. emarginata) e europeias (exceto P. lusitanica) em substrato mineral e, vez ou outra alguns vão além e as acondicionam nas chamadas "Lava Rocks" , ou seja, pedras vulcânicas porosas (pedra-pomes), de forma a imitar o habitat de algumas dessas espécies. Como estas plantas curtem um substrato alcalino, elas só tem a se beneficiar deste "substrato alternativo" :D .

No tópico Cultivo de Pinguicula em Pedra vulcânica você terá acesso a um link para uma postagem do CPUK que trata justamente desta forma inusitada de cultivo ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
teus-42
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 203
Registrado em: 25 Out 2011, 15:01
Localização: Guará II -DF
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por teus-42 »

Essas são as pedras que meu pai trouxe, agora, já lavadas:
ImagemImagemImagemImagemImagem
Essas duas últimas são as maiores, e as únicas que são suficientemente porosas para água ser puchada de um pratinho.


Se bem que as plantas podiam invadir o mundo...

Sempre Alerta
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Matheus, pelo que me consta esta experiência tem tudo para dar certo e em especial com as duas últimas pedras, visto que, conforme dito, elas são porosas e isto em muito facilita a absorção de água.

Eu lhe desejo sucesso nesta empreitada e, sendo assim, até a próxima e fique na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem