Café para Nepenthes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Café para Nepenthes

Mensagem por Jaiadeva »

Ola gente, saudações.

Lendo pela net em alguns fóruns no exterior ou vendo videos sobre o tema me deparei com uma pratica bem interessante.
Algumas pessoas aplicam café em Nepenthes. O café ele alem de ser uma boa fonte de Nitrogênio, ele evita o surgimento de algas e acidifica o substrato.

A informação que consegui pegar é que alem disso ele ajuda no desenvolvimento de plantas jovens (pelo nitrogênio somente ou talvez por outros compostos).

A galera na net diz que a quantidade de aplicações vai depender de fatores como umidade, sol, substrato, saúde das plantas, mas em media fica entre 1 aplicação anual ----- 4 aplicações anuais.

Não achei informações concretas sobre quantidade aplicada, porem alguns cultivadores afirmam unicamente substituir uma rega por café. Eles não falam a concentração, e isso é extremamente cultural, um dose de café para o brasileiro não será igual a um dose café nos EUA.

Alguém faz uso dessa técnica?

Qual a media de aplicações, a concentração e quantidade de café que utiliza?

Alguém com bons resultados (ou maus) para compartilhar?


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Jaiadeva, eu desconheço a utilidade desta técnica para estimular o crescimento de Neps, mas tenho a mente aberta, de forma que todo e qualquer produto usado para melhorar o vigor destas plantas é bem quisto, desde que o mesmo seja submetido há um experimento que comprove a sua eficácia, é claro. Diante disso aconselho-te a só usar o "pó de café" quando tiver exemplares extras de suas plantas, pois se algo der errado as perdas serão mínimas ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Jaia.

Não há necessidade de 'algo' para acidificar o substrato. O sphagnum por sí só vai manter o pH bem ácido.

Quanto ao N fornecido pela borra de café, este elemento vai em um primeiro momento ajudar o crescimento da planta, mas a longo prazo poderá atrapalhar o desenvolvimento.

Esta técnica não é nova e é muito utilizada em cultivo de Orquideas e outra plantas ornamentais. Então, o que existe até agora são experimentos.

Muitos cultivadores (experientes) fazem uso de pequenas doses de fertilizantes (Osmocote e outros), mas não existe uma fórmula/dosagem específica para Nepenthes.

Caso o faça com as suas plantas, não esqueça de registrar tudo. Lembrando que quando se trata de cultivo de plantas, o tempo mínimo para ter respostas concretas são contados em anos. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Oi Rodrigo, essa técnica que vi pela net não é com o pó do café (que já utilizo em outras plantas tanto para evitar nematoides como para compor alguns substratos específicos), mas com o clássico cafezinho. Eles regam o substrato com ele, substituindo de certa forma a aplicação de fertilizantes. Vi na ICPS um tópico sobre ou foi no TerraForums.

Me pareceu bem polemico, e alguns dos cultivadores mais experientes disseram que usam, ai fiquei bem curioso sobre os resultados que dizem obter.

Porem vou esperar mesmo eu ter uma quantidade maior para poder fazer um experimento. Obrigado pela dica.

Oi Marciel, o novo da técnica é a utilização do cafezinho, não se coloca o pó de café no substrato ou sobre ele, mas rega-se com o café frio.
Seria (segundos alguns pela net que tem testado a técnica) uma alternativa mais leve e com menos riscos (se obedecido a quantidade recomendada pela maioria de 1---4 vezes ao ano) para os fertilizantes como o osmocote ou outros.

Pelo que entendi ela é bem polemica, mas tem alguns adeptos entre os cultivadores.

Abraços.

Jaiadeva Seus


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Deve ser a idade pesando, pois jurava que tinha lido "pó de café" :oops: . Bom, se esta informação veio do ICPS (aonde tem muita gente gabaritada) eu creio que devemos dar-lhes o benefício da dúvida e, assim sendo, talvez compense empregá-la 8-) . O problema e que a prudência me diz que só devemos fazer isso quando temos mais de um exemplar de uma planta, pois conforme dito anteriormente, se algo der errado o prejuízo será mínimo :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Normal Rodrigo, acontece comigo as vezes, acho que é o mal da leitura dinâmica. :)

Também acho prudente, a postagem foi mais uma "coleta" e "partilha" de informações. Para quem sabe no futuro testes. :D

Abraços.


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Jaiadeva escreveu:... o novo da técnica é a utilização do cafezinho, não se coloca o pó de café no substrato ou sobre ele, mas rega-se com o café frio...
Então,

Também ví o tópico Jaia. Sou meio cético, até um pouco desconfiado, mas acredito que existe muitas coisas a se descobrir em cultivo doméstico.

No tópico não é mencionado ha quanto tempo o experimento é realizado.

Muitas vezes, novidades que implantamos em nossos cultivos, não devem ser expostas antes de concluirmos se é benéfico ou não, pois muita gente sem experiência pode vir a tentar e com isso colocar em risco suas plantinhas.

Abç


Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Bem, concordo com o risco de técnicas novas, e do perigo de testar antes de ter um aporte de experiencia sobre o cultivar ou sobre o manejo da técnica, foi um dos motivos da pergunta, saber se alguém já utiliza, tem experiencia com ela e etc.

Obrigado pela preocupação, não pretendo testar ainda ela, esperar novas plantas chegarem ou a chance de obter estacas das que eu tenho ( o que provavelmente demore um pouco). :)

Olhando nos foruns, na discussão me parece uma técnica "controversa", porem não tão nova, pois muitos cultivadores estão postando fotos de plantas que se desenvolveram com ela. Dizem que é uma técnica para plantas jovens, que o efeito em adultas é minimo.

A questão me parece ser essa: o caráter básico da técnica é disponibilidade rápida dos nutrientes/compostos do café, em pequenas quantidades, e a não permanência dele no substrato (já que seria lavado com subsequentes regas), teria um efeito em médio prazo, porem algumas pessoas disseram ser um perigo a super dosagem (que não me parece o caso se for aplicado 1 vez ao ano, em uma quantidade igual a de uma rega).

A maior polemica na net sobre a técnica é os reais benefícios (que só um experimento preciso e com controle de umidade, temperatura, luz, origem das plantas e com outros padrões niveladores poderão nos dar uma resposta concreta).

Abraços.
Jaiadeva Seus


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

Fiz exatamente como explicou neste vídeo, somente uma vez e não fiz mais. Neste caso não poderei comprovar a eficiencia do mesmo, mas os produtores que não tem grana pra conseguir fertilizante de qualidade, os que funcionam com nepenthes é ficil de se encontrar no BR eu acho, se submetem a este método, que pelo visto funciona, mas com menos eficácia.
O problema é saber quais espécies toleram mais fertilizante, como o rapaz fala no video, ele enchágua o substrato com água pura depois que a planta recebe parte do café.

Se é bom ou não é, fazer isso, eu não sei ainda, somente testando mais vezes para saber : joia :
Devia ter feito um tutorial doque fiz aqui :roll:
Um abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
camargothi
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2013, 13:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por camargothi »

Muito interessante o assunto, porém, por enquanto, prefiro beber o café e dar apenas água as nepenthes :lol:
Sou um pouco cético em relação a formulas "magicas" para o cultivo, acredito que a coisa toda se resume em dar a Pc algo mais próximo ao que ela teria na natureza. Não sou contra experimentos, mas como possuo uma coleção modesta prefiro não arriscar nada. Ainda estou aprendendo os métodos tradicionais. : joia :


Obs. O rapaz do vídeo pode até entender de plantas carnívoras, mas de fazer café esta devendo muito :lol:


Abs.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem