Passo-a-passo - Sementes de Dionaea

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
rodolphos
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Ago 2013, 13:28
Localização: Santo Amaro - BA
Agradeceu: 3 vezes

Passo-a-passo - Sementes de Dionaea

Mensagem por rodolphos »

Olá, desculpe se eu estiver postando no lugar errado, como podem ver sou novo no fórum fiquei meio perdido e resolvi postar aqui para que alguém me oriente e me ajude :D . Bem, eu vi uns vídeos na internet e me interessei muito pelas plantas carnívoras, especialmente a Dionaea e assim comprei 10 sementes de Dionaea muscipula e ainda granhei grátis 20 sementes de Drosera capensis var. alba. e o vendedor também me enviou 40 gr de musgo sphagnu.
O vendedor me enviou um texto explicando modo de plantio, mas fiquei cheio de dúvidas quanto a estratificação a frio. Não sei exatamente como fazer, como manusear as sementes, gostaria que me fosse informado um passo a passo dizendo material etc. Obrigado
Ps.: No momento só tenho interesse em cultivar a Dionaea. - Obrigado


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Não é tão difícil quanto pensa Rodolfo.

Você irá precisar de musgo sphagnum e areia de quartzo (rio, construção). Para germinação pode ser musgo puro mesmo.


1 - Ferva o musgo por uns 20 min, e areia por uns 15.
2 - Lave a areia ate a água sair completamente limpa.
3 - Pique o musgo com uma ferramente limpa.
5 - Misture 50% de musgo com 50% de areia, ou 60% de musgo e 40% areia.
6 - Coloque o substrato no pote e deixe uma camada lisa por cima.
7 - Coloque as sementes sobre o substrato, não enterre. Pode fazer isso usando um palito com a ponta úmida para melhor aderir a semente. Coloque uma por uma, um pouco afastado.
8 - Deixe o pote com furos na parte de baixo sobre um pratinho sempre com água. (Água da chuva ou Destilada). Não deixe o substrato secar, pois perderá suas sementes.
9 - Coloque o vaso em um local que pegue sol indiretamente, atras de uma janela de vidro ou algo do gênero.
10 - Espere com muita paciência e terá lindas plantinhas.


Obs: Se me equivoquei em algo, por favor me corrijam.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom Rodolpho, o Dimas já lhe passou todas as dicas necessárias a um bom inicio de cultivo, portanto a mim só cabe desejar-lhe boa sorte com suas Dionaea.

Obs.: Quanto a estratificação saiba que sementes de Dionaea muscipula não precisam disso. Este mito foi propagado nos primórdios do hobby e alguns (no Brasil) o mantêm. Deixe as sementes nas mesmas condições que a das Drosera (em local que pegue Sol algumas horas por dia) que quando menos esperar elas estarão dando o ar da graça em seu cultivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
rodolphos
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Ago 2013, 13:28
Localização: Santo Amaro - BA
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por rodolphos »

Dimas Mascarello escreveu:Não é tão difícil quanto pensa Rodolfo.

Você irá precisar de musgo sphagnum e areia de quartzo (rio, construção). Para germinação pode ser musgo puro mesmo.


1 - Ferva o musgo por uns 20 min, e areia por uns 15.
2 - Lave a areia ate a água sair completamente limpa.
3 - Pique o musgo com uma ferramente limpa.
5 - Misture 50% de musgo com 50% de areia, ou 60% de musgo e 40% areia.
6 - Coloque o substrato no pote e deixe uma camada lisa por cima.
7 - Coloque as sementes sobre o substrato, não enterre. Pode fazer isso usando um palito com a ponta úmida para melhor aderir a semente. Coloque uma por uma, um pouco afastado.
8 - Deixe o pote com furos na parte de baixo sobre um pratinho sempre com água. (Água da chuva ou Destilada). Não deixe o substrato secar, pois perderá suas sementes.
9 - Coloque o vaso em um local que pegue sol indiretamente, atras de uma janela de vidro ou algo do gênero.
10 - Espere com muita paciência e terá lindas plantinhas.


Obs: Se me equivoquei em algo, por favor me corrijam.
Obrigado. Eu vou providenciar a areia em questão e a água destilada, são os dois materiais que eu não tenho. Sobre a água destilada, eu nem sei ao certo onde encontrar para comprar, mais li que posso coletar água da chuva e utilizar, isto está correto? Quanto a areia eu posso substituir por Perlita? Vi um vídeo do youtube onde era usado Perlita e o musgo.


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

rodolphos escreveu: Obrigado. Eu vou providenciar a areia em questão e a água destilada, são os dois materiais que eu não tenho. Sobre a água destilada, eu nem sei ao certo onde encontrar para comprar, mais li que posso coletar água da chuva e utilizar, isto está correto? Quanto a areia eu posso substituir por Perlita? Vi um vídeo do youtube onde era usado Perlita e o musgo.

Água destilada você encontra em qualquer mercado, mas aconselho a você usar água da chuva, pois é muito mais barata e fácil, em último caso pode usar água da torneira descançada por no minimo 48 horas para retirar os metais mais pesados.

Quanto a perlita eu deixo outro membro responder, pois não tenho total certeza.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodolpho,

A perlita é muito utilizada pelos 'gringos', assim como a turfa de sphagnum.

Se já tem a perlita, utilize-a.
Se não tem, não compre. Não vai precisar dela. 8-)

Abç


Avatar do usuário
rodolphos
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Ago 2013, 13:28
Localização: Santo Amaro - BA
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por rodolphos »

MarcielS escreveu:Rodolpho,

A perlita é muito utilizada pelos 'gringos', assim como a turfa de sphagnum.

Se já tem a perlita, utilize-a.
Se não tem, não compre. Não vai precisar dela. 8-)

Abç
Ótimo, amanhã irei apenas procurar a areia para poder fazer a mistura 1:1 com o musgo. : joia :
Dimas Mascarello escreveu:
rodolphos escreveu: Obrigado. Eu vou providenciar a areia em questão e a água destilada, são os dois materiais que eu não tenho. Sobre a água destilada, eu nem sei ao certo onde encontrar para comprar, mais li que posso coletar água da chuva e utilizar, isto está correto? Quanto a areia eu posso substituir por Perlita? Vi um vídeo do youtube onde era usado Perlita e o musgo.

Água destilada você encontra em qualquer mercado, mas aconselho a você usar água da chuva, pois é muito mais barata e fácil, em último caso pode usar água da torneira descançada por no minimo 48 horas para retirar os metais mais pesados.

Quanto a perlita eu deixo outro membro responder, pois não tenho total certeza.
Quanto ao musgo eu tenho q leva-lo ao fogo e esperar que a água ferva e manter ele por 20 minutos? Ou eu espero a água ferver e coloco o musgo nela por 20 minutos? O medo de perder as únicas sementes e musgo que tenho no momento aqui é grande, não quero fazer nenhum dos passos errados rsrsrs
A areia, eu poderia pegar da margem de um rio, levar para casa e fazer o procedimento de fervura e coar?


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Quanto ao musgo, você coloca a quantidade necessária na panela e deixe esquentar e ferver por 20 min. (processo todo dura uns 30 min).

quanto a areia é mais fácil pega-la em uma construção ou algo parecido, pois se pegar da beira do rio ela vai vir muito suja e com terra junto.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 978
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Qual a diferença de areia de quartzo,areia de filtro e areia de rio?Qual é a melhor para se usar?Preciso só de areia e estará tudo pronto para eu fazer o meu transplante. :D


Enquanto a suas sementes Rodolpho,bom os amigos Rodrigo e Dimas já lhe orientaram,então lhe desejo boa sorte amigo! : joia :



Att.




Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

A areia de quartzo e a de filtro de piscina são a mesma coisa, elas são de quartzo moído. As de rio, bom ... são de rio! Acho que a maior diferença fora a composição, é a granulometria... AO MEU VER...
Eu prefiro as de granulometria maior... Mas nada impede o uso das mesmas desde que esterilizadas.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem