O que está matando as abelhas é mais grave do que se pensava

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

O que está matando as abelhas é mais grave do que se pensava

Mensagem por MarcielS »

Quartz News
Imagem
foto: planetasustentavel


Um novo estudo identificou algumas das prováveis causas da morte das abelhas, e os resultados bastante assustadores mostram que evitar o Armagedom das abelhas será muito mais difícil do que se pensava anteriormente.

Cientistas tinham dificuldade em encontrar o gatilho para a chamada Colony Collapse Disorder (CCD - Desordem do Colapso das Colônias, que dizimou cerca de 10 milhões de colméias, no valor de US $ 2 bilhões, nos últimos seis anos. Agrotóxicos, parasitas transmissores de doenças e má nutrição, são os suspeitos.

Mas, em um estudo inédito publicado neste mês na revista PLoS ONE, os cientistas da Universidade de Maryland e do Departamento de Agricultura dos EUA identificaram um caldeirão de pesticidas e fungicidas contaminando o pólen recolhido pelas abelhas para alimentarem suas colméias.

Os resultados abrem novos caminhos para sabermos porque um grande número de abelhas está morrendo e a causa específica da DCC, que mata a colmeia inteira simultaneamente.

Quando os pesquisadores coletaram pólen de colmeias que fazem a polinização de cranberry, melancia e outras culturas, e alimentaram abelhas saudáveis, essas abelhas mostraram um declínio significativo na capacidade de resistir à infecção por um parasita chamado Nosema ceranae. O parasita tem sido relacionado a Desordem do Colapso das Colônias (DCC), embora os cientistas sejam cautelosos ao salientar que as conclusões não vinculam diretamente os pesticidas a DCC. O pólen foi contaminado, em média, por nove pesticidas e fungicidas diferentes, contudo os cientistas já descobriram 21 agrotóxicos em uma única amostra. Sendo oito deles associados ao maior risco de infecção pelo parasita.

Abelhas que comem pólen contaminado com fungicidas tiveram três vezes mais chances de serem infectadas pelo parasita. Amplamente utilizados, pensávamos que os fungicidas fossem inofensivos para as abelhas, já que são concebidos para matar fungos, não insetos, em culturas como a de maçã.

“Há evidências crescentes de que os fungicidas podem estar afetando as abelhas diretamente e eu acho que fica evidente a necessidade de reavaliarmos a forma como rotulamos esses produtos químicos agrícolas”, disse Dennis vanEngelsdorp, autor principal do estudo.

Os rótulos dos agrotóxicos alertam os agricultores para não pulverizarem quando existem abelhas polinizadoras na vizinhança, mas essas precauções não são aplicadas aos fungicidas.

As populações de abelhas estão tão baixas que os EUA agora têm 60% das colônias sobreviventes do país apenas para polinizar uma cultura de amêndoas na Califórnia. E isso não é um problema apenas da costa oeste americana – a Califórnia fornece 80% das amêndoas do mundo, um mercado de US $ 4 bilhões.

Nos últimos anos, uma classe de substâncias químicas chamadas neonicotinóides tem sido associada à morte de abelhas e em abril os órgãos reguladores proibiram o uso do inseticida por dois anos na Europa, onde as populações de abelhas também despencaram. Mas Dennis vanEngelsdorp, um cientista assistente de pesquisa na Universidade de Maryland, diz que o novo estudo mostra que a interação de vários agrotóxicos está afetando a saúde das abelhas.

“A questão dos agrotóxicos em si é muito mais complexa do acreditávamos ser”, diz ele. “É muito mais complicado do que apenas um produto, significando naturalmente que a solução não está em apenas proibir uma classe de produtos.”

O estudo descobriu outra complicação nos esforços para salvar as abelhas: as abelhas norte-americanas, que são descendentes de abelhas europeias, não trazem para casa o pólen das culturas nativas norte-americanas, mas coletam de ervas daninhas e flores silvestres próximas. O pólen dessas plantas, no entanto, também estava contaminado com pesticidas, mesmo não sendo alvo de pulverização.

“Não está claro se os pesticidas estão se dispersando sobre essas plantas, mas precisamos ter um novo olhar sobre as práticas de pulverização agrícola”, diz vanEngelsdorp.
... : bad :


Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Nossa, é grave mesmo, o que seria dos amantes de flores sem elas? >:(


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel, eu já tinha lido sobre este problema (o Alex Kawazaki publicou e comentou sobre esta questão no Facebook) e, ao dar uma pesquisada descobri que o mesmo não ocorre apenas no hemisfério norte, mas em praticamante todo o planeta. Aqui no Brasil, foi relatado uma grande mortandade de abelhas em apiários localizados na região central de nosso país (Mato Grosso), de forma que a produção melífera daí caiu drasticamente.

O pior é que, como de costume, a ação humana esta presente em uma catástrofe dessse nível :x . Na boa, se continuarmos a usar este planeta da forma como bem nos aprouver a humanidade não chega ao 4º milênio :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Pois é né!Os humanos estão destruindo a si mesmo e nem se preocupam com as gerações futuras :( !Ainda mais as abelhas que nos ajudam com o seu delicioso mel e polinizando as flores para que nasçam mais exemplares.


Att.




Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Eu ia comentar justamente que o problema está também no Brasil, a algum tempo eu li sobre isso com relação ao que está acontecendo em Santa Catarina nas plantações de frutas, principalmente maçãs.

O pior problema não é a produção de mel, mas calcula-se quem sem as abelhas a produção mundial de alimentos chegará perto de zero.
Vamos ter que nos contentar em comer produtos que são polinizados por morcegos e outros.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:O pior problema não é a produção de mel, mas calcula-se quem sem as abelhas a produção mundial de alimentos chegará perto de zero.
Vamos ter que nos contentar em comer produtos que são polinizados por morcegos e outros.
Paulo, você tem toda razão. Eu me ative apenas há uma parte do problema sem levar em conta que o mesmo é muito mais complexo. Abelhas não se prestam apenas a produção melífera, pois são importantes polinizadores que garantem o "pão nosso de cada dia".

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem