Minha experiencia com dionaeas - continuação

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Minha experiencia com dionaeas - continuação

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Como já disse em outro tópico tenho pesquisado muito sobre dionaeas e se der moleza vou acabar virando um expert nessas tão queridas plantas carnívoras.

Dessa vez o tema é germinação que a primeira vista parece ser tranquila, mas por experiencia e pesquisa a coisa não é tão fácil.

Eu tenho germinado sementes em sphagnum puro ou numa mistura de sphagnum com areia com ótimos resultados.

Só que no dia 26/01/13 eu semeei 100 sementes e até o momento apenas 15 germinaram, algumas estão maiores e outras estão começando agora.
Fiquei com isso na cabeça, a média que tenho é de 60% a 70% de germinações e é claro que muitas morrem cedo, mas 15% seguindo o mesmo procedimento é muito pouco.

Então parti para mais uma pesquisa e conclusão que cheguei foi a alta temperatura, o indicado para germinação está entre 25ºC a 28ºC, sendo que picos de até 32ºC não gera problemas.

Acontece que eu semeei em janeiro e tirando os dois últimos dias a temperatura está por volta de quase 34ºC constante e eu tenho ventilador na estufa.
O ventilador está programado para ligar com 31ºC e desligar com 28ºC, mas não adiantou muito porque a temperatura externa esteve alta desde quando semeei.

Então, pela minha experiencia o melhor período para germinar dionaeas naturalmente é no final do verão e inicio de outono ou então na primavera.
Em estufa como a minha, o período pode ser estendido, esse ano vou tentar germinar em pleno inverno e ver o que consigo.

Agora um detalhe muito importante, não precisa colocar plastico filme para manter a umidade, como o substrato é muito molhado umidade é que não vai faltar.
O que elas precisam é de muita luz e estar dentro da faixa de temperatura que eu disse acima, quanto a luz a melhor é a solar, mas esse é um privilégio que não tenho.

Espero que isso ajude.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Mtz88
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Jan 2013, 13:45
Localização: Santo Antonio de Pádua/ RJ
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Mtz88 »

Obrigado pelas informações Paulo.
Comprei algumas sementes com você e fui tentar me aventurar a semear essas pestinhas. Pelo jeito a coisa não anda bem, estão mofando todas :|
Você passa algum anti-fungo específico nas sementes?

Aqui a temperatura está beirando os 40 graus. Como não tenho estufa não tenho para onde correr :(
Mas vou deixar lá, vai que algumas teimosas germinam? : joia :

Boa sorte aí no seu cultivo com Dionaeas. Dá pra ver que se esforça muito e com isso vem o sucesso :mrgreen:

Abs


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ótimo relato Paulo, muito útil para todos aqueles (incluindo eu :mrgreen: ) que estão tentando germinar sementes desta PC. Valeu por compartilhar esta informação conosco.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Continuando,


Vejam essas germinações, a foto foi tirada hoje, são 100 sementes, até o momento apenas 15% com boa vontade, quando a média que mantenho é por volta de 70%.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=680[/thumbnail]

Alguns detalhes, eu usei uma embalagem que veio algum doce. O sphagnum está a 2.5cm da base e mantenho a agua em 0.5cm que é o suficiente para manter o sphagnum bem encharcado sem ficar sementes boiando.

Agora eu não tive problemas com fungos, umas duas sementes que fungaram e eu retirei.
Eu percebi que quanto mais veda as sementes mais fungos aparecem.

Eu tenho um fungicida que é o Captan, mas não usei nessas sementes. Eu tenho receio em usar porque sou alérgico.
Em algum lugar eu li sobre usar água sanitária para prevenir os fungos, não lembro qual a proporção na diluição e também o tempo que deve mante-las nela.
Essa é uma experiencia que eu ainda não fiz.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Apresento a vocês 3 germinações de dioaneas que estão servindo para experiência. Preciso tirar uma foto do matagal que tenho delas aqui. :mrgreen:

Aqui estão elas.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=696[/thumbnail]

Como o crescimento das dionaeas é muito lento e eu vi uma foto se não me engano no tópico sobre o cultivo in vitro em que o crescimento é muito mais rápido, resolvi fazer uma experiência.

1º Substrato - 50% sphagum + 50% areia
2º O vasinho que estão não foi furado
3º Preparei uma solução em 200ml de agua com o seguinte 5g de açucar + 2ml de SuperThrive + 0.5g captan

4º Transplantei as plantas para o vaso e uso uma grande seringa com agulha para injetar essa solução.

5º Preparei uma solução igual a 3º descrição sem usar captan.

Então, na primeira vez usei a solução com captan, agora eu alterno agua pura e a solução sem captan.
Como o vaso não tem furos eu tenho que fazer sempre usando uma seringa grande com uma agulha comprida para que a solução fique só no fundo.

Teoricamente estou dando nutrientes para a planta para acelerar o crescimento, vamos ver o resultado.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Aguardaremos ansiosos a 2ª fase desta sua experiência Paulo, e, penso que falo por todos, quando digo que espero que tenha sucesso nesta empreitada.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Aguardaremos ansiosos a 2ª fase desta sua experiência Paulo, e, penso que falo por todos, quando digo que espero que tenha sucesso nesta empreitada.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Rodrigo,

Essa foi uma experiencia que não deu certo, já era para eu ter postado isso.
Talvez germinando elas do mesmo jeito que cultura de tecidos pode ser que funcione.
De qualquer forma não estou chateado, vivendo e aprendendo.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, nesse nosso hobby nada é em definitivo, pois o mesmo esta em constante aprimoramento e, sendo assim, é normal que nem todas as experiências deem certo. O segredo é não desanimar e seguir em frente, afinal de contas pelo menos você tentou ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Thiago Felipe
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 02 Jul 2013, 22:15

Mensagem por Thiago Felipe »

muito bom relato, mas descobri que terei que semear as sementes no inverno aqui, tem algum problema? dá tempo da planta florir,dar as sementes, estratificação, plantio e germinação? e quando deve ser a primeira dormencia?


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Você pode semear e depois induzir a dormência no ano que vem por exemplo.

Sugiro que leia mais sobre o assunto nos tópicos dedicados.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem