Dioneia pequena

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Dioneia pequena

Mensagem por Rodrigo Selis »

Comprei essa dioneia (que sofreu meses com um "musgo genérico") e já faz um tempo que as armadilhas dela mal chegam a 1 cm. É o tipo da planta que é assim, pequena? Segue duas fotos:

[img]http://imageshack.us/a/img577/2104/e48k.jpg[/img]
[img]http://imageshack.us/a/img196/8997/hmat.jpg[/img]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ola xará, se não me engano a cidade de Brumado fica na Bahia e como aí o Inverno e ameno/quente a sua planta esta sofrendo por falta de dormência. Sugiro que induza-a artificialmente a este processo biológico ou a mesma já era. No tópico Minha 1ª experiência com dormência induzida você saberá como lidar com esta questão.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo,

Considerando que você trocou o substrato recentemente, pois o mesmo ainda tem a coloração típica do musgo desidratado, só posso enfatizar o comentário do Rodrigo e repetir o diagnóstico, faltou dormência. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

Duvidas:
1 - A dioneia aguenta sol forte? Tipo das 13 horas por exemplo.
2 - Aqui não tem muitos insetos, então eu poderia alimentar elas deliberadamente?
3 - Vi divergências quanto ao uso do sphagnum puro ou misturado com areia. Estou usando puro, tem algum problema?
4 - Achei o processo de dormência do link acima meio agressivo, não poderia simplesmente colocar o vaso na geladeira?
5 - Vi numa loja de aquários um produto que elimina o cloro da água. Ele deixaria algum resíduo nocivo para a planta?

Desde já agradeço :)
Editado pela última vez por Rodrigo Selis em 12 Ago 2013, 13:47, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Rodrigo,

naquele topico q o seu xará Rodrigo indicou (sobre a dormencia induzida), lá na primeira pag, no post do Aquiles (20/06) ele comenta sobre como colocar a dio com o vaso e tudo...

Minha dio está na geladeira dessa forma (com vaso) a unica adaptação q eu fiz, em relação ao post dele, foi encaixar metade de uma garrafa pet sobre o vaso, com o intuito de proteger a dioneia... vai q alguma fruta ou legumes capota por cima do vaso, né? :lol:

Mas lembre-se de deixar o vaso escorrer (deixei meu vaso escorrendo dois dias antes de cobrir e levá-lo à geladeira) ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Rodrigo Selis escreveu:Duvidas:
1 - A dioneia aguenta sol forte? Tipo das 13 horas por exemplo.

Sim, mas não esqueça de manter sempre o pratinho de água sempre cheio, pois ela toma bastante água quando está no sol.
Rodrigo Selis escreveu:2 - Aqui não tem muitos insetos, então eu poderia alimentar elas deliberadamente?
Geralmente elas pegam seu próprio alimento, mas se não tiver nada mesmo você pode alimentar desde que não seja muito frequente, só cuide para não estressar a planta quando for alimentar.
Rodrigo Selis escreveu:3 - Vi divergências quanto ao uso do sphagnum puro ou misturado com areia. Estou usando puro, tem algum problema?
Não, mas é mais indicado usar um substrato de 1:1 sphagnum e areia ou 2:1 sphagnum e areia. Pois a mistura sphagnum mais areia é o ambiente parecido com qual elas vivem :D. Geralmente o uso do sphagnum puro é mais para germinação. Não vale a pena transplantar ela de novo pois vai gerar estresse pra planta. :D Eu também replantei as minhas em sphagnum puro.
Rodrigo Selis escreveu:4 - Achei o processo de dormência do link acima meio agressivo, não poderia simplesmente colocar o vaso na geladeira?
Sim, o vaso pode ser colocado na geladeira.
Rodrigo Selis escreveu:5 - Vi numa loja de aquários um produto que elimina o cloro da água. Ele deixaria algum resíduo nocivo para a planta?

Desde já agradeço :)
Não sei responder essa. Mas se você não consegue captar água da chuva, pode ser água de ar condicionado. em ultimos casos pode ferver água da torneira e deixar descançar por 48horas.

Respondi com base em meus conhecimentos. Se alguém mais experiente notar algum erro, sinta-se a vontade para corrigir!


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Rodrigo Selis, a maioria de suas dúvidas foi respondida pelos foristas Fátima e Dimas, de forma que a mim só cabe esclarecer a dúvida sobre o eliminador de cloro. Bom, este produto reage quimicamente com o Cl e o transforma em sal que, há longo prazo, tende a ser prejudicial as PCs, portanto eu sugiro que mude de ideia quanto a sua intenção de utilizar tal produto ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

Valeu pelas respostas, foram bastante esclarecedoras! :)
Vou preparar a dormência, deixando o musgo secando um pouco, a coitada já sofreu tanto que merece um repouso, rs.
Falando na água, eu estava lendo algumas coisas sobre destiladores solares, e como aqui faz muito sol, acho que seria uma boa alternativa :)

[img]http://i1.ytimg.com/vi/S0Ecer9cFko/hqdefault.jpg[/img]

[img]http://www.cubasolar.cu/biblioteca/Ecos ... fig1-1.jpg[/img]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Rodrigo Selis escreveu:Falando na água, eu estava lendo algumas coisas sobre destiladores solares, e como aqui faz muito sol, acho que seria uma boa alternativa :)
"Bora" construir esta estrutura xará, tu dispõe de Sol em abundância por aí e tá "marcando toca" :? . A solução para o seu problema estava mais próxima do que você imaginava, portanto arregace as mangas e mãos a obra :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Bah que interessante isso ae velho. Bem bolado mesmo, mas já adianto que você vai gasta algumas boas horas construindo isso, haha


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem